Grande clássico entre os primórdios dos games ao lado de Galaxian e Pac-Man, o Space Invaders foi lançado originalmente para Arcades e depois convertido para o Atari 2600, sendo que este último já tem uma análise aqui no Blog Tectoy.

Considerado por muitas publicações como um dos jogos mais influentes de todos os tempos, ele é pioneiro entre os “jogos de tiro” e também nos “jogos de navinha”, recebendo diversos remakes e entrando na cultura popular. Por isso, resolvemos trazer algumas curiosidades sobre o título.

1. Inspirado em Breakout

Space Invaders foi criado por Tomohiro Nishikado e lançado originalmente para Arcades antes de chegar ao Atari 2600 e, segundo, ele, houve várias fontes de inspirações.

No entanto, a principal entre todas foi o game Breakout, um arcade desenvolvido por ninguém menos que o Steve Jobs. A ideia de Nishikado era fazer um jogo “melhor que o Breakout”.

2. Moedas esgotadas

Reprodução
Reprodução

Lançado para arcades no Japão em 1978, o título foi um fenômeno em popularidade e as “lojas de fliperamas” ficaram lotadas. Segundo uma lenda urbana, o sucesso foi tanto que as moedas de 100 ienes, que eram as utilizadas como “fichas”, começaram a “desaparecer”, já que uma quantidade bem significativa começou a ficar estocada dentro das máquinas.

3. Criador não foi creditado

Tomohiro Nishikado em 2018 / Foto: Forbes

Por razões contratuais, a Taito não creditou Nishikado e este também não podia dizer que era o principal responsável pela criação de Space Invaders. No entanto, ele visitava as lojas de arcades em Tóquio para ver as pessoas jogando e avaliar se elas encontravam bugs no jogo.

4. Mudanças ao longo do desenvolvimento

Originalmente, a ideia era que os inimigos fossem soldados, mas eles mudaram para alienígenas afim de evitar qualquer controvérsia que o game poderia gerar. Além disso, mesmo utilizando o máximo da tecnologia da época, o processador não era poderoso o suficiente para rodar o jogo como a equipe planejava.

A ideia original era que todos os alienígenas se movimentassem em velocidade constante sempre, mas eles perceberam que isso só seria possível a medida que tivesse menos gráficos sendo rodados na tela. Foi assim que veio a ideia dos inimigos irem aumentando a velocidade a medida que o jogador ia destruindo os alienígenas.

5. Taito não apostava no sucesso do jogo

Reprodução

Segundo Nishikado, os superiores da Taito não estavam muito empolgados com o título, parecendo não ter se impressionado com o jogo enquanto ele estava em desenvolvimento. Eventualmente, o jogo foi mostrado para alguns lojistas, que também não se empolgaram muito, resultando em poucas unidades de arcade disponibilizadas no início.

6. Maior sucesso do Atari 2600

Reprodução
Reprodução

Curiosamente, o Space Invaders vendeu mais de 1 milhão de cópias na época do lançamento, um número que para hoje já seria  um sucesso, para a época foi considerado “estrondoso”. Com seu sucesso, houve um aumento em quatro vezes nas vendas do Atari 2600.

7. Primeira conversão de Arcade

Reprodução

A versão de Atari 2600 do Space Invaders lançada em 1980 foi o primeiro jogo da história a ser convertido dos arcades oficialmente licenciado para um console caseiro.

8. Vendeu menos que o maior fiasco da empresa

Space Invaders vendeu menos que o jogo do E.T, considerado um dos maiores fiascos da indústria dos games. Isso porque a Atari fez grandes estoques do jogo baseado no filme do Steven Spielberg e, mesmo rendendo sucesso comercial em seu início, acabou não impressionando os consumidores, e o grande estoque aliado ao elevado preço da licença fez com que a Atari tivesse enormes prejuízos.

9. Pioneirismo

Muito disputado até os dias de hoje, o primeiro prêmio de “Jogo do Ano” foi para o Space Invaders na revista estadunidense Electronic Games de 1980. Na época, ela resolveu selecionar os melhores jogos de 1979 em diversas categorias, incluindo o “Game of the Year” (Jogo do Ano).

Além disso, o Space Invaders foi o primeiro game da história a poder salvar a pontuação e também o primeiro a ter um tipo de “música” (no caso seria efeitos sonoros) visando estimular os sentimentos do jogador. A medida que os alienígenas iam ficando mais rápidos, a música também ia. Por fim, ele também é considerado pioneiro entre jogos “de tiro” e “de navinha”, como dito anteriormente.

10. Influência no mundo dos games

Outro prêmio notório é o de “jogo mais influente de todos os tempos” pela revista Time em 2007. Além disso, Shigeru Miyamoto, considerado o “pai” de Mario e Zelda, já declarou em entrevistas que o Space Invaders que o fez conhecer os videogames, e que ele foi o primeiro jogo a revolucionar a indústria.  Hideo Kojima de Metal Gear e John Romero de Doom e Quake também disseram que Space Invaders foi o primeiro jogo que eles jogaram.

Atari Flashback 8 & Portátil

Com saudades de Space Invaders? Ele está presente na edição Atari Flashback Portátil (com 70 jogos na memória) da Tectoy, incluindo outros clássicos como Pac-Man, Dig Dug, Pitfall!, River Raid e Frogger! Acesse o site oficial para mais informações sobre os produtos!