Saudações amigos leitores do blog Tectoy!

Estamos de volta com mais uma entrevista muito bacana, desta vez mostrando a incrível história e coleção de Master System do pernambucano Diógenes André Cavalcanti Avelino, que conseguiu todos os modelos e variações do amado 8 bits lançados pela Tectoy!

Confira os detalhes da conversa que tivemos com ele abaixo e quem quiser trocar uma ideia com ele, ou quem sabe fazer algum rolo de colecionadores, podem entrar em contato através do seu Facebook.

Olá Diógenes, faça sua apresentação para os nossos leitores.

Olá pessoal, meu nome é Diógenes Avelino tenho 34 anos, casado, tenho uma filhinha que adora Alex Kidd, sou da cidade de Escada, Pernambuco, e sou um amante e colecionador do console Master System. Tenho todos os consoles e suas variações do Master System lançados pela Tectoy, assim como todos os acessórios e suas variações que saíram aqui no Brasil.

Qual é a sua história com videogames?

Minha história tem início nos anos 90, época em que meus pais não tinham condições de comprar um videogame e então nos sábados meu pai me levava a um fliperama onde jogava Moon Patrol do Atari. Nos domingos ele me levava para um fliperama onde tinha Master System e Mega Drive – o engraçado é que nesse lugar a gente jogava em pé 🙂

Foi paixão à primeira vista! O Master System me chamou a atenção com o jogo Double Dragon (foi o meu primeiro jogo e o mais importante da minha vida gamer). Jogava horas em pé, não cansava e meu pai querendo ir embora para casa, mas como um pai que sempre me apoiou, ficava me esperando 🙂

Não lembro exatamente o ano, acredito que em 1994, que de tanto pedir videogame, em especial o Master System (pois todos os meus amigos tinham, menos eu) meu pai decidiu me dar um no final do ano, mas em troca eu tinha que tirar notas altas na escola – não deu outra, a maioria só notas 9,5 🙂

No final do ano chegou o tão esperado dia, meu pai foi até Recife comprar o Master System. Por volta das 17h meu pai chega com a caixa dizendo “Olha aqui o seu videogame!“. Quando olhei o tamanho da caixa eu estranhei, pois os Master dos meus amigos eram grandes (1º modelo) e a caixa era pequena. Enfim, abri a caixa e era um CCE VG 3000, fiquei um pouco triste mas não queria demostrar, então perguntei “Porque não comprou o Master System?“.

A resposta me lembro até hoje: “Porque esse tem 3 jogos na caixa e ainda comprei um cartucho com 15 jogos“. Depois de um tempo acabei achando legal conhecer o Atari e seus jogos inesquecíveis como River Raid, Pac-Man, Hero entre outros. Certo dia, jogando em um fliperama, o dono do local estava querendo uma bicicleta para seu filho, então troquei minha bicicleta pelo tão sonhado Master System, que era a versão MS 3 Compact, que vinha com um controle e o jogo Sonic na memória.

Acordava cedo e jogava por horas, passei meses jogando Sonic e jogos que emprestava dos colegas, inclusive o primeiro jogo que peguei emprestado foi o Double Dragon. E foi assim que começou minha história de amor com o Master System. Depois de alguns anos, minha mãe me deu um SNES e foi a minha segunda e última paixão em relação a games.

Parecem todas iguais, não é? Mas a caixa da esquerda foi de uma promoção da Sams Club, a do meio abre por cima e a da esquerda tem um selo do Inmetro e abre pelo lado

Como começou sua vida de colecionador?

