Saudações pessoal! Vamos começar uma série de posts chamados “Dossiê Tectoy“, onde pretendemos mostrar um pouco mais dos bastidores do desenvolvimento do novo Mega Drive. Nesta primeira parte apresentamos o Olimpio, 31 anos, que é Gerente de Projetos da Tectoy.

Ele começou sua carreira na Tectoy Digital (Estúdio que desenvolvia jogos em Campinas) em 2008, e desde então passou por vários projetos da Tectoy, inclusive morando em Manaus por três anos, onde pode acompanhar de perto os projetos para toda a linha de Tablets da empresa. Voltou para São Paulo no final do ano passado para assumir a área de testes do Mega Drive, além de outros projetos da Tectoy Mobile.

na imagem Heriberto e Olimpio (à direita), testado o novo Mega Drive

Entrevista – Testando o novo Mega Drive

Como foi o procedimento de testes de jogos via cartucho no console novo?

Os testes usando cartuchos começaram numa segunda fase do projeto, pois o primeiro objetivo era testar e validar os jogos no cartão. Enquanto estávamos testando os jogos do cartão, fomos aumentando a nossa base de cartuchos. O legal aqui foi que descobrimos alguns colecionadores dentro da própria empresa e que nos disponibilizaram seus cartuchos para os testes. Vocês podem inclusive conferir o nome desses colecionadores nos créditos do Menu.

O maior desafio foi testar os jogos com Save, pois normalmente são jogos mais extensos. Os cartuchos não foram testados 100% por uma questão de tempo. Imagina o tempo necessário para zerar a saga Phantasy Star para cada nova versão de Firmware, seriam semanas de trabalho.

Por outro lado, o novo cartucho da Turma da Mônica está sendo 100% testado e para passar no teste o cartucho precisa responder aos comandos corretamente de diversos controles, salvar e não apresentar problemas gráficos.

 

Vocês continuarão com os testes dos jogos americanos e/ou brasileiros lançados pela Tectoy para futura atualização no FAQ?

Nossa ideia é atualizar o FAQ sim, mas não temos a intenção de testar todos os jogos. Temos vários contatos que estão nos ajudando e pensamos em fazer isso de uma forma colaborativa, não temos equipe para continuar os testes no mesmo ritmo que fizemos até o momento.

Foi feito algum teste com cartuchos genéricos?

Não, nós só fizemos testes com cartuchos originais, mas queria aproveitar a oportunidade para falar de pirataria. Quando você compra um cartucho, DVD pirata ou baixa aquele joguinho sem pagar, você não está remunerando o desenvolvedor. Muitos colocam a culpa nos preços altos, mas a realidade é que muitos estúdios de desenvolvimento fecham a cada ano. Agora esse tipo de jogador só não pode reclamar quando aquela empresa que faz seu jogo favorito fechar as portas.

Em breve a Parte 2, aguardem.