Criado por fãs em 2016, “Sonic Utopia” é um jogo que se passa em um ambiente tridimensional de “mundo aberto” (na verdade é apenas uma grande área aberta, mas segundo o programador o objetivo final é que as fases tenham um ponto de conclusão, como nos jogos clássicos), mantendo todas as características e elementos que fizeram o ouriço famoso no mundo todo.

Segundo a descrição do vídeo no YouTube, “Sonic Utopia é um experimento que não apenas tenta expandir o gameplay de Sonic de uma forma intuitiva em 3D, como também busca capturar o melhor do estilo de Sonic e combiná-lo com uma experiência coesa. Quase tudo nesta demo, da arte ao som para o mecanismo de jogabilidade, foi feito a partir do zero“.

O resultado ficou incrível e apesar do projeto não estar totalmente finalizado (na verdade está bem no início), os fãs já podem ter uma ideia  do trabalho através do vídeo divulgado abaixo ou pela demo disponibilizada através deste link (lembrando que a demo está em fases iniciais de produção e pode apresentar vários bugs):