Minha vida de colecionador começou no ano de 2006 e apesar de ter um PlayStation 2, nunca tive uma grande paixão por essas novas gerações. Então decidi comprar um Master System e alguns jogos em uma loja virtual, a princípio só para me divertir quando saía do trabalho – jogava por horas e horas. Com o passar do tempo comecei a ficar mais exigente, comprava jogos com caixa e manuais, depois recomprava o mesmo jogo em condições melhores. E assim começou essa paixão, sempre fui um cara organizado e exigente com as minhas coisas, e a partir desse momento a coisa ficou séria. Comprei o meu primeiro Master System completo (MS 3 caixa branca com sonic na memória, tenho ele até hoje), depois comprei vários jogos, chegando a uns 30 títulos no final daquele ano – nessa época os jogos eram baratos, hoje com esse BOOM no ramo de colecionismo, as coisa estão mais difíceis.

Depois comprei um SNES e um Mega Drive primeiro modelo com Altered Beast, e depois de vários meses buscando e pesquisando, conseguir encontrar o meu VG 3000 – inclusive, esse último é o item com um valor emocional muito grande em minha coleção.

Em 2010 dei uma parada, essa foi uma época muito importante da minha vida, foi quando encontrei o meu grande amor e que hoje é minha esposa. Apesar de ter parado, a chama pelo colecionismo, em especial pelo Master System, estava só um pouco fria. Ela reacendeu no final do ano de 2015. Comecei a pesquisar nas redes sociais grupos de videogames, sempre dando prioridade ao Master System e retomei à vida de colecionador. Comprava itens de Master System, SNES, Mega Drive, N64, e nunca mais parei – mas meu foco sempre foi o MS.

Hoje em dia não tenho nenhum console dessa nova geração e sinceramente, não tenho nenhuma vontade. Até me desfiz de itens de consoles como PS3, PS2, um pouco mais velho Nintendo 64, tudo isso para me dedicar ao Master System.

Quais as suas melhores recordações em relação ao Master System e Tectoy?

As minhas melhores recordações são as já citadas, como as horas incansáveis em pé jogando Double Dragon e Alex Kidd, o fato de ter conseguido o meu primeiro Master System, ter a alegria de jogar Double Dragon em minha própria casa, todo o tempo gasto jogando Sonic, Castle of Illusion, entre outros – isso me emociona até hoje só de lembrar. Em relação à Tectoy, meus pais na época não tinham condições de comprar os produtos, mas achava lindo ver os brinquedos dos meus colegas na escola, acompanhar os comerciais na TV.

parecem idênticas, mas na parte debaixo da caixa uma tem escrito “Sega” e a outra não

Quais são os seus jogos favoritos e por quê?

Nem preciso dizer que o primeiro é o Double Dragon, por toda a história que ele representa em minha vida. O segundo é o Sonic que vinha na memória, passava horas jogando. Outros jogos que me marcaram foram Land of Illusion, Castle of Illusion, Ninja Gaiden (muito desafiante!) e Ayrton Senna Super Monaco GP, por tudo que o Ayrton representou em nossa geração.

esse está mais fácil identificar: o da direita veio com o Jogos de Verão (California Games) junto

Como é a vida de um colecionador de jogos? Como você pesquisa e adquire os produtos.

É uma vida intensa com muito amor envolvido e muitas emoções, desde a negociação com vendedor até a entrega do item – e aqui temos um grande problema, pois essa espera do produto tão desejado deixa qualquer colecionador com as emoções à flor da pele! Mas não existe coisa melhor do que você ver a mensagem que o objeto saiu para entrega, é indescritível.

Em relação as pesquisas, posso te dizer que a principal fonte de pesquisas são as amizades, ainda te digo mais, uma coisa muito legal da comunidade de colecionadores do Master System é a união. Claro que existe sempre exceções de pessoas, mas participo de vários grupos e vejo isso de perto. O colecionador de Master System coleciona de fato por amor e não por paixão. Tem muito sentimento atrás de cada item conquistado. Não estou dizendo que os colecionadores das outras plataformas não têm, longe disso, mas nos grupos da Sega é evidente o AMOR pelo console. Um sempre ajudando o outro.

