No mês passado falamos aqui no Blog Tectoy sobre “Kung-Fu UFO“, novo jogo em desenvolvimento para o Mega Drive pelo estúdio indie uruguaio RetroNerve.

O game é descrito como uma mistura de vários gêneros como ação, plataforma e toque de beat’em up, com um visual bem atraente e um potencial notável.

Para saber mais sobre o projeto, o Blog Tectoy entrou em contato com os principais desenvolvedores, Javier Leal e Sebastián Abreu, que nos contaram com detalhes como anda o desenvolvimento do game, que ainda está em fase inicial.

O projeto em breve ganhará uma campanha no site de financiamento coletivo Indiegogo, disponível a partir de 18 de setembro, mas quem quiser já pode apoiar o desenvolvimento por meio do Patreon.

Confira abaixo a entrevista:

ENTREVISTA

Olá Javier e Sebastián, façam sua apresentação para os nossos leitores te conhecerem.

Javier: Alô galera! Meu nome e Javier Leal, sou Uruguaio e venho trabalhando em jogos educativos e publicitários faz mais de dez anos. Gosto muito de videogames, sejam retrô ou modernos e faço Pixel Art sempre que eu posso, é uma grande paixão.

Sebastián: Meu nome é Sebastián Abreu, nascido em Montevidéu, Uruguai. Desde os 11 anos eu programo em computadores, nos anos 90 eu costumava fazer meus próprios programas para fazer música em um TK90 (meu primeiro amor). Depois disso eu fui para o ZX Spectrum +2 cinza, e quando eu conheci o Chip AY-3-8912 minha vida mudou completamente.

Qual sua história com videogames e a Sega/Mega Drive em especial?

Sebastián: Eu lembro que foi no verão de 1992, quando um amigo me deu uma fita pirata com uns 14 jogos para o meu TK90. Quando consegui carregar o segundo jogo, fiquei impressionado, era o “Spy Hunter” da Sega, ainda é um dos meus favoritos e jogo sempre que posso. Também dediquei muitas horas da minha vida no “Enduro Racer”.

Algo engraçado é que eu jogava “After Burner” no meu TK90 (versão que não tinha som) então depois de carregar cada fase eu mudava para outra fita onde tinha gravado “Come Out and Play” da banda “The Offspring”, quando a música terminava, eu rebobinava a fita até o começo e ouvia novamente até eu terminar a fase.

O primeiro contato com o Mega Drive console que eu lembro é de ver o desenho animado do Sonic  todas as tardes com meus irmãos, ficávamos alucinados. Nas propagandas eles passavam os comerciais do Mega Drive com o Sonic correndo e fazendo aquele giro em 360 graus, com aquele parallax, e todas as cores. Eu nunca tinha visto nada como aquilo mas nossos pais não podiam comprar.

Javier: O meu primeiro console foi um Family Game (famiclone) no qual passei incontáveis horas jogando quando era criança. Esse console e  os arcades foram meu único contato com videogames até que me deram de presente um computador Pentium 2 e descobri o mundo dos jogos retrô através de emuladores e aí nasceu meu amor pela Sega. Pouco tempo depois comecei a comprar e colecionar consoles e jogos antigos e minha paixão foi crescendo mais e mais. Eu adoro metroidvanias e FPS, também gosto muito de beat’em up e de action RPGs como Diablo e hack and slash RPGs. Estou muito contente com toda essa popularidade que estão ganhando os jogos antigos nos últimos anos e desejaria ter mais tempo pra jogar tudo o que sai no mercado.

Kung-Fu UFO é o seu primeiro projeto? Qual a sua experiência no desenvolvimento de jogos?

Sebastián: Kung-Fu UFO é o nosso primeiro projeto como RetroNerve, tanto Jav quanto eu temos mais de uma década desenvolvendo e participando de desenvolvimentos de videogames. No meu caso, desde 2006 comecei a musicalizar desenhos animados, e publicidades para TV (como por exemplo Garoto, entre muitas outras). Em 2008 comecei a fazer trilhas sonoras para apresentações de cinema no sistema Dolby Digital 5.1, também participei da produção de videogames e Slot Machines, criando música e sound design. Até agora eu fiz mais de 30 videogames de forma satisfatória, dois seriados animados e umas de 70 peças para cinema e TV.

Javier: Eu tenho trabalhado por muitos anos como desenhista/ilustrador em videogames com conteúdo educacional ou para publicidade, sempre esperando o momento certo para dar o salto e me tornar um desenvolvedor indie em tempo integral. Como todo artista, há sempre muitos projetos no disco do computador em diferentes estágios de desenvolvimento. A possibilidade de levar um jogo para o Mega Drive nos deu um diferencial para alcançar mais público e a motivação necessária para nos concentrarmos em apenas um projeto e lutarmos até que ele seja lançado.

Como surgiu a ideia de Kung-Fu UFO? Quem trabalha nele?

Sebastián: Os primeiros esboços da ideia nasceram em papel e caneta  em 1993, onde um professor de Kung Fu enfrentava alienígenas em um planeta que está longe do nosso sistema solar. Essa história eu sempre quis fazer para o ZX Spectrum, 3 anos atrás eu estava prestes a realizá-lo, mas por falta de tempo, eu não consegui. A coisa mais engraçada sobre tudo isso é como conheci Jav, no Facebook através de amigos em comum eu comecei a ver o Pixel Art que ele fazia. Um dia eu vi alguns gráficos dele que gostei muito e resolvi mandar uma mensagem.

O Jav me me enviou uma spritesheet de um personagem com várias animações e eu adorei, sem dizer nada, eu adaptei os sprites para rodar na Mega Drive. Depois de ter este personagem andando e correndo através da tela na Sega real (com um Everdrive), acho que naquele momento eu o convenci que poderíamos fazer um projeto juntos.

Talvez teria sido melhor não realizar um jogo tão ambicioso como primero projeto, algo com menos ações, colisões, com uma jogabilidade simples, mas depois de contar a Jav a história de um personagem Kung-Fu contra seres extraterrestres que queriam conquistar o universo  ele fez um SpriteSheet do personagem que temos hoje em dia e eu não podia dizer não, eu já tinha feito o trabalho (sem dizer nada), então eu me senti comprometido a seguir em frente, hahaha.

Javier: A maior parte aconteceu sem planejamento, apenas nos deixamos levar pelo nosso amor pelos videogames e quando percebemos já estávamos muito avançados. Além de nós dois, também estamos trabalhando muito de perto com Adam Welch, o criador do Second Basic, ele está ajudando com o seu compilador e com o código e isso nos permitiu avançar mais rápido com o desenvolvimento e que o jogo funcione melhor. E temos também o Yayo (Luis Arellano) que está dando uma mão com a arte conceitual dos personagens e cenários.

Como está o desenvolvimento atualmente?

Sebastián: Atualmente o desenvolvimento está em um estágio Alpha, já temos várias fases feitas e vários protótipos de fases distintas com diferentes jogabilidades, temos até um protótipo para o chefão final (não diga nada sobre isso kkk). Temos algumas cinemáticas e os menus mais importantes. Ainda falta muito por fazer mas estamos avançando a um bom ritmo. Enquanto preparamos tudo para lançar a campanha de crowdfunding estamos lutando contra o tempo para ter uma DEMO jogável o quanto antes.

O que faz desse game especial? Fale um pouco sobre ele.

Javier: Se tudo sair bem, a parte mais especial do jogo é que vamos lançá-lo em cartucho, em uma caixa com um manual como se fazia nos anos 90. Adoramos isso e só a ideia de fazer algo assim nos motiva muito. Kung-Fu UFO é uma ideia muito nostálgica, mas ao mesmo tempo original e inovadora, estamos criando algo que mistura tendências de anos atrás de uma maneira bem moderna. Um gênero de plataforma como Flashback, com um sistema de combate com elementos de Mortal Kombat e Street Fighter e exploração como Tomb Raider, também tem veículos, batalhas com chefes e quebra-cabeças. E se quiserem algo ainda mais especial, esperem para ver a edição limitada de colecionador que vai ter no crowdfunding.

Quais são as principais influências para Kung-Fu UFO?

Javier: Nós não estamos tentando copiar nenhum jogo, queremos fazer algo bem original, mas temos nos inspirado em jogos como Prince of Persia, Final Fight, Tomb Rader, o nosso querido SONIC, Mortal Kombat e alguns outros. Também em muitos filmes de ação com artes marciais e ficção científica dos 80 e 90.

Sebastián: Voltando ao ano de 1992 e aquela velha fita pirata do TK90, eu poderia dizer que o BRUCE LEE do ZX Spectrum é minha primeira influência,  The Way of the Exploding Fist & The Way of the Tiger e as mesmas influências que Jav.

Quais foram as maiores dificuldades até agora?

Sebastián: A maior dificuldade até agora é a financiação do projeto, que tem sido desenvolvido graças a trabalhos externos. Com muito esforço e a ajuda das nossas esposas e muitos bons amigos e que estamos prestes a lançar a campanha de crowdfunding no próximo mês que esperamos seja bem-sucedida e alcancemos nosso objetivo para poder realizar esse grande sonho. Também a galera no Patreon.com tem sido uma grande ajuda monetária e graças a isso temos mantido um certo nível de qualidade no que estamos fazendo.

Javier: Com relação ao desenvolvimento do jogo,  não encontramos grandes obstáculos ou dificuldades. Se algo é difícil, a pior coisa que pode acontecer é a de levar mais tempo para terminar, mas (até agora) não encontramos nada que queríamos fazer e não conseguimos. O Mega Drive tem muito potêncial para fazer jogos bem legais.

Quais os seus jogos favoritos do Mega Drive?

Sebastián: Sonic The HedgeHog, Sonic 2, Sonic 3, Final Fight CD, Battletoads, Virtua Racing, Ristar, Mickey Mania, Mega Turrican. Esses são os que eu mais joguei. Acho que ainda têm muitos jogos bons no Mega Drive para descobrir.

Javier: Como disse tacha, sempre tem jogos por descobrir e um sempre tem medo de deixar fora da lista alguma joia esquecida, alguns favoritos meus são Blades of Vengeance, Aladdin, Golden Axe, Castlevania Bloodlines, Chakan, Judge Dredd, Splatterhouse (os 3), Megaman The Willy Wars, World of Ilusion e Gunstar Heroes.

Alguma história engraçada ou curiosa sobre o game que gostariam de compartilhar?

Javier: Para nós, o mais engraçado e curioso de todo esse processo foram as diferentes repercussões que recebemos. Pessoas muito legais da indústria aproximaram-se de nós com vontade de ajudar e desejar sorte, estou falando de gente que para nos são lendas por ter feito tal ou qual games e resulta que eles viram nosso projeto, gostaram e se comunicaram conosco. Tambem muitos fãs bem legais que nos apoiam o tempo todo nas redes sociais. É algo que não esperávamos e pelo qual estamos muito gratos e surpresos.

Algum próximo projeto em mente?

Javier: Enquanto trabalhamos, sempre surgem novas ideias que são deixadas para outros projetos ou conceitos que podem ser usados em outros tipos de jogos. Por enquanto, temos algumas ideias que gostaríamos de desenvolver, mas a prioridade no momento é tornar o de Kung-Fu UFO uma realidade. É um projeto ambicioso que não nos deixa tempo livre para fazer outras coisas. Depois disso adoraríamos poder fazer jogos para outros consoles e plataformas além do Mega Drive.

O Blog Tectoy gostaria de agradecer ao Javier e Sebastián pela entrevista, além de desejar boa sorte com o projeto.  Quem quiser continuar acompanhando as novidades pode acessar o site oficial ou as redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.