O Mega Drive utilizava um chip desenvolvido pela Yamaha no início dos anos 80 conhecido como YM2612, que era uma versão simplificada de outro chip, o YM2608, utilizado em computadores .

Inicialmente, o YM2612 foi pensado para os arcades, e por isso mesmo que a SEGA quis incluí-lo no Mega Drive quando este ainda era um projeto, pois os jogadores iriam fazer a associação, além de representar sofisticação técnica para a época.

Já o Super Nintendo, que veio alguns anos depois, utilizava dois chips: o SPC700 8-bit e um DSP 16-bit, ambos desenvolvidos por Ken Kutaragi, funcionário da Sony, exclusivamente para o novo console da BigN. Curiosamente, foi o Kutaragi quem desenvolveu o Playstation anos mais tarde.

Com isso, há muita discussão sobre qual dos dois consoles tem músicas melhores. Uns defendem que, por mais que o som do Super Nintendo seja mais sofisticado, o modo como os profissionais de som trabalhavam no Mega deixavam as trilhas mais agradáveis,  enquanto outros acreditam que a Nintendo era superior em ambos os casos.

Navegando pela internet é possível encontrar diversos remixes de músicas exclusivas do Super Nintendo utilizando o chip sonoro do Mega Drive.  Os Youtubers fazem de praticamente todos os jogos, mas pensando nisso, selecionamos dez músicas icônicas do console concorrente. Se alguma faixa ficou de fora, ou você conhece alguma outra, não deixe de incluir aqui nos comentários!

OBS: Não estão em ordem de importância 

10 – Final Fantasy IV – Tema do Chefe

9 – Chrono Trigger Main Theme

8 – Top Gear Las Vegas

7 – Super Mario World – Castle Theme

6 – Donkey Kong Country 2 Stickerbush Symphony

5 – Megaman X – Opening Stage

4 – The Legend of Zelda Link to The Past – Overworld

3 – F-Zero Mute City

2 – Super Mario Bros 2 – Overworld

1 – Mega Man 7 – Wily´s Fortress 1