Jon Burt, fundador do estúdio britânico Traveller’s Tales, responsável por jogos como “Mickey Mania“, “Toy Story” e “Sonic 3D Blast” no Mega Drive, postou um vídeo dias atrás onde faz uma curiosa revelação sobre o jogo do ouriço, lançado em 1996.

Os jogadores podem acessar uma “tela secreta” de seleção de fases ao mexer ou bater no cartucho conectado com o videogame ligado (algo fortemente não recomendado pois pode danificar o aparelho) enquanto está jogando. Alguns fãs já sabiam desse truque, mas acreditava-se ser apenas um bug.

A história por trás dessa maneira estranha de se ocultar uma tela de bônus é explicada por Burt, que diz que os jogos deviam passar por um exigente processo de certificação antes de serem lançados, com o objetivo de testar/identificar erros e garantir que tudo atenda às especificações do console. No caso de reprovação, podia significar atrasos na data de lançamento ou até o cancelamento do jogo, em casos mais extremos.

Para garantir que o game ganhasse sinal verde da Sega nesse processo, a Traveller’s Tales escondeu uma tela secreta quando o jogo apresentasse alguma falha/erro em seu programa, fazendo com que esse “defeito” parecesse ser parte do jogo e passasse pela certificação.

Burt disse ter ficado surpreso ao ver, anos depois, vídeos de “Sonic 3D Blast” na internet mostrando pessoas acessando essa tela mexendo no cartucho com o videogame ligado, o que originalmente não tinha sido previsto. Na verdade, ao mexer no cart o código de programação do jogo é alterado, fazendo com que o aparelho pense ser um erro/falha e assim abrindo a tela de seleção de fases.

Essa “malandragem” também foi utilizada em “Mickey Mania” (1994) e “Toy Story” (1995), sendo que oa invés de mostrar uma mensagem de erro, os jogos foram programados para lançar os jogadores em níveis aleatórios, alegando que encontraram uma “time warp perdida” ou para níveis bônus.

Uma história curiosa, e criativa, desse estranho menu secreto, não é? Confira os detalhes no vídeo abaixo:

PS: Jon Burt criou um canal no YouTube chamado GameHut, onde ele fala sobre curiosidades de programação dos jogos relacionados com a Traveller’s Tales, que incluem os aqui já citados e outros como Puggsy, Sonic R e outros mais!