Uma coisa é certa: Jogos estilo Shoot ‘em up, ou como falamos no Brasil, de navinha, existem nos videogames desde que o Odyssey foi lançado e, desde então, diversos títulos vieram em todas as gerações. Nem o Atari 2600  poderia ser diferente, pois da importância que teve, muitas empresas criaram vários títulos deste estilo para o console.

Então, que tal darmos um passeio em alguns jogos deste estilo para o console Atari Flashback 7? Vamos lá!

Asteroids

Este é um dos títulos mais clássicos do Atari: Criado pela própria empresa em 1979 para os arcades, teve um port em 1981 para o Atari 2600 e computadores de 8-bits da época. Qual era o objetivo do jogador? Algo bem simples, destruir todos os asteroides que aparecem na tela juntamente com os discos voadores.

Os controles funcionam bem para um jogo deste estilo: Rotacione a sua nave para esquerda ou para direita, atire no alvo, enfim há muitas possibilidades de locomoção. Isso sem contar a possibilidade de fazer a nave ir para o hyperespaço, fazendo-a desaparecer  e logo depois reaparecer em algum ponto aleatório da tela.

Space Attack

navinha

Você é o capitão da Nave-Mãe e o seu objetivo é destruir as naves inimigas que estão se aproximando dela. Comandando três esquadrões com três naves, você deve derrotar as tropas dos aliens, que atacam a sua nave-mãe com uma quantidade variada na questão de números.

No modo radar enquadre as frotas inimigas mais próximas, escolha aquela que lhe causa mais perigo eminente e com a sua esquadra faça o devido ataque, através da mudança de tela para o controle de uma de suas naves.

Star Strike

navinha

Uma horda alien está pronta para invadir a Terra e você é o único capaz de impedir que eles usem uma super-arma cujo poder pode destruir o planeta. No controle da nave espacial mais potente da humanidade, o seu objetivo é destruir os cinco silos vitais da arma inimiga.

Com destreza e agilidade, destruindo as pequenas naves de defesa dos inimigos, todo cuidado é pouco para conseguir alcançar o seu objetivo.

Gravitar

navinha

Um título de navinha bem diferente: Você está no comando de uma nave espacial e deve explorar vários planetas de um sistema solar desconhecido. Ao chegar próximo do planeta, o seu objetivo será tentar pousar a nave sem causar danos a ela, pois existem bunkers vermelhos que querem acabar com a sua missão.

Tenha sempre combustível em mãos e explore o espaço em Gravitar.

Tempest

navinha

Controle uma nave espacial, siga a trilha e destrua todos os inimigos que vem a sua frente. Quanto mais tempo conseguir sobreviver e mais inimigos abater, melhor será a sua pontuação.

Com uma ação frenética, habilidade e astúcia são essenciais para conseguir controlar a nave e destruir todos os seus inimigos. Aperte o cinto, acelere a sua nave e boa sorte!