Earnest Evans é um prequel de um título relativamente famoso da WolfTeam conhecido como El Viento lançado em meados de 1991 para o Mega Drive/Sega Genesis e para ajudar nos títulos iniciais também para o Mega CD, este somente lançado no Japão.

Vamos conhecer um pouco mais acerca deste prequel?

Dando uma de Indiana Jones

Não tem muito o que negar, Earnest Evans tem todos os trejeitos de ser um assecla do Indiana Jones com chicote e tudo faltando-lhe apenas um chapéu a tira colo. Você é um explorador e estará viajando pelo mundo atrás de um livro que, aparentemente, poderá impedir que um poderoso deus conhecido Hastur seja invocado pelos seus seguidores em algum momento futuro.

Explorando florestas, cavernas e construções antigas, o jogador precisará de toda a sua habilidade para controlar o chicote, a sua grande arma e, também, ferramenta para escapar das mais diversas armadilhas que existem nestes locais.

Com isto, muitas pessoas vão se familiarizar rapidamente com o personagem e, pelo menos, nas breves cut scenes entender um pouco mais das motivações dele.

Lindos locais

Uma das coisas a se bater palma deste título em questão é a qualidade incontestável, para época, da Wolfteam conseguir trazer movimento de rotação para a pixel art dos inimigos e, também, para os cenários de fundo.

Na versão do Mega CD, além destes elementos que podem ser vistos no Mega Drive, temos cut-scenes onde o estimado Earnest Evans fala com toda a nitidez que era possível oferecer com a tecnologia digital do CD. Estas mesmas poderiam ser vistas na versão de cartucho, mas sem a mesma graça das vozes.

Ótima acústica nesta caverna

Outro elemento que pode ser colocado em consideração é a sua trilha sonora, bem acima da média de vários jogos lançados em sua época. Assim como o futuro El Viento, em Earnest Evans a Wolfteam fez um trabalho honesto e competente colocando o Yamaha 2612 para trabalhar.

Versão do Mega Drive
Versão do Mega CD
Da primeira a última fase as músicas para o título funcionam bem assim como os efeitos sonoros utilizados onde um não sobrepõe o outro, pois usa-se devidamente os canais que se tem em mão no hardware do Mega Drive.

Earnest tenta, mas não é um Indiana

Apesar dos pesares, ainda sim o jogo tem um pequeno porém que pode estragar de boa monta para os jogadores de primeira viagem. E este porém se dá ao nome de Earnest Evans. Sim, o próprio personagem, mas não exatamente ele, mas, na verdade a forma que ele se movimenta.

A forma adotada pela Wolfteam de movimentar o personagem é a mesma que foi utilizada nos inúmeros inimigos existentes no jogo. Enquanto que nos inimigos a movimentação se mostre algo bem interessante, no Earnest Evans o faz se tornar algo extremamente robótico e que, muitas vezes, atrapalha a jogatina em si.

Um pouco da jogabilidade

Por conta da sensibilidade da movimentação do personagem, existem momentos em que ele se posiciona na tela que acaba por matar a gameplay do título e, porquanto, frustrando sejam os jogadores de primeira viagem ou daqueles de longa data.

Apesar dos pesares, é um título que, pelo menos, vale uma breve jogada para ajudar Earnest Evans a impedir que Hastur venha a nosso mundo.