Breakout” foi um arcade lançado pela Atari em 1976, e assim como a maioria dos seus jogos, possui uma interessante história por trás da sua criação, que conta com o nome do lendário Steve Jobs, cofundador da Apple e empresário que revolucionou o setor de informática.

Após o sucesso estrondoso do arcade Pong, lançado em 1972, Nolan Bushnell, o criador da Atari (saiba mais detalhes de sua história em nosso post especial), ansiava por repetir o feito e começou a desenvolver conceitos para um novo game, com inspiração nos elementos de Pong.

Bushnell queria transformar Pong em um jogo de apenas um jogador, onde seria usado uma barreira móvel para manter uma bola que vai destruindo uma parede de tijolos. O projeto foi evoluindo durante 1975 e Bushnell chamou Jobs para projetar uma versão protótipo. Para tal, o empresário (o único chefe que Jobs teve na vida) ofereceu uma recompensa de US$ 700 e um bônus de US$ 5 mil para quem criasse o jogo com menos de 120 chips de circuito integrado (os jogos na época usavam entre 150-170 chips). Quatro dias depois, Jobs voltou com uma impressionante placa de circuito.

Mas a verdade é que Jobs tinha pouco conhecimento em design de placa de circuito e então pediu a ajuda do seu amigo gênio em computação (e futuro cofundador da Apple), Steve Wozniak (que era funcionário da Hewlett-Packard Company), prometendo dividir a grana. Wozniak ajudou no projeto, mas anos depois afirmou em entrevistas que recebeu um calote de Jobs, que lhe entregou apenas US$ 350 pelo serviço, sem mencionar o bônus prometido por Bushnell, o qual não viu um centavo – sua placa de circuito tinha apenas 44 chips.

Wozniak e Jobs

No entanto, a Atari foi incapaz de usar o design de Wozniak, pois era tão compacto que se mostrou difícil de se fabricar com os métodos da empresa (ou simplesmente não entenderam o design dele). A companhia lançou sua própria versão para produção, com uma placa com cerca de 100 chips, mantendo todo conceito de jogabilidade desenvolvido por Jobs e Wozniak.

Assim, em 1976 era lançado o gabinete de arcade de “Breakout“, e como Bushnell previu, tornou-se um grande sucesso também. O seu monitor era preto e branco, mas os desenvolvedores tiveram a criatividade de colocar por cima da tela uma faixa de papel celofane para dar a impressão de que os blocos possuem cores.

o arcade de Breakout

Em 1978 uma versão oficial foi lançada para o Atari 2600, programada por Brad Stewart e trazendo as mesmas mecânicas e conceitos, com algumas poucas diferenças como menos fileiras de tijolos para destruir. Assim como o original, foi bastante popular no videogame caseiro.

Como Pong, o jogo cativa pela sua simplicidade, onde o jogador controla a barreira e deve rebater a bolinha jogada na tela, evitando que ela caia e destruindo os blocos no topo. Conforme o jogo avança e os blocos são derrubados, a velocidade da bolinha aumenta, tornando a tarefa mais difícil. Até quatro jogadores podem competir em 11 variados modos (bolinha invísivel, com pausa, com timer, parede invisível, etc).

Breakout no Atari 2600

O sucesso do jogo resultou ainda no desenvolvimento de uma versão melhorada chamada “Super Breakout“, lançada alguns anos depois. Embora muito parecido com o jogo original, o jogo traz novos modos e desafios que o deixam ainda mais interessante e viciante, como blocos que vão descendo até o jogador, como os alienígenas do clássico Space Invaders.

Além de ser um jogo incrível, “Breakout” também marca a passagem do lendário Steve Jobs pela Atari e serviu de inspiração para Steve Wozniak desenvolver o Apple II (um dos primeiros computadores da empresa), utilizando ideias após ter feito a arquitetura do game. Tanto “Breakout” quanto “Super Breakout” estão presentes em nosso Atari Flashback 7 e certamente são dois clássicos que merecem ser conferidos.

Curiosidades: Nolan Bushnell até hoje conta como foi trabalhar com  Steve Jobs: “Eu tive um bom amigo e empregado chamado Steve Jobs. Uma vez ele me ofereceu um terço da Apple Computer por 50 mil dólares, e eu recusei. Achei que abrir uma rede de pizzarias com videogames era uma ideia melhor“, contou durante a Campus Party Brasil 2013, se referindo à rede de restaurantes Chuck E. Cheese – saiba mais dessa história em nosso post sobre Nolan Bushnell.

Muitas pessoas me perguntam sobre Jobs e Wozniak. Em primeiro lugar é preciso dizer que os dois tinham um tremendo senso de diversão, um grande entusiasmo. Os dois sabiam que a criatividade e diversão são muito importantes. Uma coisa fundamental na sua vida é lembrar de uma coisa: você não deve crescer nunca. Quando você cresce, você perde a criatividade“.

Uma das características que fizeram Steve Jobs obter tanto sucesso é que ele era muito trabalhador. Não existem muitos empregados que você vai encontrar embaixo da mesa dormindo em uma segunda-feira pela manhã depois de passar o fim de semana trabalhando. Ele cheirava mal? Sim, mas só porque o escritório não tinha chuveiros, e isto é o que acontece depois de três dias sem tomar banho“.

Em 2016, em comemoração aos 40 anos de “Breakout”, até mesmo a concorrente da Apple prestou suas homenagens ao clássico jogo: é só digitar “Atari Breakout” na busca do Google Imagens que é possível jogar o game no navegador, usando as próprias imagens como blocos, como pode ser visto na figura abaixo.