Pôneis são animais fofos e que atraem a atenção principalmente das crianças, que se encantam e adoram brincar com eles. E foi pensando nesse público infantil que a desenvolvedora Artech Studios lançou para o Mega Drive em 1994 “Crystal’s Pony Tale“, estrelando os adoráveis bichinhos.

O jogo, recomendando para crianças de 4 a 7 anos, tem como protagonista a pônei rosa (suas cores podem ser alterada a qualquer momento pelo jogador) chamada Crystal, que tem como missão salvar seus amiguinhos que foram aprisionados pela Bruxa Tempestade e que agora controla todo o reino de Poneyland. Agora cabe ao jogador ajudar a nossa brava heroína de quatro patas a desbravar um mundo encantado e enfrentar os mais malvados inimigos e armadilhas para libertar todos das mãos da bruxa malvada.

É claro que, como sendo um jogo indicado para o público infantil, suas mecânicas são bem simples e acessíveis. Inclusive, Crystal não ataca e nem mata adversários, já que eles nem ao mesmo existem no game, ao menos não na forma tradicional.

No entanto, o jogo possui ideias excelentes que farão a criançada raciocinar constantemente. Não há uma divisão de fases, mas sim vários cenários que devem ser explorados, onde podemos ir e vir quando necessário – como em um jogo metroidvania – sendo essencialmente um game de exploração e coleta de itens.

Para progredir na aventura é necessário coletar itens como Chaves e Ferraduras, que servem para abrir baús e portões para outras áreas. Há ainda alguns puzzles espalhados pelo cenário, que são facilmente resolvidos através do botão de interação da pônei – como portas com símbolos iguais que levam a um ponto a outro ou interação com outros animais. Apesar de não haver inimigos, há alguns obstáculos que fazem Crystal perder as importantes Ferraduras, então é necessário ter que desviar de certos elementos.

Para libertar os companheiros presos é preciso achar sete joias com formatos diferentes, cada qual servindo como uma chave para libertá-los, e assim formar um arco-íris que os levará de volta para a casa – um enorme castelo na verdade, pôneis chiques esses! Para completar o pacote fofura, os gráficos e cenários são extremamente coloridos com boas animações e visuais, justamente para atrair a atenção dos pequeninos.

Crystal’s Pony Tale” é um jogo educacional recomendado para as crianças que estão tendo um primeiro contato com videogames, mas que vai exigir delas um certo grau de raciocínio e espírito explorador para progredir na aventura e ajudar Crystal a salvar os seus amiguinhos pôneis!

  • Iochi10

    Blog Tectoy, cadê as matérias novas? Pois já faz uns dias que vcs não postaram mais nada de novo, seja as análises de jogos ou algum artigo retrô. Uma sugestão, porque vcs não produzem um vídeo mostrando o novo mega drive? Fica a dica ??