Alien 3Alien 3 não é um daqueles títulos que sofrem por ser baseados em filmes. Pelo contrário, é uma grata surpresa para a biblioteca do Mega Drive e mostra que, sim, é possível criar jogos baseados em filmes sem serem mal projetados, chatos e repetitivos.

Bem-vindo a Fiorina Furya 161

Provavelmente o jogador tenha ouvido falar sobre a antologia Alien que conta, atualmente, com seis filmes – Prometheus, Alien Covenant, Alien, Aliens, Alien³ e Alien Ressurrection -, se por um acaso o mesmo tenha se escondido debaixo de uma pedra durante todos estes anos e nunca tenha ouvido falar acerca da franquia abaixo tem-se uma ideia do que se trata Alien 3 no que tange o filme.

A tenente Ripley (Sigourney Weaver) vai parar em um planeta que na verdade uma colônia penal de segurança máxima, onde todos os internos são assassinos e estupradores. Lá não existem armas e um lugar totalmente isolado do mundo civilizado. Dentro deste contexto, o alienígena volta a atacar, matando tudo que se move, mas com uma misteriosa diferença: ele não ataca a tenente Ripley.

E é a partir deste cenário que você no controle de Ripley tem uma missão bem diferente do filme, que é salvar todos os prisioneiros infectados pelos aliens.

A maior prisão que já vimos

Enquanto Ripley precisa acabar com os aliens que infestaram a prisão de Fiorina Furya 161, a mesma vai percorrer cenários icônicos presentes no filme, enquanto que outras áreas, como o açougue, exclusivo do jogo, e a nave alien, vindo do filme anterior. E aí vemos que o jogo parece destoar completamente do filme, mas quão relevante isto o é?

Alien 3

O título busca, na verdade, elementos presentes no filme anterior (Aliens, o Resgate) e mistura com os que estão presentes no filme no qual lhe dá o nome (Alien³), criando uma mistura bem interessante entre os dois títulos cinematográficos.

Os cinco estágios são relativamente longos, tornando-os verdadeiros labirintos tanto para se achar os prisioneiros como para achar a saída. O jogador aqui vai depender exclusivamente da sua memória para se dar bem no jogo.

Fogo no buraco

Ripley tem quatro armas para acabar com todos os malditos aliens que vão atrapalhar todo o seu caminho para sair do planeta.

Pulse Rifle M41A

Alien 3

Um pequeno rifle que trabalha com eficiência ao simples apertar do gatilho. O seu pente contém 99 balas.

M240 Flamethrower

Alien 3

Um leve lança-chamas que usa combustível pressurizado. Ele lança uma torrente de chamas numa longa distância e pode detonar qualquer coisa que toca.

M40 Granade Launcher

Um lança granada acoplado em seu rifle e que permite explodir qualquer barreira em seu caminho.

Hand Grenades

Alien 3

Efetivas para locais fechados, utilize granadas de mão para acabar com os seus inimigos ao redor.

Com este verdadeiro arsenal vai ser possível concluir a sua missão, mas todo cuidado é pouco, pois elas tem munições limitadas. Regular o dedo na hora de atirar é uma boa estratégia para não acabar ficando sem balas.

Corra contra o tempo

Existe, ainda, um limitador que garante para boa parte dos jogadores um estresse sem igual, que é a contagem regressiva do tempo.

Todas as missões precisam ser terminadas até antes do relógio chegar ao 0:00, se isto acontecer, os prisioneiros que não foram resgatados serão mortos com o nascimento dos aliens que rasgam o peito de suas vítimas numa explosão visceralmente horrível.

Corra antes que o tempo acabe!

E, além de resgatar todos os prisioneiros, o jogador precisa encontrar a saída antes que o tempo acabe, senão, também perde-se uma vida e será preciso tentar novamente.

Um passinho para cá, um passinho para lá

Controles. Isto é algo que não se pode reclamar neste jogo. A resposta de Ripley quando o jogador aperta quaisquer botões de ação é rápida e precisa.

Quer trocar rapidamente de arma? Feito. Conseguir desviar de aliens no pulo? Feito. Lançar uma granada numa passagem de ar, fazendo-a quicar na parede e, assim, explodir nos pés do alien que está lá embaixo te esperando para te atacar? Feito.

O título em sua jogabilidade é extremamente polido e trabalha bem com todas as suas limitações impostas.

Bela arquitetura

Um dos trabalhos mais bem elaborados do Mega Drive. Alien 3 tem em seu cenário de fundo muitos elementos dos dois filmes nos quais se baseia e dá ao jogador uma sensação de realmente estar na prisão.

Passando pela entrada da mesma, indo para um açougue (inédito no jogo), passando pela ala central e enfermaria (do filme Alien 3), chegando a uma nave alien (possivelmente do segundo filme) e terminando na fornalha (novamente de Alien 3), os fãs da franquia não vão se decepcionar com a arte criada Probe Software.

A própria Ripley está bem trabalhada, com todos os elementos do terceiro filme, assim como os aliens tão assustadores quanto os da franquia.

No espaço ninguém pode te ouvir

Os efeitos sonoros do jogo são um caso a parte. Trabalhando muito bem com o Z80 e o Yamaha 2612, Matt Furniss conseguiu algo ímpar para o console.

A trilha sonora então, é um show a parte para aqueles que gostam de jogos com uma boa música, onde ele aqui conseguiu usar perfeitamente todos os canais FM e trazendo algo muito envolvente para os jogadores.

Alien 3 é um jogo para quem gosta de alto desafio, uma boa trilha sonora, jogabilidade precisa e tem paciência para decorar tudo.

Desenvolvido pela Probe Software e publicado pela Arena Ent, Alien 3 é um título imperdível para o Mega Drive e para os fãs da franquia Alien. Caso você tenha um Master System ou um Game Gear, o mesmo título fora lançado para as duas plataformas e cumprem bem a sua missão de entreter tanto quanto a versão em 16 bits.

  • Carlos Emanuel

    Excelente texto. Só aguardando o Megão chegar para jogar!