Alguns produtos da Tectoy como o Pense Bem e o Atari Flashback Portátil , além de outros mais antigos, funcionam a base de pilhas e baterias, que devem ser corretamente descartadas após a sua vida útil, em prol da conscientização do meio ambiente. Pensando nisso, resolvemos postar um artigo abordando o assunto esclarecendo quaisquer dúvidas, confira logo abaixo.

Como descartar?

O primeiro passo para descartar pilhas e baterias é armazená-las dentro de um plástico resistente para evitar contato com umidade a fim de evitar vazamentos. Importante também não misturá-las com outros tipos de materiais ou jogá-las no lixo comum.

Algumas empresas fabricantes de pilhas e eletrôncios, lojas, escolas, faculdades e até mesmo supermercados oferecem pontos de coleta destes resíduos espalhados por todo o Brasil, com o material sendo encaminhado de forma adequada para o manuseio e reciclagem.

O mesmo acontece com as principais operadoras de celular do Brasil, que separam urnas em suas lojas como sistema de coleta de lixo eletrônico.

Para consultar o ponto de recebimento mais próximo de você, acesse este link ou ligue gratuitamente para 0800 779 4500. Você também pode pesquisar por meio do Google Maps com o termo de procura “Recicláveis”.

Dicas de uso e cuidados adequados com as pilhas

Abaixo algumas dicas compartilhadas pela empresa Duracell

  • Use sempre o tamanho e o tipo corretos de pilha, especificados pelo fabricante do aparelho.
  • Mantenha as superfícies de contato da pilha e o compartimento da bateria limpos, passando neles uma borracha de lápis limpa ou um pano áspero cada vez que você trocar as baterias.
  • Remova as pilhas de um dispositivo quando houver previsão de não usá-lo por meses e quando ele estiver sendo alimentado pela eletricidade (corrente alternada) da casa.
  • Certifique-se de inserir as pilhas adequadamente no dispositivo, com os terminais + (positivo) e – (negativo) alinhados corretamente. CUIDADO: alguns equipamentos com mais de três pilhas podem parecer funcionar direito mesmo que uma pilha seja inserida incorretamente.
  • Temperaturas extremas reduzem o desempenho das pilhas. Armazene-as em um local seco em temperatura ambiente normal. Não refrigere pilhas, pois isso não fará com que duram mais tempo, e evite colocar dispositivos com pilhas em locais muito quentes.
  • Não tente recarregar uma pilha a menos que ela seja especificamente rotulada como “recarregável”.
  • Algumas pilhas e baterias drenadas expostas a temperaturas extremamente altas podem vazar, e uma estrutura cristalina pode começar a se formar em seu exterior.

Faça a sua parte e ajude a manter um ambiente e o nosso planeta mais saudável!