O canal de YouTube FBE possui uma popular série chamada “React“, que grava as reações de crianças, adultos ou idosos em situações inusitadas, como velhinhos jogando games de última geração ou crianças jogando videogames antigos. E é justamente esse último que trazemos para vocês hoje.

Várias crianças entre 8 a 13 anos foram escolhidas para jogarem, pela primeira vez na vida, o Atari 2600. Sem dizer nada, o apresentador mostra o aparelho para elas: “Eu nunca vi isso antes“, diz um garoto ao ver o videogame. “Oh, isso é um daqueles videogames antigos“, diz outra menina. “Isso é um Atari Genesis ou algo assim?“, pergunta outro. “Isso é um Atari. Acho que tem jogos do Mario nele né?“, diz uma menina. “Ah um Atari. Nós temos um desse em casa“, diz o garoto seguinte. “Já ouvi falar na música Forget You do Cee Lo Green“, diz a menina seguinte, citando a música do rapper norte-americano (que realmente cita o Atari), em parceria com o cantor Bruno Mars.

Após esse primeiro contato, elas recebem um resumo sobre a história do videogame e inclusive o nome do aparelho “Atari 2600“. Os comentários foram: “Que nome esquisito“, “É tipo o Nintendo 64 ou algo assim“, “Meus pais provavelmente jogaram nisso“.

Agora já apresentados ao sistema, a criançada está pronta para experimentar o primeiro jogo, o clássico Asteroids. Após alguma dificuldade em colocar o cartucho no aparelho e comentários como “Estou fazendo isso certo?“, eles iniciam o game.

A maioria acha o controle difícil de se mexer e como esperado, não se saem muito bom na jogatina e não gostam muito da experiência. Uma menina chega a dizer que “é bem divertido, eu adoro jogos antigos“. Outro menino diz que “é muito legal, pois quanto um jogo pode ser divertido sem os bons gráficos?“. Outro comenta “Hoje em dia os gráficos são quase reais, aqui são somente um monte de pixels“.

O apresentador então explica que antes do Atari a única maneira das pessoas jogarem games era saindo de casa e indo até locais onde tivessem fliperamas. “Isso é muito triste“, concorda a maioria. Então é explicado sobre a quebra dos videogames em 1983 e são apresentados ao próximo jogo, considerado um dos piores de toda a história (fato que alguns até já sabiam, inclusive): “E.T.“.

A maioria acha o jogo confuso, mas ironicamente uma menina gosta e diz “Eu gosto mais desse jogo do que Asteroids. Não sei porque as pessoas o odeiam“.

Por fim, após um buraco causar dores de cabeça para todos, o apresentador diz que o Atari é uma das principais razões pelas pessoas jogarem videogames hoje em dia. Todos agradecem e alguns comentam: “Obrigado por fazerem isso, pois agora eu tenho o meu PS4 e meu Xbox 360“, “Obrigado por criarem o Atari, pois sem ele não teríamos a maioria das coisas que temos hoje“, “Se isso nunca fosse feito, nunca teríamos Halo ou Call of Duty“.

Confira a reação da crianças abaixo: