Se você acompanha o Blog Tectoy, certamente já deve ter visto por aqui matérias sobre os jogos inéditos para o Mega Drive como “Coffee Crisis” e “Little Medusa“, desenvolvidos pelo Mega Cat Studios.

Situado na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos, a empresa vem se destacando nos últimos anos com mais de 20 títulos produzidos  com enfoque em jogos para consoles retrô, incluindo o nosso querido Megão.

Segundo a própria descrição da empresa, sua missão é a de “dar uma nova vida aos antigos consoles de videogame com projetos artesanais e exclusivos que você não encontrará em nenhum outro lugar“.

Um trabalho feito com muita paixão e dedicação, como podemos testemunhar pelos jogos lançados, e que mantém viva a nostalgia de caixas, manuais e cartuchos físicos em um mundo governado por armazenamento em nuvem, códigos de download e licenças virtuais.

Para conhecer melhor a Mega Cat Studios e seus projetos, conversamos com Zack Manko, líder de desenvolvimento criativo da empresa. Não perca mais tempo e confere logo aí embaixo como foi essa conversa!

ENTREVISTA

– Como surgiu a Mega Cat Studios? Quem faz parte dela?

Alguns de nós vinham fazendo o contrato de desenvolvimento de jogos há anos e queríamos fazer um projeto para nós mesmos. Nós todos crescemos com os sistemas de consoles clássicos, então decidimos fazer um novo jogo físico para o NES. Nós nos divertimos muito fazendo isso, e sabíamos que os consoles retrô ainda tinham muito a oferecer, então entramos em cena para irmos em tempo integral.

– Quantos jogos vocês já lançaram? E quantos são para o Mega Drive?

A Mega Cat Studios tem cerca de 20 jogos agora, dos quais 5 são para o Mega Drive. E estamos apenas começando!

– Qual foi o jogo mais difícil de desenvolver no hardware do Mega Drive?

Definitivamente Coffee Crisis. Nós ainda estávamos nos acostumando com o desenvolvimento retrô na época, e a Mega Cat Studios era muito jovem como uma empresa. Nós também refizemos muita da arte no final do desenvolvimento. Os desafios ajudam as equipes a se unirem e somos muito mais fortes por causa disso!

– Como surgiu a ideia do jogo Coffee Crisis? Conte-nos um pouco sobre o desenvolvimento no Mega Drive.

Coffee Crisis começou como uma colaboração com uma cafeteria com tema de heavy metal local [o Black Forge Coffee House] que conhecemos em um evento de caridade. Decidimos fazer um jogo juntos, com os donos da loja escrevendo a história e os personagens e conosco criando o jogo. Fazer o jogo nos ensinou muito sobre o desenvolvimento no Mega Drive, e agora mal podemos esperar para lançar mais alguns títulos incríveis para esse grande console!

– Quais são as principais diferenças de Coffee Crisis do Mega Drive para plataformas mais modernas como o PC e o Xbox One?

As versões para PC e consoles modernos têm recursos atualizados, como gráficos aprimorados, uma trilha sonora de heavy metal incendiária e integração com o Twitch e o Mixer. Ele também tem a adição de modificadores processualmente gerados – como inimigos com saúde extra, ou café e sangue chovendo do céu – em todos os níveis. Isso mantém a jogabilidade nova e excitante toda vez que você joga.

– Como foi o desenvolvimento da integração de Coffee Crisis com as plataformas de streaming Twitch e Mixer?

Demorou um monte de playtesting meticuloso. Queríamos ter certeza de que não apenas nos divertíssemos e envolvêssemos com recursos voltados para a transmissão, mas que todos funcionassem perfeitamente também.

– Conte-nos sobre a participação dos Youtubers (Metal Jesus Rocks e Alpha Omega Sin) como personagens do jogo.

Como parte dos recursos atualizados das versões modernas, desejamos fazer alguns conteúdos adicionais. Ambos os Youtubers são campeões retrô com uma vibe de heavy metal, então sabíamos que eles pertenciam a um jogo como o Coffee Crisis! Esses caras sofreram lavagem cerebral pela ameaça alienígena e aparecem como novos chefes no jogo.

– Recentemente vocês lançaram o jogo Little Medusa para Mega Drive, SNES e NES. Você tem planos de trazer esses jogos para outras plataformas também?

Acho que todos ficaríamos felizes em ver Little Medusa chegando ao PC e aos consoles modernos! Lançamentos retrô de multiplataformas são algo que faremos mais quando fizer sentido.

– Como surgiu a ideia de Little Medusa?

Nós sentimos que God of War era um pouco intenso demais, e queríamos mostrar o lado mais amigável da mitologia greco-romana. Mega Cat Studios também precisava de um jogo de quebra-cabeças de ação em sua biblioteca, e um sucessor espiritual de Kickle Cubicle parecia uma ótima maneira de prestar homenagem a ele. Além disso, meu pai é um centauro.

– Quais são os seus jogos favoritos do Mega Drive?

Meu favorito pessoal é o Shadowrun. Ele explode a versão SNES. Eu também joguei muito Desert/Jungle/Urban Strike, X-Men 2: The Clone Wars, Phantasy Star III e Jurassic Park (aquele em que você poderia ser o raptor) quando criança. ToeJam e Earl é outro popular no escritório. O Mega Drive tem tantos grandes títulos que ainda estou encontrando novos jogos legais para jogar.

– Conte-nos mais sobre a equipe de desenvolvimento. Quantas pessoas participaram do desenvolvimento? Você trabalha em um escritório ou trabalha principalmente remotamente?

Nossa sede é em Pittsburgh, Pensilvânia, onde temos um escritório e onde reside nossa equipe principal. Partes da família Mega Cat também trabalham remotamente.

– Você conhece o Brasil ou alguma coisa sobre o mercado brasileiro de games?

Eu sei que o Brasil e a Sega tiveram um relacionamento longo e próspero! Pelo que entendi, há muita nostalgia e carinho pelo Mega Drive e Master System. Estamos orgulhosos de fornecer algumas novas experiências para esses consoles queridos!

– Quais são os próximos jogos que os fãs de jogos retrô podem esperar do Mega Cat Studio? Você pode compartilhar algum conceito com a gente?

Nosso próximo grande lançamento é a versão upmake do “Log Jammers”! Isso vem para o NES, e a versão de PC e consoles modernos está quase pronta. Nosso Kickstarter para completar o jogo estará disponível em breve! Você também pode esperar títulos mais impressionantes para o Mega Drive, como “Lethal Wedding”, um shooter de visão aérea estrelado por uma noiva e sogra duronas, e “Apeel’s Court”, apresentando um mundo situado em um show policial, bigodes dos anos 70 e uma banana policial.

– Considerações finais?

Gostaria de agradecer a todos que suportam jogos retrô, jogos independentes e o Mega Drive!

Blog Tectoy gostaria de agradecer ao Zack e Mega Cat Studios pela entrevista, além de desejar boa sorte com os futuros projetos.  Quem quiser continuar acompanhando as novidades do estúdio pode acessar o site oficial ou as redes sociais FacebookTwitter, Instagram e YouTube.