Arrow Flash” é um dos 22 jogos que virão incluídos no novo Mega Drive da Tectoy. Produzido pela Sega, o título foi lançado originalmente em 1990 apresentando o estilo shmup, ou como ficou aqui conhecido por nós, os clássicos “jogos de navinha“.

O nosso Megão era a casa perfeita para o gênero, que recebeu inúmeros títulos, inclusive você pode conferir aqui a nossa lista de Top 5 Jogos Shmup Imperdíveis do console! “Arrow Flash” pode ser considerado uma sequência espiritual dos jogos “Orguss” e “Astro Flash” (Nuclear Creature no Brasil), lançado para o SG-1000 (o primeiro videogame da Sega) e Master System respectivamente.

Estamos na metade do século XXX, quando uma terrível frota alienígena intergaláctica está conquistando a galáxia e finalmente se aproxima do planeta Terra. Felizmente o cientista Zerrek Keene desenvolve o protótipo de uma poderosa nave capaz de se transformar em um robô/mecha gigante. Antes de morrer ele deixa a nave, chamada “Camaleão”, para a sua neta, Zana Keene, uma habilidosa piloto da Terra – e agora ambos são a única esperança que resta para salvar a humanidade e a Terra.

A ação já começa na atmosfera terrestre com a invasão da frota inimiga, que não está para brincadeiras, em um total de seis cenários, passando pela espaço, planetas gasosos e de gelo, florestas, até chegar à base do inimigo – tudo representado de forma bem bonita e colorida na tela do seu Mega Drive!

A primeira fase, em particular, é muito bonita com o uso do efeito parallax nas nuvens ao fundo e a caída de uma gigantesca aeronave, sendo que o cenário muda para a noite e essa nave se acende como uma árvore de Natal – certamente uma cena inesquecível para quem o jogo em 1990!

Fãs do gênero perceberão que o game apresenta elementos de outros clássicos do console, como Gaiares e a série “Thunder Force”, com ação em sua grande parte rolando da esquerda para a direita – com um cenário com deslocamento vertical. 

Mas o grande diferencial de “Arrow Flash” é justamente na opção de transformar a sua nave em um mecha a hora que quiser. A grande vantagem dessa transformação é a possibilidade de se usar um comando especial, que dá nome ao game, transformando seu mecha em uma ágil bola incandescente e invencível, que pode destruir qualquer coisa que tocar nela – especialmente útil para derrotar os chefões!

Como já é tradicional do gênero, o jogo oferece vários diferentes tipos de armas que podem ser evoluídas, além de duas pequenas naves auxiliares ao lado da sua, aumentando o seu poder de fogo.
O pacote é completo com uma excelente trilha sonora, que traz composições empolgantes e grudentas, aliadas a efeitos sonoros variados de tiros e explosões que deixam a aventura espacial ainda mais emocionante.

Arrow Flash” é um shooter espacial muito divertido, que pode não ser o melhor do console, mas que com certeza vai render boas horas de jogatina. Uma pena que a Sega nunca mais voltou a investir no que poderia ter sido uma franquia de sucesso.