Com o grande sucesso do primeiro Earthworm Jim, nada mais natural que chegar uma sequência algum tempo depois. Mesmo não causando o mesmo impacto que o primeiro, o Earthworm Jim 2 tem seu charme e é mais um excelente plataforma e run and gun.

Novamente a história é salvar a princesa que foi capturada e, para isso, é necessário passar por um monte de fases e enfrentar os grandes vilões Psy-Crow.

MANTENDO TUDO QUE FOI BOM…

Chamar o game de “plataforma e run and gun” é um pouco injusto, já que cada uma das fases procura trazer um gameplay diferente visando diversificar a experiência e inovar perante o primeiro game.

Há fases em que você tem que coletar objetos e, evidentemente, há fases de correr, pular e atirar, bem semelhante ao primeiro game, sendo nomeada a primeira e a oitava. As outras introduzem outros tipos de gameplay, como voar pelos cenários, usar naves em cenários isométricos etc. Provável que a ideia tenha vindo para diversificar a experiência e se distanciar um pouco do primeiro jogo. Ponto para a Shiny interactive!

Os gráficos que já eram “nota 10” no primeiro game conseguem ser ainda melhores aqui, provavelmente fruto da experiência dos desenvolvedores. Animações muito bem feitas, cores bem distribuídas e todo o carisma e criatividade do primeiro Earthworm Jim foi mantido. Não muito o que dizer sobre este ponto, exceto de que ele é simplesmente perfeito!

A trilha sonora também é outro ponto que manteve a excelência, apesar de ser menos memorável quando comparado ao primeiro.

…MAS EXAGERARAM NA MESMA FÓRMULA

Apesar do game introduzir fases com mecânicas inéditas, o game parece ter sido menos inspirado quando comparado ao primeiro, parecendo mais uma expansão do que uma sequência de fato.

Isso não chega a ser ruim, pois o primeiro game é excelente, mas fica a sensação de estarmos jogando um game muito parecido e com poucas novidades. A distribuição de cores, os gráficos, o estilo, tudo é muito parecido. Talvez eles não quiseram mexer na fórmula justamente para as pessoas sentirem que estão jogando um game de Earthworm Jim, mas passa a sensação de que eles podiam ter ousado um pouco mais.

Por fim, o único ponto de crítica é que há poucos chefes no game. Seria bem bacana ter usado a fórmula tradicional neste ponto, onde no fim de cada uma das fases, enfrentamos um vilão.

No fim das contas, o Earthworm Jim 2 é mais um excelente jogo de plataforma e run and gun. Vindo no final da vida do Mega, o game consegue extrair com inteligência o hardware do console e é simplesmente bom em todos os pontos.

Earthworm Jim 2 foi lançado no Brasil pela Tectoy