Rieko Kodama, uma das primeiras mulheres a trabalhar na indústria de games e mais lembrada por seu trabalho em “Phantasy Star” do Master System, receberá o prêmio Pioneer Award – que premia tecnologia e marcos de design de jogos – deste ano no 19º Annual Game Developers Choice Awards (GDCA).

Kodama receberá o prêmio em reconhecimento por sua carreira de mais de trinta anos no desenvolvimento de jogos, o que inclui alguns games marcantes da Sega como Alex Kidd in Miracle World (designer gráfico), Phantasy Star (designer gráfico), Altered Beast (designer gráfico), Phantasy Star II (designer gráfico), Sonic The Hedgehog 1 e 2 (designer gráfico), Phantasy Star IV (diretora), Magic Knight Rayearth (diretora), Skies of Arcadia (produtora) e muitos outros.

Ela começou sua carreira como designer gráfica na Sega em 1984 com apenas 21 anos e seu primeiro trabalho na empresa foi no arcade/SG-1000 “Champion Boxing“, lançado neste mesmo ano, ao lado do lendário Yu Suzuki (seu primeiro trabalho na empresa também).

Como todos sabem, o seu grande sucesso veio em 1987 com o Phantasy Star para Master System, onde ela foi a designer principal e criou todos os personagens, os ambientes 2D, os fundos da tela de batalha, os personagens não jogáveis ​​e outros detalhes – segundo ela própria, sua grande inspiração foi a saga espacial Star Wars, da qual ela é fã.

Além de uma artista dos pixels, ela também atuou como produtora e diretora em alguns projetos e mais recentemente atua como produtora da série “7th Dragon” em portáteis da Nintendo e no PSP – seu último trabalho foi em “7th Dragon III Code: VFD”, de 2015. Ela também atua como principal produtora da série Sega Ages.

O Game Developers Choice Awards foi concebido como uma maneira de reconhecer o gênio e a dedicação de desenvolvedores de jogos ao longo da história, e o prêmio deste ano homenageia uma figura que ajudou a abrir o caminho para inúmeros criadores de jogos seguirem“, disse em comunicado Katie Stern, gerente geral da Game Developers Conference.

Após décadas dedicadas ao desenvolvimento de alguns dos clássicos mais indeléveis da SEGA, a Kodama-san pode facilmente descansar sobre seus louros, mas se dedicou a criar jogos que transcendessem gênero e gerações para nos dar incontáveis ​​horas de alegria. Este prêmio é um ‘obrigado’ para a Kodama-san e para todos os criadores que trabalham arduamente para alcançar a grandeza“.

Além dela, Amy Hennig, diretora/roteirista da trilogia “Uncharted” nos consoles PlayStation, também será homenageada na cerimônia que acontecerá em 20 de março de 2019 no San Francisco Moscone Center durante a Game Developers Conference 2019.

O Blog Tectoy aproveitar para parabenizar essa grande profissional que ajudou a trazer momentos inesquecíveis na história dos videogames e da Sega. Parabéns, Rieko Kodama!