A SEGA tinha uma capacidade incomum de trazer os mais diversos títulos para os seus consoles, e com o estrondoso sucesso de Tetris, o pai dos puzzles, a empresa japonesa não poderia ficar para trás.

Columns

Criado por Jay Geertsen em 1989, Columns foi lançado inicialmente para PCs e para o Atari ST. Os direitos do jogo foram vendidos para a SEGA em 1990, que prontamente colocou o game em seus arcades.

Alguns meses depois Columns foi portado para o Mega Drive – na época, principal console da empresa – e fez um sucesso estrondoso! Revistas especializadas, como a MegaTech, deram notas altíssimas para o port, consagrando-o como um dos maiores sucessos do Mega.

Como funciona o jogo?

Com uma temática grega que influencia seu visual e trilha sonora, Columns segue a jogabilidade de Tetris,,  onde um grupo de três joias com diferentes cores e formatos caem verticalmente do topo da tela até chegarem à base.  O jogador pontua quando consegue unir três joias iguais, que são destruídas no contato entre elas. É necessário controlar as peças durante o percurso, planejando aonde vão cair para marcar pontos sem amontoá-las. Se a tela encher, é game over! O jogo também permite mexer na ordem das três joias, o que aumenta o desafio.

columns

A maior diferença entre Colums e Tetris é que, enquanto no jogo russo é preciso eliminar as peças preenchendo uma linha horizontal, em Columns o jogador precisa enfileirar as joias iguais na horizontal, vertical ou diagonal. Ocasionalmente, um cristal multicolorido pode aparecer e destruir todos os outros da mesma cor.

Diversão garantida

Jogando sozinho, Columns oferece um desafio crescente: começa acessível aos curiosos e se torna cruel nos níveis avançados, coquistados apenas pelos jogadores mais hardcore. A grande sacada está na possibilidade de se jogar com um amigo, aumentando o replay e a diversão.

Columns

Como as peças e as jogadas nunca são iguais, aquele que tem raciocínio rápido e bons reflexos no controle será o dono da vez e, claro, o perdedor sempre vai desafiá-lo para uma próxima partida!

Música maravilhosa

A trilha sonora de Columns é uma das mais incríveis do Mega Drive. Jogá-lo com fones de ouvido ou numa TV estéreo deixa a experiência ainda mais memorável para o dono do cartucho. Ouça abaixo “Clothos”, sua música mais clássica:

Mesmo sendo taxado como um “clone de Tetris”, Columns garantiu seu lugar na história do 16-bit da SEGA. É lembrado com carinho e jogado até hoje por todos os fãs que não conseguem parar de se divertir com essa joia!