Os super-heróis nunca estiveram tão na moda como atualmente, invadindo o mundo dos cinemas, televisão e claro, os videogames. Mas mesmo lá nos saudosos anos 90 o gênero recebeu grandes representantes, especialmente no nosso querido Mega Drive.

Selecionamos aqui cinco títulos baseados no universo colorido dos super-heróis que ganharam vida no mundo virtual na tela do 16 Bits da Sega! Veja se o seu personagem favorito está presente e deixe sua opinião em nosso espaço para os comentários!

Batman The Video Game

batman

O Cavaleiro das Trevas recebeu vários títulos na geração 8/16 Bits e certamente um dos melhores foi “Batman: The Video Game”, jogo inspirado no filme de Tim Burton, lançado em 1991. O game captura bem a essência do longa-metragem em que foi inspirado e tem os seus bom momentos, com gráficos sombrios bem trabalhados, trilha sonora empolgante e design de fases que oferecem um bom desafio plataforma 2D. Outro excelente jogo com o Batman no Mega Drive é “The Adventures of Batman & Robin”, que já falamos no “Top 5: Jogos Run and Gun“.

Captain America and the Avengers

captain

Lançado originalmente para arcades em 1991 pela saudosa Data East, “Captain America and the Avengers” logo ganhou uma versão caseira para o Mega Drive. Apesar de não apresentar uma qualidade audiovisual excepcional (mesmo o arcade não se destacava muito), o game possui uma incrível atmosfera de histórias em quadrinhos com a equipe dos Vingadores, que é formada por Capitão América, Homem de Ferro, Visão e Gavião Arqueiro. Baseado no estilo clássico de pancadaria 2D, o título se revela uma grande diversão quando jogado com um companheiro simultaneamente na tela! “Avante, Vingadores”!

Spider-Man vs The Kingpin

double-take-spider-man-21

Em 1991 o Amigão da Vizinhança ganhou o que é considerado por muitos fãs o seu melhor game na geração 16 Bits. Além de retratar fielmente o espírito do herói no mundo virtual, com direito a uma história digna de uma Graphic Novel da Marvel, o jogo fez um enorme sucesso no mundo todo. Tal popularidade ganhou força também pela ótima fase que o personagem passava nos quadrinhos da época, com histórias escritas e desenhadas pelo hoje famosíssimo Todd McFarlane, o criador do personagem Spawn e que até então era um nome desconhecido. “Spider-Man vs The Kingpin” foi um marco na história e entrou na geração 16 Bits chutando bundas, e é considerado até hoje um, senão o melhor, jogo do Cabeça-de-Teia de todos os tempos – e ainda ganhou uma versão turbinada no Sega CD!

Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

10

Se “Spider-Man vs The Kingpin” tinha uma pegada de jogo de plataforma 2D, “Maximum Carnage” já segue o consagrado estilo de pancadaria 2D, lançado em 1994. Baseado na saga das HQs “Carnificina Total”, o Homem-Aranha deve se aliar ao seu odiado inimigo Venom para deter uma ameaça ainda maior: o vilão Carnificina, que fugiu da prisão e reuniu uma gangue de vilões tão loucos quanto ele para espalhar o caos e terror na cidade de Nova York. Infelizmente não é possível jogar com dois jogadores simultâneos na tela, mas é possível escolher entre os dois personagens, sendo que cada um possui cenários exclusivos. Algo que chama a atenção em “Maximum Carnage” é a sua elevada dificuldade, que pode dar umas boas dores de cabeça, especialmente por não possuir saves ou passwords. Uma curiosidade: O cartucho teve uma tiragem inicial na cor vermelha, hoje material de colecionador.

X-Men 2: Clone Wars

x-men2

O Mega Drive contou com dois excelentes games estrelando a equipe de mutantes da Marvel – e quase ganhou um terceiro – sendo que o segundo melhorou vários aspectos do já ótimo jogo original. Seguindo o estilo plataforma, os jogadores podem controlar vários heróis mutantes como Ciclope, Fera, Gambit, Wolverine e até mesmo o vilão Magneto contra a ameaça do vírus tecnológico alienígena conhecido como Phalanx, em uma aventura com desafio bem elevado. Cada personagem possui suas características que influenciam na jogabilidade, sendo que os desafios e obstáculos podem ser ultrapassados com mais facilidade dependendo de sua escolha do herói. Uma curiosidade: a trilha sonora foi composta por Kurt Harland, da banda Information Society saiba mais aqui.

Menção Honrosa:

Comix Zone

comixzone4

Um jogo com toda a atmosfera de uma revista em quadrinhos de super-heróis! Saiba mais sobre este super-game em nosso post especial!