Temos mais uma curiosidade para mostrar a todos vocês que nos acompanham neste blog. Vocês sabiam que a SEGA, em parceria com a Aiwa, veio a lançar somente para o Japão um micro-system onde o jogador poderia rodar tanto jogos do Mega Drive quanto do Mega-CD? Este produto tem um nome – Aiwa Mega-CD!

É um player de música? É um videogame? Decida-se!

Muitas empresas ao longo da vida útil de um produto, principalmente quando trata-se de um console, tentam de todas as formas possíveis dar uma sobrevida para ele. Assim começam parcerias com as mais diversas produtoras de eletro-eletrônicos para viabilizar a criação de produtos que possam unir os seus videogames com estas outras marcas.

Aiwa, JVC, Samsung foram apenas algumas destas empresas que se associaram com a SEGA para trazer algo de interessante para o consumidor e, no Japão, houveram alguns produtos que fizeram até relativo sucesso como o Wondermega  e outros que, por serem relativamente caros, não tiveram tanto sucesso. Foi o caso do TeraDrive, feito em parceria com a IBM.

O Aiwa Mega-CD foi lançado em meados de 1994 no Japão e também ficou conhecido nas terra do sol nascente como Aiwa CSD-G1M.

aiwa mega-cd
Frente
aiwa Mega-CD
Traseira

À primeira vista, este aparelho parece realmente que é apenas outro tocador de CD criado pela Aiwa, mas o mesmo vinha com uma unidade que, ao ser encaixada na parte debaixo do aparelho, permitia que se jogasse os títulos do Mega Drive e do Mega CD.

O Aiwa Mega-CD, por conta da posição onde ficava o módulo de compatibilidade com o Mega Drive, tinha um “pequeno” problema na hora de se encaixar o add-on do 32X, como pode ser visto abaixo:

Aiwa Mega-CD
Se sentindo um verdadeiro malabarista

O dono da unidade poderia tentar, com um certo trabalho, fazê-lo rodar o 32X.  Este é um dos modelos de Mega Drive mais raros a serem encontrados atualmente, por conta de poucas unidades terem sido vendidas.

aiwa mega-cd
Conjunto completo

O cabo de conexão paralela que se encontra na imagem acima é instalado na parte traseira do aparelho para que seja possível acionar o módulo do Mega Drive ao micro-system em si.

aiwa mega-cd
conexão.

Um item bem interessante para colecionadores e um dos mais raros para se possuir. E aí, você conhecia o Aiwa Mega-CD?