Lançado em 1993 no Mega Drive, “Battletoads” ficou conhecido como um dos jogos mais difíceis de todos os tempos. Na época, aqueles que conseguiram terminá-lo ou passar da fase da “motinha”, estavam num patamar superior.

Na pele dos 3 guerreiros sapos espaciais Rash, Pimple e Zits, o jogador tem a missão de derrotar a vilã Dark Queen para impedir que ela domine o universo. Confira mais sobre esse clássico do Mega Drive que se tornou um dos jogos mais queridos da sua era.

Personagens

Rash

É o menor dos Toads, mas também o mais estiloso. Ele nunca abre mão dos seus óculos escuros, mesmo nos combates mais difíceis. Uma característica marcante de Rash é o seu senso de humor. Esse será o personagem do primeiro jogador no game original.

Pimple

É o mais forte dos Toads. Seu negócio é bater primeiro e perguntar depois. Nesse primeiro jogo ele é raptado logo no inicio pela Dark Queen e portanto não é um personagem jogável.

Zits

Esse é o lider dos Toads. Ficou conhecido por sua inteligência em combate e pela forma de lutar que consegue poupar a sua energia. É o personagem do jogador número 2, facilmente identificado pelas luvas pretas.

T. Bird

O professor T. Bird é o grande auxiliar dos Toads durante a aventura. Ele aparecerá em cutscenes dando dicas importates aos sapos para que eles consigam completar a missão.

Princesa Angélica

Raptada logo no início do jogo juntamente com Pimple, a princesa Angélica era a missão dos Toads. A bordo da Gargantua, a nave gigante da Dark Queen, ela é levada para o topo da Dark Tower, onde espera para ser salva pelos sapos.

Dark Queen

A grande vilã do universo de Battletoads. Comandante de um exército espacial e mestra nas magias malignas, o seu objetivo é conquistar a galaxia.

História

A missão inicial dos Toads era escoltar a princesa Angélica em segurança para sua casa. O problema é que o grandão Pimple decide levá-la para uma volta no seu carro voador e acaba emboscado pela Dark Queen.

A grande nave Gargantua captura os dois e os leva para a Dark Tower, em um mundo chamado Ragnarok. Pimple consegue mandar um aviso para os amigos no caminho, fazendo com que ambos, Rash e Zits, partam para o mundo desconhecido com a ajuda do professor T Bird.

Gameplay

Battletoads é um jogo do estilo “Beat’em Up”, um clássico da era de ouro, onde em fases horizontais, os jogadores tem de derrotar inimigos vindos das laterais da tela para conseguir avançar, embalados por um trilha sonora marcante.

No game é possível dar socos e chutes com seus punhos e pés gigantes, cabeçadas e até mesmo se transformar em bolas de demolição dependendo da fase. Em algumas delas, inclusive, o gameplay muda totalmente.

Haverá fases com escalada de torres, estágios que deverão ser passados dirigindo veículos em altas velocidades, labirintos e as famosas fases aquáticas. São 13 delas no total.

Não há passwords ou sistemas de salvamento no jogo, ou seja, ele deve ser zerado na raça. Sempre que seu personagem perder todas as vidas, o jogador ganha mais uma chance por meio de um continue, que garante mais 3 tentativas para passar de fase novamente.

Dicas

Como se trata de um dos jogos mais difíceis da história, separamos algumas dicas para te ajudar, confira:

  • Pule para evitar combos: Sempre que você for pego em um combo do inimigo, estará travado para movimento e fatalmente levará de dois a 3 socos. Para evitar esses combos você pode pular, o único comando permitido quando se toma um deles. Isso evitará um ou dois golpes que podem ser a diferença entre a vida ou a morte.
  • Não pule as rampas da fase da “motinha”: Nessa fase icônica do jogo, é comum que os jogadores pensem que tem de pular no momento em que passam pelas rampas. Isso é um erro. Ao deixar o veículo prosseguir sem saltar, você garante que irá pousar no lugar correto.
  • Dê uma distância das moscas: As moscas que aparecem em determinados momentos das fases são a sua única fonte de vida. Se você se afobar e for na direção delas, provavelmente errará o golpe com a língua. Portanto, de uma distância e tente acertá-las com calma.
  • Alinhe os inimigos: Tente alinhar os inimigos sempre. Em determinados momentos, você terá de lutar com vários inimigos ao mesmo tempo. Vá para trás com calma e faça eles se alinharem na sua direção. Nesse momento, parta para cima com tudo e acerte vários deles de uma vez, garantindo assim a destruição de todos ao mesmo tempo.

Curiosidades

  • Battletoads teve diversos games e adaptações durante os anos 90, incluindo versões para Game Gear e Master System. Uma das mais estranhas foi em um crossover com outra série de sucesso da época, chamada de Double Dragon. O jogo ficou conhecido como Battletoads & Double Dragon!
  • Battletoads foi produzido pela Rare para entrar na onda de sucesso de outro grande jogo da época: As Tartarugas Ninja Mutantes!
  • O jogo fez tanto sucesso que um episódio piloto de animação foi produzido, mas acabou nunca ganhando uma sequência.
  • Após mais de 20 anos esquecidos, a Microsoft revelou na E3 2018 que os Sapos Guerreiros retornarão em um novo game para Xbox One e PC.