Hoje em dia, boa parte dos games “mainstreams” apostam em uma boa história para envolver o jogador com o título. Já antigamente ela não era tão necessária, e as histórias se resumiam a textos no manual de instruções que apenas davam uma desculpa para a aventura começar.

No entanto, toda regra tem sua exceção, e os jogos de RPG de antigamente possuíam ênfase na narrativa pelo próprio estilo de jogo, sendo um estilo bastante popular antigamente. O Mega Drive em si teve poucos jogos com ênfase no enredo, mas alguns deles se destacam por esse ponto e, por isso, decidimos selecionar hoje cinco jogos do Mega Drive com boas histórias.

1 – Phantasy Star IV

Provável que seja o mais lembrado dessa lista, o Phantasy Star IV se diferencia dos RPGs de sua época por contar uma história com acontecimentos muito dinâmicos parecendo que a cada momento há um “plot twist” diferente.

Espaçonave que cai acidentalmente em planeta, vilões antigos reaparecendo, morte de personagem, personagem buscando vingança e um desfecho que conclui definitivamente a saga Algol, este é, talvez, o jogo com o melhor enredo do Mega Drive. Para muitos é, também, o melhor RPG do console.

2 – Shining Force II

Diferente do Phantasy Star IV,Shining Force II é um pouco mais clichê e tradicional, contando a história de um ladrão chamado Slade que quebra um selo mágico e acaba libertando o demônio Zeon. O objetivo do nosso exército, liderado por Bowie, é acabar com essa invasão.

Mesmo com uma premissa clichê e bastante simplória, o game tem, para os padrões do Mega, uma historinha envolvente, mesmo que seja um pouco previsível. Ao longo da aventura você recruta diversos aliados, precisa coletar a Espada da Força e aprisionar o vilão mais uma vez. Esse é daqueles games que, mesmo sabendo o final, você fica com vontade de saber como as coisas irão se desenrolar.

3 – Pier Solar

Um RPG ambicioso, evidentemente, precisa de uma história tão ambiciosa quanto. Em Pier Solar, você inicialmente você controla o protagonista Hoston, cujo pai ficou severamente doente e para salvá-lo é necessário encontrar uma erva dentro da caverna Reja.

No entanto, essa é apenas a microponta do iceberg para uma história muito mais intensa, que colocará o destino do mundo inteiro nas mãos do jovem protagonista. Mesmo com a história um pouco vaga no início, no longo prazo ela acaba ficando bem envolvente, com direito a problemas de civilizações antigas etc. Só não contaremos mais para evitar spoilers! Mas pode apostar que a historinha desse game é muito boa.

4 – Landstalker

Diferente dos outros games, Landstalker é um jogo de ação em visão isométrica onde você controle Nigel, um caçador de tesouros. Ao roubar a Estátua de Jypta, ele descobre que um grupo de vilões está tentando capturar uma fada chamada Friday, e esta pede ajuda ao Nigel para protegê-la dizendo que sabe a localização do lendário tesouro do Rei Nole.

É verdade que o grande foco deste game não é a história em si, mas o gameplay, só que mesmo assim é interessante acompanhar um protagonista-ladrão que está em busca de joias. Para os padrões do Mega, Landstalker tem uma boa história, e merece um espaço nessa lista.

5 – Beyond Oasis

Desenvolvido pelos lendários membros da Ancient Corporation (de Yuzo Koshiro), o Beyond Oasis é mais um daqueles jogos bons em tudo, incluindo na história. No game, você controla o príncipe Ali, que descobriu um bracelete de ouro que pertencia a um feiticeiro durante uma guerra lendária contra outro que tinha o bracelete de prata.

O bracelete prateado podia criar caos e destruição, enquanto o dourado tinha o poder de invocar quatro espíritos diferentes. O objetivo é viajar pela ilha, aprender gradativamente a invocar estes espíritos e derrotar aquele que achou o bracelete de prata para propósitos malignos. Parece que a história que houve no passado se repetirá no presente.

Menção honrosa: Phantasy Star II

Não queríamos colocar dois jogos de Phantasy Star na mesma lista, por isso o II entrou aqui como menção honrosa. Para os padrões de hoje, a historinha do Phantasy Star II é bem simplória, até porque o próprio Phantasy Star IV é muito mais desenvolvido nesse sentido dentro do próprio Mega Drive.

No entanto, o PSII se destaca porque, lá em 1989, colocou um acontecimento na metade do jogo que simplesmente “choca” os jogadores. Hoje em dia é fácil saber o que acontece com vídeos na internet e a informação já está bem “divulgada” por aí. Só que mesmo assim, pelo pioneirismo dos plot twists, o Phantasy Star II merece um espaço nessa lista.

Lembrete: não deixe de conferir nosso querido e velho Mega Drive, que voltou ao mercado com a nossa edição lançada em 2017, com 22 jogos na memória e expansível com o uso do cartão SD. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.