Com o sucesso sobre a curiosidade das fases do Sonic 1, nada mais justo que explorar um dos jogos mais famosos do azulão, o Sonic 2! Já exploramos esse game aqui no Blog Tectoy diversas vezes, mas como todo bom clássico, é sempre legal relembrar dele para que nunca seja esquecido! Então, sem mais delongas, vamos lá!
Emerald Hill Zone
- No protótipo de Sonic 2, essa fase era chamada de Green Hill Zone
- O nome da fase foi uma homenagem a um lugar nos Estados Unidos que se chama Emerald Lake Hills, que fica ao sul de São Francisco. A equipe levou uma versão beta do cartucho do Sonic 2 para um shopping para as crianças testarem por lá e Yuji Naka, o programador da série e considerado o pai do Sonic, achou que o nome tinha tudo a ver com um jogo do azulão. De quebra, há oito postes para entrar nos Special Stages e é possível coletar todas as esmeraldas apenas nos dois primeiros atos, justificando também do porquê o nome é “Emerald Hill”
- Um remix da música aparece em Mario & Sonic At the Olympic Games para o Nintendo DS
- Em Sonic Advance também há um remix dessa música
- No episódio piloto do desenho Adventures of Sonic the Hedgehog, o Sonic está correndo em um cenário que lembra muito a Emerald Hill, provavelmente é uma referência (Vídeo acima)
Chemical Plant
- Durante os créditos do filme Wreck-it-Ralph, é possível ver o Sonic correndo pela Chemical Plant Zone.
- O jogo “Jump Boy” para os antigos celulares da Samsung usa a música dessa fase
- Essa é a terceira fase mais recorrente dos jogos do Sonic, atrás da Green Hill Zone (de Sonic 1) e Seaside Hill (de Sonic Heroes)
- É o primeiro local que tem os boosters para dar velocidade instantânea ao Sonic.
Aquatic Ruin Zone
- Originalmente o nome dessa fase seria Neo Green Hill Zone. Muitos fãs acreditam que, pelo jogo inicialmente ter o conceito de viagens no tempo(ideia descartada pelo tempo de produção), essa fase se passaria no passado da Emerald Hill Zone, que originalmente também estava nomeada como Green Hill Zone.
- Curiosamente, o nome Neo Green Hill Zone foi reaproveitado para a primeira fase de Sonic Advance.
- Ao unir o Sonic 2 com o Sonic & Knuckles, o chefe dessa fase acaba sendo bem mais desafiador, considerando que o equidna não consegue pular tão alto quanto o Sonic ou o Tails.
Casino Night Zone
- Essa é uma das fases que mais tem diferenças entre a versão beta e final. Tanto os gráficos quanto o level design eram bem diferentes.
- Muitos fãs brasileiros satirizam a engenhoca do Dr.Eggman nessa fase dizendo que ela é semelhante a “Nave da Xuxa”
- O sucesso dessa fase rendeu uma temática inédita para a série Sonic: as fases de cassino, que são uma das mais recorrentes entre os games do mascote.
Hill Top Zone
- Muitos fãs acreditam que essa fase é a contraparte 16 bits da Sky High Zone, fase de Sonic 2 para o Master System.
- Essa fase utiliza os mesmos gráficos da Emerald Hill, só que modificados.
- As árvores que há nessa fase são remanescentes da deletada Dust Hill Zone.
Mystic Cave Zone
- Curiosamente, essa fase teve o nome de Dust Hill Zone na tela de seleção de fases de um protótipo. Isso se trata de um erro, já que essa fase se passaria no deserto.
- A música que toca nessa fase no modo de dois jogadores seria de outra fase deletada: a Hidden Palace Zone.
- Por falar nela, a versão para celulares reviveu essa fase e ela pode ser acessada ao cair em um buraco da Mystic Cave Zone, se tornando uma fase secreta.
Oil Ocean Zone
- A bola utiliza no chefe da Green Hill Zone de Sonic 1 pode ser incluída nessa fase através do Debug Mode. Eventualmente foi descoberto que ela seria uma mecânica de gameplay que eventualmente foi descartada.
- Durante os créditos toca um medley com as músicas de todas as fases do game, exceto a Oil Ocean.
- No episódio piloto de Adventures of Sonic The Hedgehog, também há um cenário que lembra a Oil Ocean
- Este lugar também apareceu na Archie Comics (foto acima)
Metropolis Zone
- Essa é a única fase a ter três atos. Originalmente seriam dois, como as outras, e o terceiro seria uma fase chamada “Cyber City”, sendo um outro ambiente. No entanto, não daria tempo para a fase ficar pronta, mas como a geometria do lugar já estava desenvolvida. Yuji Naka achou que seria um desperdício apagar todo o trabalho feito, e resolveu transformá-la no terceiro ato da Metropolis.
- Os poucos gráficos desenvolvidos para a Cyber City foram reaproveitados na The Machine de Sonic Spinball.
- Muitos creem que a Mad Gear Zone de Sonic 4 se passa no mesmo lugar da Metropolis.
- Essa fase também aparece no Lego Dimensions (vídeo acima)
Sky Chase / Wing Fortress
- A Sky Chase é a única fase que não tem um chefe
- A Sky Fortress Zone Act 1 de Sonic 4 Episódio II é inspirada nessa fase
- A Wing Fortress tem o lacre escrito “Eggman”, que é o nome japonês do vilão, em sua lataria (foto)
- Há um bug na cutscene onde o avião Tornado está perseguindo a nave do Dr.Eggman que, se ultrapassar os 10 minutos, o jogador morre no meio da cena. No relançamento para dispositivos móveis, o bug foi corrigido e o timer fica travado em 9:59.
Death Egg Zone
- Rumores apontam que originalmente essa fase seria dois atos inteiros, mas devido ao pouco tempo de produção, deixaram apenas os chefes finais
- A teoria é reforçada com o Sonic 3 & Knuckles, já que neste game ainda há a Death Egg e, dessa vez, conseguiram fazer dois atos inteiros;
- O Dr.Eggman tem uma animação de riso quando o Mecha Sonic te dá um dano, no entanto, não é possível vê-la por meios naturais porque a Death Egg não tem anéis. Caso você coloque anéis com o Debug Mode, se você for atingido pelo robô, perceberá o vilão dando uma risada.
- A cena final desse jogo foi recriada em diversas ocasiões, como em Sonic Advance e Sonic Pocket Adventure.
- É a primeira aparição do Death Egg Robot, o robô gigante que aparece em diversos games posteriores.
- Essa fase também aparece em Lego Dimensions
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