Antes de Sonic ou Alex Kidd, a Sega teve uma mascote que não é muito lembrada nos dias de hoje, conhecida pelo nome de Opa-Opa, uma simpática navezinha senciente (uma criatura viva) que apareceu pela primeira vez no game para fliperamas “Fantasy Zone“, lançado em 1986.

O jogador assume o comando de Opa-Opa, que deve salvar o seu mundo, Fantasy Zone, de uma invasão de forças inimigas. O elemento mais interessante do game é que era possível controlar a navezinha tanto para a direita como para a esquerda, um diferencial dos jogos de nave daquela época, que em sua grande maioria tinham um deslocamento de tela fixo, sem essa liberdade de movimentação.

Fantasy Zone para arcades

Outro ponto que chamava bastante a atenção era o seu visual fofíssimo e colorido, com um estilo todo único, apesar das semelhanças com “Twin Bee” da Konami, lançado um ano antes. Mas, apesar do visual “fofuxo“, “Fantasy Zone” tinha um nível de dificuldade bem elevado, com inimigos pipocando por todos os cantos da tela.

Não demorou muito para que o Master System (e outros sistemas da época) ganhasse uma versão do jogo, onde acabou se tornando bem popular. Opa-Opa ainda estrelou um segundo jogo para arcades e Master System em 1987, o “Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa“, que basicamente seguia mesma fórmula do antecessor, mas com visuais melhorados (e ainda mais coloridos) e introdução do irmão do herói, o Upa-Upa.

Fantasy Zone no Master System
Fantasy Zone no Master System

Entre o final dos anos 80 e metade dos 90 Opa-Opa apareceu em outros games como “Fantasy Zone: The Maze” (Arcade, Master System), “Super Fantazy Zone” (Mega Drive) e “Fantasy Zone” (Game Gear), mas logo foi colocado para escanteio pela Sega com o surgimento de Alex Kidd e posteriormente de Sonic.

Opa-Opa ainda apareceu no clássico anime Zillion (teve até um episódio centrado nele, mas seu nome foi traduzido como Bongo aqui no Brasil) e fez algumas aparições em outros títulos da Sega, sendo a mais notória no jogo “Sega & Sonic All Stars Racing“, de 2010. Sua última aparição nos games foi na coletânea “Sega 3D Classics Collection”, para o portátil Nintendo 3DS.

Apesar de estar meio esquecido nos arquivos da Sega, nós fãs sempre vamos nos lembrar desse personagem que esbanja carisma e estaremos torcendo pelo seu retorno triunfal em um novo game.

Confira abaixo algumas imagens dos jogos e do personagem:

Fantazy Zone II – Master System
Fantasy Zone II DX: The Tears of Opa-Opa – PS2
Super Fantasy Zone – Mega Drive
Opa-Opa em "Sonic and SEGA All-Stars Racing"
Opa-Opa em “Sonic and SEGA All-Stars Racing”
Opa-Opa no anime Zillion
Opa-Opa no anime Zillion

  • Alex Soares Borges

    Os jogos são bons, mas o personagem não tem carisma. Muito compreensível ter sido substituído…