Em agosto de 1990 Moonwalker, o jogo do Rei do Pop Michael Jackson, chegava ao Mega Drive, baseado no original lançado para fliperamas, que por sua vez era inspirado no no filme musical homônimo lançado pelo cantor em 1988. Nunca ouviu falar desse filme? Não se preocupe, pois damos uma rápida recapitulada para contextualizar nossos leitores.

Michael Jackson’s Moonwalker” é um filme musical lançado no auge da carreira do cantor, durante a turnê do álbum Bad no final dos anos 80. O “filme” conta com um roteiro bem raso, na verdade uma forma diferente que ele achou para apresentar seus vídeos e clipes musicais. Na narrativa, Michael combate um traficante de drogas conhecido como Mr. Big (vivido pelo ator Joe Pesci) que acaba raptando os jovenzinhos Kate, Zeke e Sean, e agora o músico deve usar seus poderes mágicos e sua dança para salvar as três crianças do vilão e de seu exército.

O que realmente chama a atenção no filme são os vídeos clipes super produzidos, sendo um dos melhores momentos o antológico Smooth Criminal, em que Michael incorpora um gângster “bonzinho” e enfrenta vários bandidos com a ajuda de seus bailarinos com grandes performances. Confira abaixo:

Agora que você já sabe sobre o que se trata Moonwalker, vamos ao game inspirado no mesmo, lançado em 1990 pela Sega, com ajuda do próprio Jackson, para fliperamas. Esta versão é bem diferente das que seriam lançadas posteriormente para consoles (Mega Drive e Master System), e conta com uma visão aérea em diagonal e segue mais o estilo de pancadaria beat ‘em up do que o de plataforma dos consoles, e permite que até três jogadores joguem ao mesmo tempo.

o fliperama de Moonwalker usava um tipo de chip que depois de alguns anos parava de funcionar, ou seja, achar uma máquina original funcionando é bem difícil

Alguns meses depois a Sega decidiu transportar o game para o Mega Drive, sendo que nos EUA o console chegou no final de 1989 e foi um grande sucesso, principalmente por causa das campanhas de marketing bem agressivas da Sega of America para promover o console em território norte-americano. E Moonwalker/Michael Jackson fazia parte dessas campanhas (além de outras celebridades da época), com vários comerciais na televisão e em revistas. Confiram abaixo um dos comercias de Moonwalker para Mega Drive, que fazia parte da famosa série “Genesis Does What Nintendon’t“.

Comercial do jogo da série “Genesis Does…”

uma impressionante propaganda de quatro páginas veiculada em revistas da época

Com imagem do próprio Michael Jackson ajudando no marketing, o game foi lançado e ficou bastante conhecido. Algumas mudanças ocorreram em relação ao fliperama: agora a visão e a jogabilidade eram no tradicional plataforma lateral 2D, mas mantendo alguns conceitos como salvar as criancinhas raptadas pelo malvadão Mr Big. O objetivo é explorar os cenários e encontrar as crianças escondidas atrás de portas, moitas, pedras, e outros objetos que aparecem pelos ambientes (alguns deles estão vazios ou podem conter inimigos escondidos ou ainda bombas).

as animações de Michael retratam fielmente os famosos passos de dança do lendário cantor/dançarino

Visualmente, o jogo está longe de usar todo o potencial do Mega Drive, mas se apresenta de forma bastante razoável e agradável, com um bom nível de detalhes e cores – mesmo na época, o console já tinha jogos com nível gráfico melhores. O que chama a atenção mesmo são as animações de de Michael (inclusive os mais atentos poderão perceber as faixas nos dedos das mãos que o cantor usava na vida real), que anda dançando e possui ataques/movimentos que lembram muito os famosos passos do astro na vida real, como o Moonwalk e a giradinha com o lançamento do chapéu ao ar.

Michael matando cachorro a grito literalmente Whooooo

Quando Michael utiliza o golpe especial em que faz todos os personagens dançarem na tela, similar à versão arcade, os inimigos ficam enfileirados e começam a dançar junto com o astro (nem os cachorros conseguem resistir aos poderes da dança de Michael Jackson. Mas quem pode culpá-los?), como em seus vídeos e shows, derrotando os inimigos assim que termina a música especial.

Os inimigos se apresentam de forma bem variada, cada qual combinando com o cenário onde se encontram, indo de gângsteres a bandidos de rua, soldados armados, zombies e até a presença de uma cachorrada tentando tirar um pedaço do Rei do Pop. São ao todo cinco estágios (com um sexto no espaço para a batalha final), começando com a casa noturna Club 30’s, passando por ruas noturnas, florestas com cemitérios, cavernas e no final a base inimiga. Cada estágio possui três áreas, o que torna o jogo relativamente longo e com uma dificuldade crescente. Os cenários ficam maiores, há um maior número de crianças para serem encontradas e a quantidade de inimigos aumentam na tela. A aventura pode se tornar um pouco cansativa depois de um tempo, e como não há sistema de salvamento, esteja preparado para uma longa jornada.

Primeira Fase: Clube 30 – Michael entra no clube, lança uma moeda na Jukebox e dá vida ao lugar morto

Segunda fase: Ruas – Michael vai para as ruas enfrentar arruaceiros, marginais e até cachorros. Faça como a música e mande “Caírem Fora” (Beat It)

Terceira Fase: Floresta – em meio a um cemitério aterrorizante, zumbis tentam arrancar os miolos de Michael

Quarta fase: Cavernas – aranhas, soldados e zumbis, as coisas se complicam nesta fase

Quinta fase: Base Inimiga – outra fase do capeta, mas agora já está quase no fim

Sexta fase: Nave de combate de Michael – o confronto final, Michael se transforma em uma nave e persegue Mr Big no espaço

Assim como no filme/arcade, Michael também se transforma em um robô aqui, mas somente quando pega uma estrela cadente. A transformação dura apenas alguns segundos, deixando-o mais poderoso, o que permite derrotar facilmente um grande número de inimigos e ainda revelar onde as crianças estão escondidas, apesar de não poder salvá-las quando transformado. Seu macaco de estimação na vida real, chamado Bubbles, também participa, aparecendo no final das fases pulando em cima do ombro de Michael e mostrando a ele a localização dos chefes de fase.

Um dos grandes destaques do game sem dúvida é a sua trilha sonora, contando com belas composições inspiradas nos sucessos Smooth Criminal, Beat It, Another Part of Me, Bad e Billie Jean. Além disso, em alguns cenários, a dança especial pode tocar um pequeno trecho do clássico “arrepiante” Thriller. Os efeitos especiais também se apresentam bem, com destaque para as vozes digitalizadas do cantor com os seus tradicionais gritos e até a famosa fala “Who’s Bad“.

Michael Jackson’s Moonwalker” para Mega Drive é um jogo com mecânicas simples, pode não ser tão elaborado graficamente quanto a versão de fliperama, mas também é um bom game estrelado pelo eterno ícone da música pop. Seu grande destaque, obviamente, são as músicas, mas também conta com belas animações que retratam bem os movimentos e coreografias de Michael para dentro do jogo. A Sega marcou época e uma geração de jogadores com Moonwalker, além de prestar uma bela homenagem para o maior artista de todos os tempos.