Saudações pessoal! Vamos começar uma série de posts chamados “Dossiê Tectoy“, onde pretendemos mostrar um pouco mais dos bastidores do desenvolvimento do novo Mega Drive. Nesta primeira parte apresentamos o Olimpio, 31 anos, que é Gerente de Projetos da Tectoy.

Ele começou sua carreira na Tectoy Digital (Estúdio que desenvolvia jogos em Campinas) em 2008, e desde então passou por vários projetos da Tectoy, inclusive morando em Manaus por três anos, onde pode acompanhar de perto os projetos para toda a linha de Tablets da empresa. Voltou para São Paulo no final do ano passado para assumir a área de testes do Mega Drive, além de outros projetos da Tectoy Mobile.

na imagem Heriberto e Olimpio (à direita), testado o novo Mega Drive

Entrevista – Testando o novo Mega Drive

Como foi o procedimento de testes de jogos via cartucho no console novo?

Os testes usando cartuchos começaram numa segunda fase do projeto, pois o primeiro objetivo era testar e validar os jogos no cartão. Enquanto estávamos testando os jogos do cartão, fomos aumentando a nossa base de cartuchos. O legal aqui foi que descobrimos alguns colecionadores dentro da própria empresa e que nos disponibilizaram seus cartuchos para os testes. Vocês podem inclusive conferir o nome desses colecionadores nos créditos do Menu.

O maior desafio foi testar os jogos com Save, pois normalmente são jogos mais extensos. Os cartuchos não foram testados 100% por uma questão de tempo. Imagina o tempo necessário para zerar a saga Phantasy Star para cada nova versão de Firmware, seriam semanas de trabalho.

Por outro lado, o novo cartucho da Turma da Mônica está sendo 100% testado e para passar no teste o cartucho precisa responder aos comandos corretamente de diversos controles, salvar e não apresentar problemas gráficos.

 

Vocês continuarão com os testes dos jogos americanos e/ou brasileiros lançados pela Tectoy para futura atualização no FAQ?

Nossa ideia é atualizar o FAQ sim, mas não temos a intenção de testar todos os jogos. Temos vários contatos que estão nos ajudando e pensamos em fazer isso de uma forma colaborativa, não temos equipe para continuar os testes no mesmo ritmo que fizemos até o momento.

Foi feito algum teste com cartuchos genéricos?

Não, nós só fizemos testes com cartuchos originais, mas queria aproveitar a oportunidade para falar de pirataria. Quando você compra um cartucho, DVD pirata ou baixa aquele joguinho sem pagar, você não está remunerando o desenvolvedor. Muitos colocam a culpa nos preços altos, mas a realidade é que muitos estúdios de desenvolvimento fecham a cada ano. Agora esse tipo de jogador só não pode reclamar quando aquela empresa que faz seu jogo favorito fechar as portas.

Em breve a Parte 2, aguardem.

  • Iuri Fiedoruk

    Faltou testar o som do Altered Beast e trocar o óculos para ver os problemas de resolução que causam distorção no jogo da Mônica inclusive. 🙁

  • Édson Xavier

    Vou comprar todos os cartuchos que vocês lançarem daqui pra frente!!! Um momento histórico… PALMAS!!

  • é normal os jogos que estão no cartão sd não salvarem? tenho esse problema, pego algumas esmeraldas no sonic 3, termino as fases, quando desligo e ligo de novo não tem mais nada lá

    • O novo MD não tem a função save state. Nesse caso você precisa de um Everdrive que tenha essa função. Sds.

      • não falo de save state e sim do salvamento normal do progresso dos jogos, o sonic 3 na fita original faz isso após passar de cada chefe, na rom do sd não

        • William Magalhães

          Infelizmente não salva, pois o Mega 2017 não possui bateria interna e nem faz uso de qualquer outro sistema de saves. Este é um dos pontos negativos do console. O Everdrive (lançado há vários anos) salva normalmente o progresso dos jogos, não faço a menor ideia do motivo pela qual a Tectoy não inseriu esta funcionalidade no Mega 2017, os saves poderiam ser feito no próprio cartão SD, como faz o Everdrive…

  • And

    Legal, bacana essas matérias dos bastidores, continuem assim!

  • Marcelo Cleto

    Tectoy já adquiri meu mega na pré venda.. minha sugestão é uma maneira de voltar para tela de seleção de jogos apertando no controle A+B+C+start e vcs aplicarem um filtro no audio pois o som está bem estridente em alguns jogos.. Ou então ajustar a equalizacação do audio, exemplo no jogo Super Street Fighter 2 fases como a do Blancka, Chunli, Dalsin é notável o audio desregulado.. E o out run Onde o audio apresenta lentidão

    • Andre Oliveira

      Esqueceu de citar o Battletoads :(((

  • Vinícius Guzzon

    Acho que vocês deveriam dizer se vão poder fazer algo com relação a compatibilidade/som/gliches através de alguma atualização ou se isso simplesmente não é possível no produto que vocês criaram, eu também comprei o meu na pré-venda, tenho vários cartuchos e gostaria de vê-los funcionar direito, acho que é uma pergunta extremamente válida e oportuna.

  • Ricardo Igor Procópio

    Sinceramente estou muito feliz com meu Mega Drive mas com certeza alguns pontos levantados pelo pessoal são validos sim. O bom é que o sistema do Mega Drive está no cartão de memória e isso permite que a Tectoy lance atualizações de software que corrija e melhore o que for possível. Espero que a Tectoy esteja atenta aos feedbacks. Hoje em dia não existem mais produtos finalizados, todos estão em constante Beta, podem sofrer atualização e aqui estamos nós, os fans da SEGA e da Tectoy prontos para ajudar 😉