Quando se pensa em RPG para Master System, qual o primeiro jogo que vem a mente? Sem dúvidas, o Phantasy Star!

A aventura protagonizada por Alis Landale, Myau, Odin e Noah é um grande clássico do gênero e influenciou diversos jogos futuros, não havendo uma lista de RPGs do Master em que ele não aparece (merecidamente, diga-se de passagem)

No entanto, o Master tem outros jogos do gênero também excelentes, mas que acabam passando despercebidos. Pensando nisso, decidimos selecionar cinco jogos de RPGs do Master System, sem contar o Phantasy Star.

1 – Golden Axe Warrior

Quem diria que a série clássica de Beat´em´up teria um RPG de aventura? Apesar de não ter alcançado o mesmo sucesso da saga principal, Golden Axe Warrior tem sua legião de fãs e é uma excelente oportunidade de imergir no universo da série.

A ideia é atravessar um mundo, lutar contra inimigos, invadir labirintos e enfrentar chefes enquanto acompanha a história de um jovem guerreiro que quer vingar a morte do seu pai. Sua meta é achar o Machado de Ouro (Golden Axe) para derrotar o vilão Death Adder.

Vale dizer que o estilo de jogabilidade é bem semelhante ao primeiro The Legend of Zelda lançado para o Nintendinho 8 bits.  Com bons gráficos e boa trilha sonora, este é um RPG de ação que vale a conferida!.

2 – Miracle Warriors

Lançado em 1986 para o Master System, Miracle Warriors é um RPG bastante tradicional (e com toda cara de “jogo antigo”), onde você acompanha uma aventura com guerreiros, deve seguir pelo mundo com encontros aleatórios e ganhar pontos de experiência para avançar de nível.

As telas são divididas em quatro partes, sendo que na parte superior esquerda tem os personagens em primeira pessoa, no lado direito tem sua posição no mapa, e em baixo tem os dados dos personagens.

Chama a atenção o tamanho do título, tendo muito conteúdo ainda mais considerando vir para o Master System. Tanto o mapa quanto a história são bem extensos e, mesmo com um detonado, o jogador demora umas 7 horas para finalizá-lo.

3 – SpellCaster

Predecessor de Mystic Defender para Mega Drive, o SpellCaster não é necessariamente um jogo de RPG em sua forma “pura”, mas possui elementos o suficiente para chegar a esta lista.

Mesclando com o estilo plataforma, você pode encontrar armas e armaduras que te deixam mais forte, além de contar uma história com avatares. A ideia é explorar templos e derrotar inimigos como fantasmas e bestas, além de conversar com pessoas em vilas.

Com gráficos bonitos, músicas boas, dificuldade em um nível nem tão alto e nem baixo, além de ter um desfecho bacana, SpellCaster merece um espaço nessa lista.

4 – YS The Vanished Omens

Outra série que os jogadores “das antigas” conhece, os jogos YS são considerados os precursores dos RPGs que enfatizam a história como um dos pontos mais importantes do game e The Vanished Omens, o primeiro de todos, não foge a regra.

O herói se chama Adol Christin, que chega até a cidade de Minea e uma vidente chamada Sara diz a ele que um grande mal está chegando até a ilha de Esteria. Ele terá de partir em uma missão para encontrar os seis livros de YS, sendo que cada um deles conta uma parte da antiga ilha YS, sendo necessário para que ele derrote as forças do mal.

Nesse contexto, Sara dá a Adol um cristal e o instrui para encontrar seu tio na vila Zepik, que sabe o segredo para encontrar um dos livros. Assim, sua jornada começa.

Vale dizer que a trilha sonora foi composta por ninguém menos que o Yuzo Koshiro, famoso por ter feito as músicas do Sonic 1 para Master System e de Streets of Rage do Mega. Além disso, o game conta com bons gráficos e uma história envolvente, mesmo que um pouco previsível. Definitivamente, um game cheio de charme que merece uma conferida.

5 – Ultima IV

Primeiramente lançado em 1985 para o Apple II, ele foi convertido para diversos videogames da geração oito bits, incluindo o Master System. Sendo o único portado para um console da SEGA, conta com gráficos redesenhados e, diferente de outros ports, este mantém a mesma trilha sonora do jogo original.

É verdade que para os padrões de hoje os gráficos chegam a ser bem “agressivos” e datados, ainda mais considerando que o Phantasy Star chegou dois anos antes e tem uma qualidade sonora e visual muito superior.  Mesmo assim, é considerado um clássico do gênero.