O mais bem avaliado título de Sonic em 15 anos mostrou que a Sega acertou na mosca ao fornecer suporte para um grupo de fãs apaixonados desenvolver Sonic Mania. O sucesso do game está aí para comprovar isso.

Além disso, um dos melhores jogos lançados este ano, Sonic Mania provou que para uma franquia consagrada receber uma sequência de qualidade não é necessário mudar radicalmente os seus aspectos. O novo game do ouriço apresenta o gráfico praticamente idêntico aos dos títulos para Mega Drive, acrescido é claro de algumas melhorias visuais e artísticas bem sutis, que não tiram sua identidade. Isso sem falar na jogabilidade e trilha sonora, que ficaram tão bons quanto nos jogos clássicos.

Com esta receita em mãos, a Sega poderia muito bem aplicá-la em outros de seus games consagrados, que fizeram bastante sucesso anos atrás. Há pessoas, inclusive aqui na Tectoy, que literalmente atirariam dinheiro no monitor se vissem determinadas séries da empresa japonesa recebendo este tipo de atenção.

Pensando nisso, resolvemos elaborar uma lista contendo 10 jogos de Mega Drive que se beneficiariam e muito se ganhassem o mesmo tratamento dado para Sonic Mania, sejam eles feitos pela habilidosa equipe por trás do novo jogo do Sonic ou por outros profissionais igualmente dedicados.

Altered Beast

Se você teve um Mega Drive nos anos 90, quase que certamente jogou este clássico dos clássicos. Imagine ser convocado novamente por Zeus para uma nova, inédita e bem produzida aventura no universo deste game? Com certeza merecemos algo bem melhor do que o mediano Altered Beast: Guardian of the Realms para Gameboy Advance ou o lastimável Project Altered Beast para PS2.

Golden Axe

Mais um jogo da Sega que anseia por uma atenção especial. A empresa até entendeu que a franquia possui muito apelo com os fãs, graças ao sucesso obtido pelos títulos originais para Mega Drive e Arcade, mas infelizmente transformou isso no medíocre Golden Axe: Beast Rider para PS3 e Xbox 360, que foi o último jogo da série principal a ser lançado. Vamos lá, Sega, você consegue fazer melhor do que isso!

Gunstar Heroes

Um dos melhores jogos de ação e plataforma já feitos. Lançado inicialmente para Mega Drive e portado pouco tempo depois para Game Gear, trata-se de um título que continua hoje tão bom quanto na época de seu lançamento. Ele até ganhou uma sequência para Gameboy Advance chamada Gunstar Super Heroes, que é boa, embora não seja tão incrível quanto o título original. Começamos a babar só de pensar em como ficaria um novo jogo desta série sendo desenvolvido seguindo-se o mesmo padrão aplicado em Sonic Mania.

Shinobi

Há mais de uma dezena de títulos baseados nesta franquia e sem a menor sombra de dúvida os mais inesquecíveis estão no Mega Drive, com os de Master System, Arcade e Saturn logo atrás. Os últimos títulos Shinobi, lançados respectivamente para PS2 (Shinobi – 2002 e Nightshade – 2003) e 3DS (Shinobi 3D – 2011) ficaram muito abaixo daquilo que esta série representa. Com o sucesso da fórmula usada em Sonic Mania, talvez seja um bom momento para a Sega aplicá-la aqui.

Comix Zone

Um titulo que ganhou elogios de muita gente há mais de 20 anos por causa de seu design inovador para a época, no qual você controla um personagem literalmente dentro de uma história em quadrinhos. Um dos games disponíveis no novo Mega Drive, que na nossa opinião se beneficiaria e muito de uma sequência que mantivesse intactos todos os seus aspectos marcantes, incluindo sua inconfundível identidade visual.

ESWAT: City Under Siege

Um jogo que a Sega não se preocupa muito em relembrar sua existência, apesar de ser considerado um dos melhores títulos do Mega Drive. Esqueça a versão para Arcade, pois é no console caseiro que este jogo brilha mais. Infelizmente, é bem provável que nunca vejamos uma nova aventura do policial cibernético que use aquilo que a Sega aprendeu com Sonic Mania, mas sonhar não custa nada.

Kid Chameleon

Quem jogou talvez se lembra de que tudo começa quando o jovem Kid decide jogar “Wild Side”, que usa hologramas para criar uma nova realidade e acaba sendo puxado para dentro do game, onde precisa derrotar o chefão final para poder escapar. Com a realidade virtual em alta atualmente, que tal uma sequência que fizesse uso disso em sua história? Poderia até mesmo ter opções diferenciadas de dificuldade para atrair um número maior de jogadores.

Ristar

Desenvolvido pelo Sonic Team e lançado em 1995 para Mega Drive, quem jogou este clássico nunca o esqueceu. Seu designer, Akira Nishino, disse anos atrás que adoraria ver uma sequência para o game e que até mesmo fez o design de personagem para ela, mas que nunca saiu do papel por “várias razões”. Este é indubitavelmente um dos jogos do console 16 bits da Sega que mais merecem uma continuação. Que tal agora, hein Sega, fazendo uso do mesmo molde no qual Sonic Mania foi concebido?

Beyond Oasis

O Zelda do Mega Drive, por assim dizer. Surpreendeu a todos quando saiu para o console da Sega na metade da década de 90, com uma história que prende sua atenção, ótimos personagens, jogabilidade divertida e um vasto mundo para ser explorado.  Seu sucessor, The Legend of Oasis, chegou ao Saturn pouco tempo depois, com seus eventos ocorrendo muitos anos antes daqueles vistos em Beyond Oasis. Tanto um quanto o outro contam com trilha sonora composta pelo mestre Yuzo Koshiro, e ambos foram desenvolvidos por seu estúdio, Ancient. E aí Sega, bora chamar Yuzo e cia. para trabalhar em um novo game que siga o padrão de desenvolvimento utilizado em Sonic Mania?

Streets of Rage

Esse jogo, sem dúvida, não poderia faltar na lista. Dispensa apresentações, com muitos jogadores considerando esta franquia como sendo a melhor que existe no seu gênero, chamado popularmente de “briga de rua”. É bem raro ver uma série onde todos os seus jogos principais, excluindo ports, são excepcionalmente bons, a ponto de você querer jogá-los incontáveis vezes, seja sozinho ou com seus amigos. Há uma verdadeira legião de fãs que cria a todo instante novos conteúdos baseados em Streets of Rage, incluindo até mesmo uma remasterização não oficial, bastante elogiada pela comunidade, chamada “Streets of Rage: Remake”, que mantém o gráfico exatamente como era no Mega Drive, adicionando mais personagens jogáveis, inimigos e fases. Só de pensar o que esse pessoal conseguiria produzir com o apoio irrestrito da Sega e seus recursos, faz os olhos brilharem.

Gostou da lista? Que outros jogos de Mega Drive você se recorda e adoraria ver recebendo o tratamento dado em Sonic Mania? Compartilhe sua opinião conosco através da nossa página no Facebook ou abaixo nos comentários!