Sonic the Hedgehog é um clássico que jamais será esquecido, e já exploramos ele diversas vezes aqui no Blog da Tectoy. No entanto, clássicos eternos sempre merecem ser lembrados e, por isso, decidimos mostrar nesse artigo algumas curiosidades das fases do primeiro Sonic!

Green Hill Zone

  • De acordo com uma entrevista de Yuji Naka, a Green Hill Zone foi a fase que mais tempo demorou a ser finalizada, demorando cerca de seis meses. Isso porque o objetivo da equipe era fazer um cenário com visuais lindos para os padrões da época, e até ficarem do jeito que queriam, a Green Hill Zone passou por cinco mudanças “inteiras”. A única versão protótipo que se tem conhecimento é esta que aparece na imagem acima.
  • Quando estavam desenvolvendo o Sonic Mega Collection para o Nintendo Gamecube, Yuji Naka queria presentear os fãs com uma versão antiga da Green Hill Zone mostrada aos jogadores durante a Tokyo Game Show de 1990. No entanto, o cartucho foi roubado e os dados dessa versão simplesmente sumiram.
  • Originalmente, o Sonic teria um tom de azul mais claro, mas graças as águas de fundo da Green Hill Zone, eles escureceram para um azul-cobalto para que o jogador não confundisse ele com o cenário.
  • O efeito parallax das nuvens são mais rápidos na versão japonesa.
  • Cada ato da Green Hill Zone possui um looping

Marble Zone

  • Inicialmente haveria OVNIs no céu da fase, mas eles foram descartados por razões desconhecidas;
  • Na área em que o Sonic precisa correr da lava no corredor, há um espinho que não mata o Sonic espremendo-o no teto. Caso você tenha anéis, ele será empurrado para os lados.
  • Inicialmente essa seria a terceira fase, enquanto a segunda era a Labyrinth Zone. No entanto, os desenvolvedores mudaram a ordem porque o nível de dificuldade da Labyrinth é muito alto e eles queriam que fosse mais progressiva.
  • O primeiro ato dessa fase teve seu level design “reciclado” na fase 2-1 da GameLand de Sonic Colors.
  • Marble Zone também aparece em Lego Dimensions.

Spring Yard Zone

  • Inicialmente essa fase se chamaria Sparkling Zone e seria um cenário urbano com luzes em neon, sendo mais semelhante as fases de cassino que vieram nos jogos posteriores.
  • Essa foi a primeira fase idealizada e também finalizada.
  • Em Sonic Colors, a fase 4-1 da Gameland é baseada no primeiro ato da Spring Yard Zone.
  • A música tema é uma homenagem a fase “Lovin You ‘Sawako’ do guitarrista japonês Toshiki Kodomatsu.

Labyrinth Zone

  • Inicialmente haveria um monitor com óculos de mergulho que daria ar infinito nas águas. Eventualmente retiraram e decidiram deixar apenas as bolhas de ar.
  • A fase Lost Labyrinth de Sonic 4 Episódio I é uma homenagem a esta, e muitos fãs acreditam que se trata do mesmo local, porém em outra época.
  • O ato 5-1 da Gameland de Sonic Colors é inspirada no primeiro ato da Labyrintth Zone.
  • Inicialmente o cenário seria uma caverna, mas eventualmente mudaram para a forma de templo como conhecemos hoje.

Starlight Zone

  • A fase Gigalopolis Zone de Sonic Chaos lembra a Starlight Zone e muitos acreditam se tratar de locais semelhantes, já que ambos se passam na South Island.
  • Essa é a única fase que tem elementos de cenário na frente também.
  • O lugar é referenciado no desenho Adventures of Sonic the Hedgehog
  • Uma versão remixada da música aparece no menu de Sonic Advance.

Scrap Brain Zone

  • Originalmente o terceiro ato era para ser uma fase completamente diferente e exclusiva. No entanto, para dar tempo de lançar o jogo aliado ao pouco espaço no cartucho, a Sonic Team decidiu que o terceiro ato utilizaria os gráficos da Labyrinth Zone.
  • Essa é a única fase que não é possível acessar os Special Stages, mesmo tendo cinquenta anéis. A razão por trás disso é porque a parte da programação responsável pela animação dos anéis gigantes é utilizada para as fumaças do cenário.
  • Originalmente a fase se chamaria Clock Work Zone (Zona da Torre do Relógio)
  • O ato 3 da Scrap Brain é o único que não mostra uma pontuação ao encerrar a fase.

Final Zone

  • Inicialmente essa fase seria um ato completo, e não apenas a luta final contra o Dr.Eggman.
  • Em Sonic Mania recriaram o último chefe desse game na fase Metallic Madness.

Lembrete: não deixe de conferir nosso querido e velho Mega Drive, que voltou ao mercado com a nossa edição lançada em 2017, com 22 jogos na memória e expansível com o uso do cartão SD. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.