Saudações pessoal! Vamos começar uma série de posts chamados “Dossiê Tectoy“, onde pretendemos mostrar um pouco mais dos bastidores do desenvolvimento do novo Mega Drive. Nesta primeira parte apresentamos o Olimpio, 31 anos, que é Gerente de Projetos da Tectoy.

Ele começou sua carreira na Tectoy Digital (Estúdio que desenvolvia jogos em Campinas) em 2008, e desde então passou por vários projetos da Tectoy, inclusive morando em Manaus por três anos, onde pode acompanhar de perto os projetos para toda a linha de Tablets da empresa. Voltou para São Paulo no final do ano passado para assumir a área de testes do Mega Drive, além de outros projetos da Tectoy Mobile.

na imagem Heriberto e Olimpio (à direita), testado o novo Mega Drive

Entrevista – Testando o novo Mega Drive

Como foi o procedimento de testes de jogos via cartucho no console novo?

Os testes usando cartuchos começaram numa segunda fase do projeto, pois o primeiro objetivo era testar e validar os jogos no cartão. Enquanto estávamos testando os jogos do cartão, fomos aumentando a nossa base de cartuchos. O legal aqui foi que descobrimos alguns colecionadores dentro da própria empresa e que nos disponibilizaram seus cartuchos para os testes. Vocês podem inclusive conferir o nome desses colecionadores nos créditos do Menu.

O maior desafio foi testar os jogos com Save, pois normalmente são jogos mais extensos. Os cartuchos não foram testados 100% por uma questão de tempo. Imagina o tempo necessário para zerar a saga Phantasy Star para cada nova versão de Firmware, seriam semanas de trabalho.

Por outro lado, o novo cartucho da Turma da Mônica está sendo 100% testado e para passar no teste o cartucho precisa responder aos comandos corretamente de diversos controles, salvar e não apresentar problemas gráficos.

 

Vocês continuarão com os testes dos jogos americanos e/ou brasileiros lançados pela Tectoy para futura atualização no FAQ?

Nossa ideia é atualizar o FAQ sim, mas não temos a intenção de testar todos os jogos. Temos vários contatos que estão nos ajudando e pensamos em fazer isso de uma forma colaborativa, não temos equipe para continuar os testes no mesmo ritmo que fizemos até o momento.

Foi feito algum teste com cartuchos genéricos?

Não, nós só fizemos testes com cartuchos originais, mas queria aproveitar a oportunidade para falar de pirataria. Quando você compra um cartucho, DVD pirata ou baixa aquele joguinho sem pagar, você não está remunerando o desenvolvedor. Muitos colocam a culpa nos preços altos, mas a realidade é que muitos estúdios de desenvolvimento fecham a cada ano. Agora esse tipo de jogador só não pode reclamar quando aquela empresa que faz seu jogo favorito fechar as portas.

Em breve a Parte 2, aguardem.

  • Iuri Fiedoruk

    Faltou testar o som do Altered Beast e trocar o óculos para ver os problemas de resolução que causam distorção no jogo da Mônica inclusive. 🙁

  • Édson Xavier

    Vou comprar todos os cartuchos que vocês lançarem daqui pra frente!!! Um momento histórico… PALMAS!!

  • é normal os jogos que estão no cartão sd não salvarem? tenho esse problema, pego algumas esmeraldas no sonic 3, termino as fases, quando desligo e ligo de novo não tem mais nada lá

    • O novo MD não tem a função save state. Nesse caso você precisa de um Everdrive que tenha essa função. Sds.

      • não falo de save state e sim do salvamento normal do progresso dos jogos, o sonic 3 na fita original faz isso após passar de cada chefe, na rom do sd não

        • William Magalhães

          Infelizmente não salva, pois o Mega 2017 não possui bateria interna e nem faz uso de qualquer outro sistema de saves. Este é um dos pontos negativos do console. O Everdrive (lançado há vários anos) salva normalmente o progresso dos jogos, não faço a menor ideia do motivo pela qual a Tectoy não inseriu esta funcionalidade no Mega 2017, os saves poderiam ser feito no próprio cartão SD, como faz o Everdrive…

  • And

    Legal, bacana essas matérias dos bastidores, continuem assim!

  • Marcelo Cleto

    Tectoy já adquiri meu mega na pré venda.. minha sugestão é uma maneira de voltar para tela de seleção de jogos apertando no controle A+B+C+start e vcs aplicarem um filtro no audio pois o som está bem estridente em alguns jogos.. Ou então ajustar a equalizacação do audio, exemplo no jogo Super Street Fighter 2 fases como a do Blancka, Chunli, Dalsin é notável o audio desregulado.. E o out run Onde o audio apresenta lentidão

    • Andre Oliveira

      Esqueceu de citar o Battletoads :(((

  • Vinícius Guzzon

    Acho que vocês deveriam dizer se vão poder fazer algo com relação a compatibilidade/som/gliches através de alguma atualização ou se isso simplesmente não é possível no produto que vocês criaram, eu também comprei o meu na pré-venda, tenho vários cartuchos e gostaria de vê-los funcionar direito, acho que é uma pergunta extremamente válida e oportuna.

  • Ricardo Igor Procópio

    Sinceramente estou muito feliz com meu Mega Drive mas com certeza alguns pontos levantados pelo pessoal são validos sim. O bom é que o sistema do Mega Drive está no cartão de memória e isso permite que a Tectoy lance atualizações de software que corrija e melhore o que for possível. Espero que a Tectoy esteja atenta aos feedbacks. Hoje em dia não existem mais produtos finalizados, todos estão em constante Beta, podem sofrer atualização e aqui estamos nós, os fans da SEGA e da Tectoy prontos para ajudar 😉

  • Maurício Pereira

    O Hardware não foi testado com toda a coleção do Mega Drive, quem tem que fazer isso somos nós auhhuahuahua. Bom… de qualquer forma haverá alguma atualização da Tec Toy para funcionar esses inúmeros jogos que os clientes estão reclamando?

  • Roberto Gimenes

    Bom dia galera, seria possível se alguém pudesse me mostrar a lista completa de jogos do Mega Drive que possuem a função de save? Obrigado.