Muitos jogos de grande sucesso do Mega Drive não ganharam continuações ou ficaram apenas no console mesmo, deixando órfãos uma gigantesca legião de fãs que amariam ver aquele seu game favorito ser transformado em uma série.

As razões para isso são várias: tendências de mercado, retorno sobre investimento e decisões estratégicas baseadas nas políticas da empresa. No entanto, com o retorno de Streets of Rage, podemos sonhar em outros clássicos do Mega retornando, não é?

Por isso, decidimos selecionar hoje 5 games do Mega Drive que merecem uma continuação ou um revival.

Golden Axe

FanArt por ZiroNeto (Deviantart)

Já que Streets of Rage está tendo um quarto episódio depois de tanto tempo, a SEGA poderia fazer o mesmo com outro beat´em´up muito querido entre os retrogamers: Golden Axe.

O último game lançado da série foi Golden Axe: Beast Rider para PlayStation 3 e Xbox 360 em 2008, sendo um verdadeiro “fiasco” de público e crítica, talvez justificando o engavetamento por parte da SEGA. Gráficos fracos e jogabilidade duvidosa foram as principais razões apontadas.

No entanto, com a força que os retrogames têm hoje em dia, um novo Golden Axe utilizando o mesmo estilo gráfico de Streets of Rage cairia muito bem.

Ristar

Ristar por Rongs 1234 (Deviantart)
Ristar por Rongs 1234 (Deviantart)

Outro clássico do Mega Drive que muitos de nós gostaríamos de volta é o Ristar, sendo uma pena não ter se transformado em uma série desde aquela época. Desenvolvido pelos criadores originais do Sonic, o simpático personagem amarelo é a estrela (com perdão do trocadilho) de um dos games mais bonitos e bem feitos do Mega Drive, com diversos efeitos visuais, cores bem distribuídas e uma produção que foi feita com cuidado e bastante carinho.

Com a tecnologia atual, poderíamos ver todo o brilho desta produção em um game bidimensional que pareça um desenho animado e, devido ao carisma do personagem, provavelmente atrairia não só os jogadores “das antigas”, como as crianças de hoje em dia também.

Infelizmente, o designer do game original, Akira Nishino, dá um “balde de água fria” naqueles que gostariam de uma continuação durante uma entrevista que pode ser assistida no Sega Genesis Collection para o PlayStation 2.

“Se Ristar vai voltar? Provavelmente não. Claro, como um desenvolvedor de games, eu amaria que isso acontecesse. Na época do original eu pensei em uma sequência, mas ela não aconteceu por diversas razões”

Beyond Oasis

Reprodução

Se lá no Mega Drive este game já tinha gráficos de desenho animado que impressionava a todos, nos consoles atuais os desenvolvedores poderiam fazer algo ainda mais impressionante.

Beyond Oasis é aquele típico jogo bem em praticamente tudo, com ótima trilha sonora (Yuzo Koshiro, nem precisa dizer mais nada, não é?), jogabilidade impecável e suas mecânicas bem únicas para a época de seu lançamento. É um game que deixou saudades e merece um revival também.

Kid Chameleon

Kid Chameleon (FanArt: ResetEra)

Outro clássico do Mega Drive que não podia ficar de fora desta lista! Kid Chameleon foi o primeiro jogo do Sega Technical Institute, contando com o lendário Mark Cerny na produção em seus dias de juventude.

Diferente dos anteriores, acreditamos que um revival ou uma sequência deste game poderia apostar em gráficos realistas, mas mantendo a essência de correr e pular do original, junto com uma “tonelada” de transformações. Sendo muito amado pelos retrogamers, esse é mais um título que amaríamos ver de volta.

Phantasy Star

Phantasy Star Generations 2 é um remake do clássico do Mega lançado apenas no Japão para o PlayStation 2

“Blog Tectoy, os games de Phantasy Star continuam na ativa até hoje!”, mas não em formato de JRPG que consagrou a série clássica. Mesmo que fossem games spin-offs, amaríamos ver uma continuação de Phantasy Star que se passasse no sistema solar de Algol, possuísse batalhas em turno, e viesse no mesmo universo dos games anteriores.

É verdade que o Phantasy Star IV dá um “ponto final” na história, e uma continuação direta deste game soaria forçada e desagradaria boa parte dos fãs. No entanto, novos games com todos os elementos da era clássica seria uma excelente pedida.

Lembrete: não deixe de conferir nosso querido e velho Mega Drive, que voltou ao mercado com a nossa edição lançada em 2017, com 22 jogos na memória e expansível com o uso do cartão SD. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.