“Castle of Illusion Starring Mickey Mouse” foi desenvolvido pela própria SEGA e lançado em novembro de 1990 para o Mega Drive, dando origem a série “Illusion” que contou com diversos games estrelados pelo Mickey.

Também há uma versão para Master System que, apesar de contar com o mesmo nome, é uma espécie de releitura deste, contando com fases em novos layout e mudanças na jogabilidade. O mesmo vale para um remake lançado em 2013 para videogames mais recentes, também alcançando grande sucesso.

mickey1

Simplicidade é a palavra de ordem! 

A trama é bastante simples: a Minnie é raptada pela malvada bruxa Mizrabel, querendo roubar a juventude e popularidade da simpática ratinha. Quando Mickey chega ao castelo da feiticeira, um velho sábio que está na porta diz que ele deverá coletar as sete pedras do arco-iris, e assim ele terá poder suficiente salvar sua amada.

Por ser um castelo de ilusão, cada portão leva a um tipo de fase diferente: floresta, loja de brinquedos, ruínas antigas, e outros que dão variedade de tema e impede a sensação de mesmice que poderia ter caso o castelo não fosse “da ilusão”.

mickey3

A jogabilidade é a clássica dos jogos 2D da época: você anda horizontalmente e deve superar obstáculos, evitar precipícios, e por aí vai. Já com os inimigos, você pode atirar maçãs ou pular na cabeça deles e dar uma “bundada” para derrotá-los. Chegando ao fim da fase, há um chefe com uma das jóias.

O nível de dificuldade pode ser alterado para fácil, médio e difícil. O modo fácil é uma espécie de treinamento, já que você não passará por todas as fases, e o game trará um final que estimulará você a passar pelos níveis mais altos de dificuldade.

Caso queira ver o desfecho real, terá de enfrentar um dos outros dois modos que estão bem designados em suas funções: o nível médio realmente conta com um desafio mediano, enquanto o difícil é voltado para aqueles que querem um bom desafio, com inimigos mais resistentes e tirando mais dano do Mickey.

mickey2

Gráficos e Músicas atemporais

Impressiona também a qualidade visual, ficando evidente que os desenvolvedores capricharam ao máximo na quantidade de animações dos personagens. O próprio Mickey, caso não se faça nada com o joystick, fica “balançando” para frente e para trás.

Some isso ao efeito parallax ao fundo, a excelente distribuição de cores, e a criatividade dos cenários, e temos um dos jogos mais bonitos da primeira geração do Mega Drive. Destaque para a fase “de doces” que fica dentro de uma garrafa de leite gigante. Mesmo com o passar dos anos, visualmente o título é agradável até hoje.

A trilha sonora também é memorável, com faixas que combinam com os cenários e também o estilo Disney de ser, extraindo de forma exemplar a capacidade sonora do Mega. Provavelmente a música de chefe, ou o tema da batalha final, ficará na sua cabeça.

Tecnicamente bem feito, ele é bastante simples e  divertido. Mesmo com o público-alvo sendo as crianças, qualquer jogador que curte um game de plataforma “oldschool” deve pegá-lo. “Castle of Illusion”, ou “o jogo do Mickey” é mais um clássico do Mega Drive.