Como já falamos aqui no blog sobre alguns jogos baseados em super-heróis da editora DC Comics, agora chegou a vez dos games da sua grande rival nos quadrinhos, cinemas e TV: a Marvel Comics. Conhecida pelos fãs como a “Casa das Ideias”, a editora foi o berço de inúmeros heróis populares como o Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Aranha, Hulk, entre vários outros, sendo o seu principal fundador/criador o lendário quadrinista Stan Lee, que hoje tem 94 anos e faz participações especiais em todos os filmes inspirados nos heróis da editora. Separamos aqui para os nossos leitores cinco jogos baseados nesses icônicos personagens e lançados para o nosso querido Mega Drive:

The Punisher

Em 1993 a Capcom lançou nos arcades um beat’em up baseado no anti-herói Justiceiro, co-estrelando o super agente da SHIELD Nick Fury (versão original), em uma missão para acabar com o Rei do Crime e sua organização criminosa. The Punisher segue a linha dos nossos queridos jogos de pancadaria, onde avançamos no cenário descendo porrada em quem aparecer pela frente, mas com um diferencial bacana: usando armas de fogo para matar um monte de bandidos. Infelizmente o port para o Mega Drive, realizado pelo estúdio Sculptured Software/Acclaim, não possui um bom refinamento como outros jogos clássicos do console como “Streets of Rage”, mas ainda assim é um título que consegue divertir os fãs do gênero ou do personagem (principalmente quando jogado em dupla), e vale a pena ser conhecido – seu verdadeiro final é no modo Hard (e acredite, algo que poucos conseguirão vencer).

The Incredible Hulk

Desenvolvido pela Probe Entertainment, o jogo do monstrengo esmeralda Incrível Hulk foi lançado em 1994 no Mega Drive, seguindo o estilo clássico de plataforma 2D, com longos cenários com caminhos diferentes para serem completados (e quanto mais avançados, mais labirínticos os cenários se tornam). O Hulk possui uma barra de energia que, dependendo do seu tamanho, pode oferecer diferentes golpes ao personagem (quanto maior a barra, mais poderosos serão seus poderes). Se sofrer muito dano, Hulk volta a se tranformar em sua forma humana, o fracote Bruce Banner – algo interessante é que na forma de Banner é possível acessar áreas que Hulk não conseguiria. Um bom e desafiador jogo de plataforma, e mais um que tem o seu verdadeiro final revelado apenas no modo Hard.

Captain America and the Avengers

Lançado originalmente para arcades em 1991 pela saudosa Data East, “Captain America and the Avengers” logo ganhou uma versão caseira para o Mega Drive. Apesar de não apresentar uma qualidade audiovisual excepcional (mesmo o arcade não se destacava muito), o game possui uma incrível atmosfera de histórias em quadrinhos com a equipe dos Vingadores, que é formada por Capitão América, Homem de Ferro, Visão e Gavião Arqueiro. Baseado no estilo clássico de pancadaria 2D, o título se revela uma grande diversão quando jogado com um companheiro simultaneamente na tela! Avante, Vingadores!

Spider-Man vs The Kingpin

Em 1991 o Amigão da Vizinhança ganhou o que é considerado por muitos fãs o seu melhor game na geração 16 Bits. Além de retratar fielmente o espírito do herói no mundo virtual, com direito a uma história digna de uma Graphic Novel da Marvel, o jogo fez um enorme sucesso no mundo todo. Tal popularidade ganhou força também pela ótima fase que o personagem passava nos quadrinhos da época, com histórias escritas e desenhadas pelo hoje famosíssimo Todd McFarlane, o criador do personagem Spawn e que até então era um nome desconhecido. “Spider-Man vs The Kingpin” foi um marco na história e entrou na geração 16 Bits chutando bundas, e é considerado até hoje um, senão o melhor, jogo do Cabeça-de-Teia de todos os tempos – e ainda ganhou uma versão turbinada no Sega CD! Além deste, nosso simpático herói aracnídeo contou com vários outros títulos no Mega, mas destacamos o “Spider-Man & Venom: Maximum Carnage” e “Spider-Man & Venom: Separation Anxiety”, ambos no estilo beat’em up.

X-Men 2: Clone Wars

O Mega Drive contou com dois excelentes games estrelando a equipe de mutantes da Marvel – e quase ganhou um terceiro – sendo que o segundo melhorou vários aspectos do já ótimo jogo original. Seguindo o estilo plataforma, os jogadores podem controlar vários heróis mutantes como Ciclope, Fera, Gambit, Wolverine e até mesmo o vilão Magneto contra a ameaça do vírus tecnológico alienígena conhecido como Phalanx, em uma aventura com desafio bem elevado. Cada personagem possui suas características que influenciam na jogabilidade, sendo que os desafios e obstáculos podem ser ultrapassados com mais facilidade dependendo de sua escolha do herói. Uma curiosidade: a trilha sonora foi composta por Kurt Harland, da banda Information Society – saiba mais aqui.