Mais um título para a lista de cancelados na última hora do Mega Drive. Zodiac é o nome do game desenvolvido pela Ubisoft entre 1992 e 1993, por uma equipe composta por Frederic Houde (um dos criadores de Rayman) e Laurent Cluzel (que trabalhou em Starush, um shmup de Amiga de 1992, e o adventure The City of Lost Children).

Frederic falou sobre o jogo em uma entrevista para o site Arcade Attack, confira abaixo:

Como você teve a oportunidade de trabalhar para a Ubisoft?

Meu melhor amigo Frederic Markus trabalhou em um jogo chamado Starush para Amiga, Atari ST e PC, enquanto eu terminava meu serviço militar. Então, tentei uma abordagem para me juntar à equipe. Tínhamos uma estratégia para mostrar algo grande à Ubisoft para poder criar outra versão (console), comigo como programador principal. Decidimos mostrar um enorme chefe na plataforma Amiga, algo que o atual programador deste jogo não era capaz de fazer. A Ubisoft não tinha mais de 50 funcionários no momento. Lembro-me de mostrar minha demonstração do Game Boss para Yves Guillemot (o melhor chefe do mundo), e ele me disse: ‘ok, eu não sei o projeto em que você trabalhará, mas aqui está um pouco de dinheiro, considere-se trabalhando para a Ubisoft’. Foi o começo da minha carreira.

Conte-nos um pouco mais sobre o primeiro jogo em que você trabalhou:

Acabei fazendo Zodiac (inspirado em Starush) no Sega Mega Drive. Demorei um ano e meio, com Laurent Cluzel como artista gráfico, criando a engine, codificando as ferramentas, sozinho no meu apartamento. Na época não havia internet. O jogo estava 100% terminado, mas o Sega Mega Drive começou a desacelerar naquele momento e, infelizmente, a Ubisoft decidiu não lançar o jogo. Existem apenas duas ROMs neste momento, a de Laurent e a minha. Talvez algum dia eu darei uma cópia ao universo emulador de Mega Drive.

De acordo com documentos publicados pelo VG Densetsu alguns anos atrás, um protótipo de Zodiac foi demonstrado para a Ubisoft, que decidiu cancelar o jogo por causa da concorrência com Thunder Force IV e do alto custo dos cartuchos, que dificultariam o lucro com seu lançamento.

Infelizmente não temos imagens ou vídeos de Zodiac, que continua sendo um mistério, vamos torcer que uma ROM apareça algum dia na internet. Mas ao menos encontramos esse curto vídeo, publicado na conta do próprio Frederic Houde, com a tela de abertura do game:

E abaixo o game Starush do Amiga, citado como uma das inspirações para Zodiac:

[via Unseen64]