Chegando o Dia dos Pais, nada mais justo que prestar uma homenagem aos games que, de alguma maneira, possuem uma história envolvendo-os!

Como sempre, a arte imita a vida e, dependendo do título, o pai pode ser um herói e uma grande fonte de inspiração para sua vida ou um grande vilão.

Afinal, todos nós sabemos que, mesmo não sendo regra, é comum haver conflitos dentro do núcleo familiar. Só que em última instância, lá no “fundo da alma”, sempre há um pouco de amor guardado.

Este dia dos pais pode ser uma excelente oportunidade de cultivar este nobre sentimento, colocando  eventuais diferenças de lado, dar um forte abraço e mostrar que, apesar de tudo, o sentimento de pai e filho é mais importante.

E se você é uma criança dos anos noventa que hoje em dia tem filhos pequenos, aproveite o dia para cultivar um momento de diversão e mostrar que, na idade dele, era esse tipo de jogo que te fascinava!

Sem mais delongas, vamos a lista.

1 – Shenmue
(Dreamcast)

Começamos com um grande clássico do Dreamcast! Na história de Shenmue, o personagem principal é Ryo Hazuki, que busca vingança após ver seu pai ser assassinado pelo chefe de uma organização mafiosa chinesa, Lan Di.  Essa é apenas a “ponta de um iceberg”

O game foi idealizado por Yu Suzuki e lançado no ano 2000, sendo o predecessor do que conhecemos hoje como “jogo de mundo aberto”. O nível de interatividade do game chega a impressionar até o dias de hoje, e ele também foi pioneiro no que chamamos de Quick Time Events.

2 – Ristar
(Mega Drive)

E o clássico jogo do Mega Drive, Ristar, também tem um pai na história. Curiosamente, ele só aparece na versão americana, já que no lançamento japonês ele simplesmente não é mencionado.

Sendo o “lendário herói” que salvou todo o sistema Valdi, o pai do Ristar foi aprisionado pelo vilão Kaiser Greedy e, por isso, a estrelinha terá de se aventurar para salvar a galáxia. Na cena pós créditos, é mostrado ambos se reunindo novamente.

3 – “D”
(Sega Saturno)

Bastante underground nos dias de hoje, o “D” é um jogo de terror lançado para diversos consoles da época, incluindo o SEGA Saturn.  Na história, o pai da protagonista esteve envolvido em uma onda de assassinatos e ela deverá investigar o que está ocorrendo.

Grande sucesso no Japão e tendo relativa popularidade no ocidente, ele é do estilo filme interativo com elementos de Adventure, com resolução de enigmas onde você deve pegar um item “daqui” e usar “alí”.

4 – Sonic Adventure 2
(Dreamcast)

Talvez seja injusto colocá-lo aqui por não ser um pai biológico, mas não podemos esquecer que o ouriço negro Shadow foi uma criação dos esforços do Dr.Gerald Robotnik, o avô do Dr.Eggman, sendo que o próprio cientista chama-o de filho.

Criado inicialmente com o intuito de beneficiar a humanidade para descobrir os mistérios da vida eterna, o Shadow acaba se tornando um vilão devido a um desejo de vingança por terem assassinado sua melhor amiga, Maria, em uma situação “pra lá” de injusta.

Considerado por muitos um dos melhores e mais emocionantes jogos da série Sonic, este é um clássico do Dreamcast e merece estar nessa lista.

5 – Pier Solar
(Mega Drive / Sega CD)

O já clássico jogo indie que é praticamente oficial lançado em 2010 para o Mega e o SEGA CD também conta uma história com pai. Nele, o protagonista Hoston tem um pai que está doente e ele, junto com seus dois melhores amigos, vão se aventurar para encontrar uma erva mágica que pode curá-lo.

Evidente que isso é apenas a ponta de um iceberg para uma história bem mais profunda, cheia de reviravoltas e que mostrará ao jogador qual o verdadeiro sentido da amizade.

Você já jogou algum desses games? Tem alguma história com seu pai ou com seu filho relacionado a algum console da SEGA e Tectoy que queira compartilhar conosco? Diga pra nós!