Lançado para o Mega Drive, Master System e Game Gear, o Dr.Robotnik Mean Bean Machine é uma tentativa de trazer a série Puyo Puyo ao ocidente.

Esta última é um fenômeno em vendas no Japão até hoje e, para atingir com força as Américas e a Europa, a SEGA decidiu converter o jogo para um título da série Sonic The Hedgehog. No entanto, se aproveitando do design dos personagens do desenho animado!

MESMO JOGO, SKINS DIFERENTES! 

Em 1992 foi lançado no Japão uma versão para Arcade do jogo Puyo Puyo para Arcades desenvolvido pela Compile com os personagens da série Madou Monogatori, um RPG “dungeon crawler” muito bem sucedido lá do outro lado do mundo que, infelizmente, não teve nenhuma conversão para o ocidente. A ideia era fazer uma espécie de jogo de Tetris, mas utilizando os personagens famosos.

Com o sucesso do título, a SEGA decidiu lançá-lo no ocidente, mas como Madou Monogatari nunca chegou até nós, eles decidiram pegar sua série mais forte pelos “lados de cá”: o Sonic!

Desse modo, eles substituíram os personagens originais e, para ter um clima mais condizente com o novo universo, eles atualizaram as músicas, que contam com as mesmas composições, mas com novos instrumentos.

SONIC NÃO ESTÁ NA HISTÓRIA!

Um belo dia no planeta Mobius, o Dr.Robotnik “bolou” um novo plano para dominar o mundo! Dessa vez, ele capturou os cidadãos da Beanville e os transformou em escravos, e o objetivo é criar um exército que vai transformar o mundo todo em um planeta de diversão e música pela eternidade.

Só que quando o Dr.Robotnik está com seus planos, sempre aparece um ouriço…ops! Não dessa vez! O herói da história é o personagem “Has Bean”, um dos habitantes de Beanville que pretende chegar até o cientista e assim salvar o dia.

JOGO DE TETRIS COM IDENTIDADE PRÓPRIA!

O gameplay é basicamente um jogo de Tetris, só que ao invés de combinar blocos de cores iguais, você deve fazer com feijões, eliminando-os da tela.

O game termina quando uma das partes não consegue fazer uma sequência de combinações, e os beans chegam até o teto. Fazendo combos com os beans, você pode atrapalhar seu inimigo enviando blocos transparentes não destrutivos, o que exigirá uma boa dose de estratégia ao jogador.

São treze fases, sendo cada uma com um inimigo diferente inspirado no desenho Adventures of Sonic The Hedgehog e, como é de se esperar, o chefe final é o Dr.Robotnik.

Chama a atenção o alto nível de dificuldade. Após as duas primeiras fases relativamente simples, o game fica “pedreira”, o que deve ser bem atraente aos fãs hardcores. Ou seja, o jogo é fácil de entender e muito difícil pra progredir.

Visualmente o game também não faz feio, com boas animações, e a trilha sonora é outro ponto de destaque, com uma trilha muito bem feita e viciante. Destaque para a faixa 2 Player versus, que foi remixada no Sonic Mania.

Não há muito o que dizer sobre o Dr.Robotnik Mean Bean Machine. Ele é um “jogo de Tetris” com a série Sonic. Apesar disso, tem brilho próprio e não a toa muita gente é bem viciada nele. E você, já jogou esse game? Conte a sua experiência nos comentários!