Lançado em 1977, “Combat” foi um dos nove jogos lançados junto com o Atari 2600 – inclusive era o título que acompanhava o console até 1982.

Programado pela dupla Joe Decuir e Larry Wagner, o jogo é baseado em dois outros games em preto e branco de fliperama, também produzidos pela Atari: “Tank” de 1974 e “Jet Fighter” de 1975.

Para dois jogadores, o objetivo é simples: destruir o seu adversário. O título oferece inúmeras variações de jogabilidade, com um total de 27 modos competitivos com diferentes cenários de combate, incluindo caças, biplanos e tanques.

cenários com obstáculos diferentes nos combates com tanques

Cada um dos três maquinários possui mecânicas diferentes, os combates com os tanques, por exemplo, se passam em uma área fechada onde os tiros podem ricochetear nas paredes, o que adiciona um elemento de estratégia. Além disso, há cenários onde os tanques ficam invisíveis ou é possível controlar a direção dos tiros (mísseis) na direção do oponente.

Já os combates com os biplanos se passam, obviamente, em céu aberto e com três tipos diferentes de armas: míssil normal, míssil teleguiado e metralhadora. Aqui também temos variações nos modos de jogo, onde um jogador pode controlar um, dois ou três biplanos ou ainda comandar um esquadrão de aviões contra um bombardeiro gigante.

os combates aéreos têm cenários mais simples, apenas com duas nuvens

Por fim ainda há a opção de comandar caças, que segue um estilo bem parecido com o do biplano, com o comando de várias aeronaves, mas apenas com a opção de mísseis normais e teleguiados.

Com suas 27 variações de jogo, a maioria focada no combate de tanques, “Combat” é uma boa opção para dois, ou mais jogadores, passarem várias horas se divertindo. O game é um dos títulos diponíveis em nosso Atari Flashback 7!