Muito antes da From Software sequer pensar em criar Dark Souls, existia um jogo chamado Chakan: The Forever Man para Mega Drive, lançado em 1992 pela Sega na América do Norte e Europa, e no Brasil pela Tectoy.

Baseado em um personagem de uma HQ da RAK Graphics, ele conta a história de um exímio lutador chamado Chakan que por estar tão confiante em suas habilidades marciais, disse que nem mesmo a Morte poderia vencê-lo. Ela aceitou o desafio, dizendo que se fosse derrotada daria para ele a vida eterna, mas se ganhasse ele viraria seu servo para todo o sempre.

A luta, que durou dias, terminou com Chakan vencedor. A Morte então lhe concedeu sua recompensa, mas também o condenou a vagar por toda a existência até que ele destruísse todo o mal sobrenatural.

O que você pode não ter percebido mesmo depois de jogar ou até terminar o game, é que existem certas semelhanças entre ele e Dark Souls. Algumas você pode conferir abaixo.

1 – Dificuldade acima do normal

chakan-002

Assim como Dark Souls, Chakan: The Forever Man possui um nível de desafio que fica acima da maioria dos jogos, isso em uma época onde os games “fáceis” eram em sua maioria mais difíceis do que os lançados atualmente.

A dificuldade era tamanha que muita gente alugava o jogo e desistia logo nas primeiras fases. Cada estágio possuía três fases repletas de armadilhas, inimigos muitos dos quais renasciam sem parar, chefes e ainda por cima você tinha um tempo, cronometrado por uma ampulheta, para completar o estágio todo. Se por ventura você estivesse chegando no chefe final dele e a areia da ampulheta acabasse, você teria de refazer tudo de novo, desde o primeiro nível.

Se você terminou Chakan no Mega Drive sem usar o Game Genie ou trapacear, parabéns, você é um dos pouquíssimos jogadores que conseguiu esta proeza.

2 – Você morre. Bastante.

chakan-003

Zerar Chakan não é simplesmente um teste de habilidade, mas também de paciência. Assim como em Dark Souls, você morrerá constantemente para aprender com seus equívocos e não os cometer mais. Serão horas e horas de tentativa e erro.

E tem um detalhe que deixa o desafio ainda mais complicado do que aquele presente em Dark Souls. Você tem de terminar o jogo de uma vez só. Não existe uma opção de salvar o progresso. Desligar o console? Jamais!

Pelo menos você tem vidas infinitas, assim como no jogo da From Software. Não existe tela de “Game Over” em ambos, então você pode morrer o quanto quiser até superar um determinado desafio imposto pelo game. Não esquecendo é claro da ampulheta, que estará sempre que você estiver em uma das fases.

3 – Várias armas e magias

chakan-004

Dark Souls possui um vasto arsenal bélico ao seu dispor, bastando vasculhar seu mundo para encontrar as mais diversas armas. Isso sem falar nos itens que recuperam sua vida e deixam você com alguma vantagem para lutar contra os inimigos.

A primeira coisa que você precisa fazer em Chakan é justamente ir atrás de todas as armas. Da mesma maneira que em Dark Souls, cada uma delas é muito diferente da outra, só que neste caso elas não são simplesmente instrumentos para atacar. O machado, por exemplo, pode ser utilizado para quebrar portas de madeira. A marreta para destruir paredes, e assim por diante.

Chakan possui também itens em forma de poções que servem para que o personagem utilize magias que lhe concedem uma série de benefícios para derrotar os inimigos. Você pode encantar suas espadas com dano elemental da mesma forma que em Dark Souls, pode recuperar sua vida, causar danos em quem estiver no seu caminho ou até mesmo se transportar automaticamente para o ponto inicial do estágio, similar ao que ocorre no título da From quando você resolve voltar à última fogueira na qual descansou.

4 – Chefes duros na queda

chakan-005

A série Souls é famosa por seus chefes memoráveis, que fornecem um desafio e tanto para os jogadores. Sem entender o padrão de luta deles e bolar uma estratégia para atacá-los, fica quase impossível derrotá-los.

O mesmo ocorre em Chakan. O jogo possui vários chefes, cada um completamente diferente do outro. É bastante provável que você morra várias vezes até descobrir o jeito correto de os enfrentar. Usar armas e ataques diferentes, as poções e até mesmo o cenário, é fundamental para sair vencedor.

5 – Mais de um final

chakan-006

Todos os Dark Souls possuem vários finais, que mudam de acordo com aquilo que você fez ao longo do jogo.

No caso de Chakan, também não existe apenas um final. Depois de passar por todos os estágios é necessário enfrentar um desafio adicional, que é lutar contra a Morte para se livrar da maldição imposta por ela. Assim como nos demais chefes, há estratégias boas e ruins para esta luta. A diferença é que você tem apenas uma chance para sair vitorioso. Se perder o final será um e se vencer, será outro.

 

E aí, concorda com a nossa opinião? Acredita também que Chakan é o Dark Souls do Mega Drive? Deixe sua opinião nos comentários!