Já falamos aqui no blog sobre alguns dos melhores jogos de futebol que já rolaram no Mega Drive. Além disso, na semana passada em nossas redes sociais perguntamos aos nossos fãs quem foi o melhor jogador de futebol virtual de todos os tempos: Allejo, do International Superstar Soccer Deluxe ou Janco Tianno, da série FIFA?

Após essa bola levantada e aproveitando o espírito da Copa do Mundo na Rússia, resolvemos nos aprofundar na história desses dois mitos virtuais. Bora lá relembrar desses craques?

Allejo

O lendário Allejo surgiu como o camisa 7 da Seleção no International Superstar Soccer do SNES em 1994 e depois deu as caras no Megão com a edição Deluxe (época em que mudou o visual e apareceu com os cabelos aloirados).

Como o jogo não era licenciado pela FIFA, os jogadores ganharam nomes fictícios e o nosso mito Allejo deve ter sido inspirado no jogador Bebeto, que estava em evidência na época, especialmente após o Brasil ganhar a Copa do Mundo de 1994.

Allejo continuou sua carreira no futebol virtual com o terceiro título da série “International Superstar Soccer 64” do N64, mas desta vez usando a camisa 9 e com a cabeça raspada, sugerindo uma inspiração em Ronaldo Fenômeno.

Allejo e seus companheiros na seleção canarinho de ISSD

Com a evolução dos games e o início da era dos licenciamentos e nomes oficiais dos jogadores, Allejo aposentou as chuteiras e virou uma lenda. A série International Superstar Soccer foi extinta no começo dos anos 2000, permanecendo assim apenas a franquia “Pro Evolution Soccer” (ou PES).

Mas devido ao seu grande sucesso na memória dos fãs, em 2012 a Konami trouxe o mito de volta aos gramados no jogo “PES 2013” na Liga Master aos 35 anos (como definido no jogo) e com um visual bem diferente (o que causou algumas reclamações por parte dos fãs antigos). Ele também marcou presença nas edições 2014 e 2015. Após outro período de folga, Allejo voltou com todo o gás recentemente em “PES 2018”.

Com tantos fãs que lembram de suas incríveis habilidades, não  será tão cedo que esse craque virtual vai se aposentar. Reza a lenda que no início de carreira, Allejo venceu uma partida completamente sozinho, derrotando a Argentina por 99 a 0, incluindo um gol em que driblou um juiz-cachorro. Para muitos fãs, Allejo é o verdadeiro “Rei do Futebol”!

Abaixo um documentário sobre o jogador Allejo Eterno:

Allejo vibra com gol #99 contra a Argentina!

Janco Tianno

Ao lado de Allejo, um dos maiores jogadores virtuais de todos os tempos, Janco Tianno fez sua estreia como o camisa 11 da Seleção do Brasil no clássico “FIFA International Soccer” (ou FIFA 94), o primeiro jogo da famosa franquia que até hoje marca presença nos videogames.

“FIFA 94” foi um projeto iniciado em 1993 e que ninguém da EA Sports acreditava que venderia alguma coisa – o futebol tradicional nunca fez muito sucesso nos EUA, que tinham como preferência jogos como NBA, NHL e a série Madden.

Porém um pequeno grupo acreditou no projeto, visando o mercado europeu onde o futebol com a pelota era mais conhecido, mesmo com a sede da EA norte-americana querendo batizar o jogo como “Team USA Soccer”, algo que repugnava o time de desenvolvedores.

Na época, quem vestia a camisa 11 nos jogos do Brasil era o craque e baixinho Romário, que comandou o time verde e amarelo para a vitória do tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994.

uma bomba de Janco Tianno de fora da área que balançou a rede!

Para quem estiver curioso de onde veio o peculiar nome de “Janco Tianno”, ele foi uma homenagem a Jan Tian, um dos programadores da EA Canada que desenvolveu o jogo.

Janco Tianno teve uma carreira mais curta que Allejo, voltando apenas em “FIFA 95”, mas desta vez usando a camisa 13 da Seleção. A partir da edição de 96 os jogadores passaram a ser nomeados com os nomes reais, e assim o mito Tianno precocemente aposentou as chuteiras.

Além de Tianno, Rico Salamar e Ricardo Santana (o goleiro) também eram os ídolos da equipe brasileira no clássico jogo.

Reza a lenda que Janco Tianno, o “endiabrado”, aprendeu na infância alguns truques do seu amigo japonês Oliver Tsubasa, que foram aperfeiçoados enquanto crescia – como um gol de bicicleta do outro lado do campo ou ainda fugir do juiz quando ia levar um cartão.

Apesar do pouco tempo como jogador, dizem que ele fez mais de 1 milhão de gols, incluindo vários onde ficava em frente ao goleiro adversário quanto este ia repor a bola, e depois desapareceu para virar uma lenda!

Janco bota medo no goleirão rival e marca mais um!