The Death and Return of Superman é um jogo beat´em´up desenvolvido pela Blizzard Entertainment e lançado pela Sunsoft em 1994 e 1995 para os principais consoles 16 bits de sua geração, o que inclui o bom e velho Mega Drive.

Seguindo a história dos quadrinhos homônimo, o próprio nome do game já conta a trajetória do título: O Superman morre em uma batalha contra o vilão Doomsday logo no início do jogo e, após esse evento, quatro “Superman” aparecem para ficarem no lugar do original. Ao longo do título é contado como o Clark Kent retorna.

CINCO SUPERHOMENS JOGÁVEIS!

A princípio ele não traz muitas novidades para o gênero beat´em´up, mas contém os elementos que dão sucesso aos jogos do tipo. Você enfrenta uma ordem de inimigos e, assim que os derrota, pode prosseguir pela fase para derrotar mais ainda. No final de cada tela há um chefe e, entre as fases, um pouco mais da história é contada com imagens e texto.

Talvez a maior diferença deste game perante os outros é que em cada fase você controla um “Superman” diferente, incluindo o tradicional, Superboy, Steel, Cyborg Superman e o The Eradicator. Apesar da jogabilidade de todos serem semelhantes, cada um deles conta com habilidades exclusivas.

Também houve um esforço em diversificar a experiência com algumas fases no estilo “jogo de navinha”, onde um dos heróis fica voando em um cenário lateral e você deve atirar nos inimigos. Os cenários também são variados.

Por falar neles, os visuais do jogo são muito bons, com boa distribuição de cores e sprites bem grandes e ricos em animações, tanto para os personagens jogáveis quanto para os inimigos. Em nenhum momento as fases parecem genéricas ou pobres visualmente. Definitivamente, um excelente trabalho da Blizzard.

TAMBÉM TEM SEUS “TROPEÇOS”

Provável que o principal defeito da versão do Mega Drive seja a trilha sonora que, quando comparado a versão de Super Nintendo, vemos nitidamente que deixou a desejar. Não chega a ser ruim, mas o console da SEGA já provou com diversos outros games que este ponto poderia ser melhor.  A versão para o console da Nintendo é mais bem ambientada e combina mais com cada cenário.

Além disso, as fases que remetem a jogos de navinha são divertidas, mas muito provável que a maioria dos jogadores queiram chegar logo nas partes em beat´em´up, pois essas são as mais divertidas.

Por ser um jogo focado em história, cada fase conta com um Superman diferente, o que é um excelente ponto por um lado. Só que por outro, a impossibilidade de escolher qual Superman quer jogar no início do game pode ser um problema para muitos. A Blizzard poderia ter dado a opção de “Story Mode”, para acompanharmos a história e um “Adventure Mode”, onde poderíamos selecionar qualquer um dos personagens e ir em todas as fases com eles.

Também tem o fato de que, mesmo sendo relativamente curto, o game sofre do mesmo mal que a maioria dos jogos de seu gênero sofre: é repetitivo, e uma hora fica um pouco cansativo. Não chega a ser um grande problema, mas desconta alguns pontos da nota final.

No fim das contas Death and Return of Superman é mais um excelente beat´em´up do Mega Drive. Contando com bons gráficos, boa jogabilidade e uma história interessante, ele é perfeito para os fãs das aventuras do Clark Kent, e para todos aqueles que curtem o gênero.

E você? Já teve alguma experiência com o Death and Return of Superman? Diga pra nós!