O universo de Sonic é marcado por personagens carismáticos e icônicos que vêm sendo adicionados a série ao longo de quase três décadas. Além dos clássicos heróis Sonic e Tails, também ficaram conhecidos os vilões da série, em especial o bigodudo chamado hora de Dr. Eggman e hora de Dr. Robotnik, o grande mestre da maldade a ser combatido nos jogos da franquia.

A história de mudanças de nomes para o super-vilão é antiga e vários jogadores ainda não sabem se é correto chamá-lo de Eggman ou Robotnik. A realidade é que ambos estão corretos. Vamos explicar para você onde começou toda essa confusão e o que levou aos dois nomes.

Confira também os conceitos de criação de Sonic!

O primeiro passo é conhecer a origem do personagem. Quando ele foi criado, lá no início dos anos 90, a ideia era juntar uma caricatura do ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, com o formato de um ovo, que facilitaria as animações no jogo, para criar um vilão a ser combatido pelo ouriço azul. Daí surgiu a sua primeira versão, que foi chamado lá no Japão de Doutor Eggman.

Theodore Roosevelt serviu de inspiração para o vilão

Quando o jogo veio para o ocidente, no entanto, mudanças aconteceram. Durante a localização para o inglês, o tradutor decidiu por chamá-lo de Dr. Ivo Robotnik no manual do game. A ideia era que “Ivo” soasse parecido com a palavra “evil”, que significa mal em inglês e que Robotnik remetesse as criações mecânicas bizarras do cientista –  sedimentando então esse nome por aqui.

Na época, até um quadrinho foi criado para introduzir os personagens, onde o Doutor Robotnik a princípio era um bom cientista que cria uma cápsula que aprisionaria todo o mal do mundo em 7 esmeraldas. Após um acidente no laboratório, toda a maldade contida nas joias vai para dentro dele, transformando-o  assim no grande vilão da série.

Portanto, até o lançamento de Sonic Adventure para o Dreamcast em 1998, o nome do vilão era Eggman no oriente e Robotnik no ocidente. Mas com a chegada desse novo jogo, que contava a história do universo da franquia de forma mais narrada (e que também reformulou o visual dos personagens), era necessário uma padronização.

Foi então que para não desagradar ninguém adotaram os dois nomes. Como explicado por Yuji Naka, o nome dele de fato é Dr. Ivo Robotnik, mas seu apelido, que ele não gosta, é Dr. Eggman. Sonic inclusive faz essas brincadeiras durante todo o jogo deixando o vilão furioso – mas atualmente em jogos e animações, o próprio se apresenta como Dr. Eggman.

Então fica assim, você pode chamá-lo tanto de Dr. Eggman quanto de Dr. Robotnik e está tudo certo, o importante é ajudar o ouriço supersônico detê-lo para não deixá-lo dominar o mundo.

Mas aproveite os comentários e diga-nos com qual nome você prefere chamá-lo?

esboço do jogo original de 1991 vs versão moderna do vilão