Saudações pessoal!

Estamos de volta com a terceira parte do “Dossiê Tectoy“, uma série de entrevistas com Heriberto Martinez, gerente de engenharia e o Olimpio, gerente de projetos da Tectoy, abordando algumas curiosidades e bastidores do desenvolvimento do novo Mega Drive.

Caso você ainda não tenha visto, clique nos links abaixo para ler as duas primeiras partes:

Heriberto (esquerda) e Olimpio testando o novo Mega Drive

ENTREVISTA

A Tectoy divulgou que o novo Mega Drive poderá receber atualizações de firmware. Com qual frequência estas atualizações serão feitas?

Heriberto – A frequência das atualizações vai depender da gravidade de eventuais problemas encontrados e das soluções encontradas. Continuamos no trabalho de resolver algumas incompatibilidades, mas sentimos que estamos chegando perto do limite daquilo que o chip pode oferecer.

Tecnicamente podem haver duas atualizações: A primeira é do Flash do sistema, que esperamos nunca precisar fazer. A segunda é atualização do firmware principal que é carregado pelo cartão SD. Assim a atualização do firmware para o usuário final é simples e segura, basicamente é a substituição de um arquivo.

Por quanto tempo vocês planejam dar suporte ao Mega Drive?

Olimpio – Até o momento estamos muito satisfeitos com a participação da comunidade e quem sabe o ciclo de vida do produto possa aumentar com a venda de cartuchos. Acho que o apoio da comunidade é essencial para responder a essa pergunta.

Quais foram as maiores dificuldades em conseguir recriar o controle de 3 botões? E o mesmo será compatível com o Mega Drive antigo e outros modelos?

Heriberto – Assim como em outros controles no passado, a dificuldade foi o botão direcional. Gastamos um bom tempo de desenvolvimento para conseguir um equilíbro satisfatório entre os movimentos diagonais (importantes para jogos de luta) e movimentos ortogonais (mais notados nos jogos tipo Columns).

Particularmente acreditamos que o projeto original da Sega não seja muito bom no botão direcional. Quando foi lançado o controle de 6 botões houve uma boa melhora nesse ponto.

O nosso controle atual será compatível com todos os modelos anteriores.

Apenas uma curiosidade, que foi uma novidade para nós, descoberta durante o desenvolvimento do produto. Temos uma peça de um Mega Drive original japonês, que surpreendentemente apresenta problemas no jogo Decap Attack. Já o controle produzido pela Tectoy nos anos 90 não apresenta nenhum problema. É claro, este atual também não.

A diferença de hardware entre os controles é a presença ou não de um resistor em uma das linhas de sinais do conector DB-9. Não sabemos se isso foi um bug que a Sega corrigiu, se existem versões do jogo Decap Attack. Se algum de nossos fãs gamers souber algo sobre essa história temos curiosidade em saber.

Olimpio – Nós dedicamos bastante tempo do projeto aos testes dos controles e na nossa equipe temos dois grupos: O Heriberto gosta muito de jogar Columns, já a equipe de testes prefere Mortal Kombat, que usa muito a diagonal. Então tivemos que encontrar um controle que agradasse aos dois tipos de jogadores, um que usava muito a diagonal e outro que não queria a diagonal.

Só para explicar melhor, no Columns você usa o direcional para baixo para descer as peças e se você pressionar a diagonal a peça vai para o lugar errado, o que dá muita raiva. Outro teste no Mortal Kombat é o campeonato de congelamento, o controle que soltar mais o gelinho do Sub-Zero, era considerado melhor.

Em breve a Parte 4, aguardem.