Nesse tempo de pesquisas e compras, conquistamos uma coisa muito mais importante do que qualquer jogo e qualquer console: os amigos. Não poderia deixar passar e agradecer a vários amigos que me ajudaram e ajudam nas pesquisas e nas conquistas:

Ricardo Régis, pelas buscas incansáveis, pelas conquistas, pelas horas conversando e trocando ideias. Sou seu fã, por tudo que você representa nesse mundo de colecionador e pela pessoa que você é. Não poderia deixar de agradecer pelos presentes, um Master System 3D e uma variação do Master 20 em 1, sem eles não conseguiria completar a minha coleção.

Flávio Antônio, por todo o conhecimento passado a mim nesses anos e pelas pesquisas, pelas horas conversando, trocando ideias, sou seu fã também, você merece tudo que tem, obrigado mesmo.

Fábio Martucci, pelas conversas, ideias e ainda me passou até itens de sua coleção para que eu conseguisse completar a minha.

Daniel Brito (pela as longas conversas), entre outras pessoas que têm o meu respeito e admiração, que me ajudaram e muito no que tenho hoje, sem eles posso te dizer com toda a certeza, não teria conseguido nada. O MEU MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO.

Quantos jogos e consoles da Sega/Tectoy você possui e quais são os itens mais raros da sua coleção?

Atualmente tenho 158 jogos, todos os consoles do Master lançados pela a Tectoy (36 ao todo) e também todos os acessórios. Em relação aos itens mais raros, posso citar por categoria:

A) Jogos posso citar o Legend of Illusion e o Ultimate Challenger (ambos estrelados pelo Mickey);

B) Consoles posso citar em 1º Lugar o Master System 3D (infelizmente ainda não tenho caixa dele, inclusive tenho que mencionar que esse console foi um presente do meu amigo Ricardo Regis); o Master System Light Phaser (uma série que vinha junto com o kit uma pistola Light Phaser Azul) na minha opinião uma das caixas mais bonitas já feitas; o Master System 3 Super Compact Série Super Futebol 2  e com Alex Kidd (ambos com a caixa com uma tonalidade de azul escura).

modelos do Master System Light Phaser, cada um com um jogo diferente

Tem algum item que você queira muito e até hoje não conseguiu adquirir?

Além da caixa do Master System 3D, meu próximo foco é ter toda a coleção dos jogos que ainda infelizmente não tenho, mas terei.

O que você achou da iniciativa da Tectoy de voltar com o Mega Drive?

Achei sensacional a iniciativa da Tectoy em relançar o Mega Drive, nostalgia pura e ainda com uma ótima qualidade. Uma coisa muito importante que acho que foi a grande sacada da Tectoy, o console aceitar cartuchos. Espero que a Tectoy lance também o Master System, espero ansioso para que um dia esse lançamento aconteça dessa mesma forma que aconteceu com o Mega Drive.

caixas quase idênticas, mas embaixo delas o tamanho do selo do Inmetro é diferente para cada uma! (confira na imagem mais abaixo)

Alguma consideração final, história interessante que queira compartilhar ou dicas para quem gostaria de começar a vida de colecionador?

Venho reforçar mais uma vez, a amizade acima de qualquer coisa, isso levamos para a vida toda. Uma dica legal é manter o foco, mire um algo e siga ele, não podemos ter tudo de uma vez, vamos com calma que tudo se consegue, tem itens que iremos conseguir com mais facilidade e outros não – se possível consiga logo os mais difíceis (também serão os mais caros). E uma coisa legal é: colecionar é muito bom e prazeroso, mas jogar é melhor ainda. Como já ouvi várias vezes do meu amigo Flávio Antônio “para de pesquisar e vai jogar“. OBRIGADO TECTOY POR TUDO QUE FEZ E AINDA ESTÁ FAZENDO EM NOSSAS VIDAS, obrigado pela oportunidade e VIDA LONGA AO MASTER SYSTEM.

Confira abaixo mais algumas fotos da coleção do Diógenes: