Se você acompanha o Blog Tectoy já deve ter conhecimento de “Xeno Crisis“, um novo jogo em desenvolvimento para o Mega Drive pelas mãos do estúdio indie britânico Bitmap Bureau.

O projeto apareceu no final do ano passado no site de financiamento Kickstarter, sendo que passadas apenas 40 horas da sua publicação alcançou a meta desejada de £20 mil (cerca de R$ 89 mil, na cotação do dia) e terminando o prazo com mais de £72 mil (cerca de R$ 320 mil) – provando assim o poder que os fãs do nosso eterno e querido Megão possuem!

O game, que tem lançamento previsto para outubro de 2018 (mês em que o 16 Bits comemora 30 anos de lançamento!) também tem versões garantidas para o Dreamcast, Switch e PC (Steam) – inclusive com legendas em português!

O projeto é descrito pelos seus desenvolvedores como um shooter de arena com visão aérea e inspiração em jogos clássicos como “Smash TV”, “Mercs”, “Zombies Ate My Neighbours” entre outros, com modo cooperativo para dois jogadores.

Para saber mais detalhes desse grande lançamento, conversamos com Mike Tucker, diretor de design da Bitmap Bureau, confira abaixo:

ENTREVISTA

Olá Mike, apresente-se para os nossos leitores!

Olá a todos! Meu nome é Mike Tucker e eu sou o diretor de design da Bitmap Bureau – estamos criando um novo jogo Mega Drive chamado “Xeno Crisis”, que será lançado em outubro de 2018 para coincidir com o 30º aniversário do Mega Drive. É ótimo poder conversar com todos os fãs do Mega Drive no Brasil, que parece ser o lar do console nos dias de hoje. 🙂

Agora nos fale um pouco sobre a Bitmap Bureau, quando ela foi fundada?

A Bitmap Bureau foi formada no início de 2016 depois que Matt (um antigo colega meu) me procurou para trabalharmos juntos novamente – anteriormente trabalhamos no IOMO, um dos melhores estúdios de desenvolvimento mobile da Europa no início dos anos 2000, criando alguns dos primeiros jogos para mobiles. Como Bitmap Bureau, nossos dois primeiros lançamentos foram “88 Heroes” e “Ninja Shodown“, mas Matt e eu também estamos envolvidos na indústria de jogos por muitos anos!

O Projeto “Xeno Crisis” apareceu no Kickstarter e em apenas 40 horas atingiu sua meta e terminou o financiamento com mais de 300% do pedido inicial! Você já esperava todo essa recepção maravilhosa por parte dos fãs?

Para ser honesto, ficamos bastante preocupados com o lançamento do Kickstarter – não tínhamos certeza de quantas pessoas iam adquirir o jogo e também nos disseram que não era sábio lançar um Kickstarter durante o período do Natal. Esperávamos alcançar nosso objetivo de financiamento no final da nossa campanha, mas surpreendentemente, fomos 100% financiados em apenas 40 horas e ficamos impressionados com o apoio da comunidade de jogos retro de todo o mundo!

Como o desenvolvimento de “Xeno Crisis” começou? Sempre foi um projeto para o Mega Drive?

Sim, “Xeno Crisi”s é tudo sobre o Mega Drive! 🙂 Tendo feito um curto SHMUP para Mega Drive no Global Game Jam [OBS: feira na qual desenvolvedores se reúnem e criam jogos em até 48 horas a partir de um tema comum] em 2016 em algo de 28 horas, recebemos muito interesse e nos perguntamos se o lançamento de um jogo totalmente desenvolvido para o Mega Drive poderia ser uma opção para nós. Com as principais plataformas, como o PS4, o XBox One, o Steam e o Switch tornando-se cada vez mais saturados, achamos que era hora de uma mudança, e portanto, até o meio de 2017, decidimos começar a criar ideias para um novo jogo no Mega Drive.

Nós estávamos procurando desenvolver um jogo em um gênero que já não tivesse sido feito exaustivamente no Mega Drive e o shooter de arena pareceu ser a melhor opção – os únicos que eu poderia recordar eram o “Super Smash TV” e também o “Robotron”, que fazia parte da coleção Williams Greatest Hits. Além disso, eu criei vários jogos com visão aérea em reuniões de desenvolvedores anteriores com alguns ótimos resultados, e nós realmente queríamos uma mudança de fazer jogos de plataformas. 😉 Com o gênero decidido, começamos a considerar os temas, sendo que o tema “alienígena” veio até nós de imediato – não massivamente de forma original, é claro, mas achamos que foi um bom ajuste para o Mega Drive.

Em seguida, precisávamos criar um estilo visual áspero para quem estivesse assumindo a arte – “Smash TV” era uma escolha óbvia, claro, mas “Out Zone” da Toaplan era outro jogo que nos inspirava, bem como a versão arcade de “Alien vs Predator” da Capcom. A música é extremamente importante para mim e muitos dos jogos que projeto estão inspirados em uma determinada música ou trilha sonora – no caso da “Xeno Crisis”, a trilha sonora de “Thunder Force IV” foi a inspiração e esperávamos que pudéssemos encontrar alguém que reproduzisse esse tipo de som de metal no chip YM2612. Felizmente, lembrei-me de um incrível artista de chiptunes – “Savaged Regime” -que estava fazendo músicas incríveis para o YM2612, incluindo este cover da Skyharbor, uma banda de metal progressiva americana/indiana:

Assim que ouvi isso, decidi que precisávamos tê-lo no projeto e até usei essa trilha particular para o nosso protótipo – ela se encaixa perfeitamente na ação e disse ao Savaged Regime que ficaria muito feliz se quisesse compor para o Xeno Crisis em um estilo semelhante – para mim é a melhor música que eu já ouvi sair do Mega Drive, e espero que vocês estejam de acordo!

Na sequência, foi crucial descobrirmos qual o sistema de controle que seria utilizado – “Granada” usou com sucesso um sistema de “lock”, como também o “Shock Troopers”, e dentro de alguns segundos após implementá-lo no protótipo, ficou claro que esse era o caminho a seguir. “Shock Troopers” também apresentou um grande sistema de rolagem, algo que “Smash TV” não teve e eu senti que isso seria uma adição digna. Mais uma vez, assim que a implementamos, estávamos certos de que deveria permanecer e na verdade abriu mais algumas possibilidades com o design do jogo.

jogo também será vendido em versão física com cart, caixa e manual

Quem é o time por trás do game?

Bem, eu tenho que começar com a lenda que é Henk Nieborg primeiro! 🙂 Para aqueles que não o conhecem, ele é um dos melhores artistas de pixel do planeta, tendo trabalhado em clássicos como Flink, Lomax, Shantae, Harry Potter, Contra 4 e muitos outros. É um prazer estar trabalhando com ele – o que ele pode fazer dentro das restrições apertadas do Mega Drive constantemente nos surpreende.

Nós também temos a excelente Catherine Menabde trabalhando nas cutscenes, interstitials e key-art – ela estudou animação no Instituto Gerasimov de Cinematografia em Moscou antes de fazer algum trabalho como storyboard e artista background em animação, e depois passar um ano como colorista cômica. Trabalhamos com ela em dois títulos anteriores e é ótimo tê-la conosco em Xeno Crisis.

Como eu mencionei anteriormente, Savaged Regime (Daniel Bärlin) está lidando com a música e os efeitos sonoros – não acho que haja um músico YM2612 melhor, e ele está determinado a levar o chip ao limite – de fato, nós amamos tanto o trabalho de Daniel que lançamos a trilha sonora do jogo em CD e vinil!

Quanto à codificação, Matthew Cope estará lidando com a maior parte do trabalho pesado – Matt é um programador altamente experiente que desenvolveu jogos para uma ampla gama de plataformas e hardware desde meados dos anos 90. De fato, toda a noção de criar um jogo para o Mega Drive, em primeiro lugar, era de Matt, então vocês precisam agradecê-lo/culpá-lo. 😉

E finalmente vou falar sobre mim, Mike Tucker – eu participo na indústria de jogos desde 1995 e tenho uma paixão real pelo design de jogos e codificação de jogabilidade, então é onde eu me encaixo. Minha primeira posição foi no QA [Garantia de Qualidade], testando jogos como Carmageddon para SCi, mas então me mudei para desenvolver alguns dos primeiros jogos de celular antes de formar Megadev em 2008, criando jogos em Flash de alta qualidade incluindo “House of Dead Ninjas”.

uma versão para Dreamcast também está garantida

Além do Mega, o game também será lançado para Dreamcast, PC (Steam) e Nintendo Switch. Fale mais sobre essas outras versões, elas terão conteúdo bônus ou serão idênticas a do Mega Drive? E sobre cópias físicas?

No momento, confirmamos lançamentos físicos de “Xeno Crisis” no Mega Drive e no Dreamcast, mas estamos estudando a viabilidade de uma versão física do Switch também.

O Mega Drive é a versão principal do jogo, por isso não estamos querendo adicionar muita coisa às outras versões, mas pode haver ajustes sutis e refinamentos onde estamos menos tecnicamente limitados. Fundamentalmente, estamos procurando dimensionar os gráficos por escalas não fracionárias 2, 3 ou 4 vezes para caber na tela e então talvez precisemos desenhar mais telas de mapa ao redor de cada sala dependendo das proporções.

Claro, estaremos fornecendo diferentes opções de controle, já que a maioria das plataformas modernas usam controladores com 4 botões de rosto como o SNES, então essa é uma pequena diferença, mas o jogo é ótimo com apenas 3 botões de qualquer maneira. Já houve conversas de uma trilha sonora aprimorada, mas realmente achamos que as pessoas serão surpreendidas pela música de Daniel diretamente do YM2612.

jogador contará com várias armas, itens e upgrades para o seu soldado

Quais foram as dificuldades encontradas durante o projeto?

Os desafios até agora foram em grande parte os que esperávamos, CPU/RAM/VRAM limitada, mas felizmente no passado, trabalhamos em telefones celulares muito limitados (nos dias de Nokias preto e branco), então trabalhar com limites apertados já é do nosso conhecimento. O maior foco até agora provavelmente foi apertar toda a preciosa arte de tile-sets para os níveis em VRAM, mas ainda deixando espaço suficiente para uma grande variedade de inimigos/capturas/explosões/etc … e também se certificar de que a lógica de detecção de colisão funciona eficientemente. Sabemos que há mais desafios à frente, mas é onde Matt prospera. 🙂

Eu também estava um pouco preocupado com os controles e se um shooter de visão aérea poderia funcionar bem com o controle de três botões do Mega Drive, mas lembrei-me de que “Smash TV” havia recebido uma port para o sistema, então dei uma boa olhada nele para começar. Depois de ter jogado com os controles um pouco, senti que o sistema ‘lock’ funcionou muito bem, especialmente se o jogo foi construído em torno dele. Então, assim que você apertar o ‘fire’, seu ângulo de tiro está bloqueado, permitindo que você se afaste – você pode ver este sistema usado em “Shock Troopers” e “Granada” também.

Além disso, eu também permiti que o jogador altere seu ângulo de tiro de +/- 45 graus tocando em “A” ou “C” enquanto dispara, como em “Skeleton Krew”, “Forgotten Worlds” e “Midnight Resistance” – é bom ter essa opção, mas certamente não é essencial. Mas sim, estamos realmente felizes com a forma como os controles se sentem mesmo com uma configuração de 3 botões.

Quais elementos novos Xeno Crisis traz para o gênero? Quais foram as principais influências para o game?

É cada vez mais difícil trazer inovação ao gênero shooter de arena, mas sempre tentamos adicionar algo novo a qualquer gênero que enfrentamos. Algoritmos de geração procedural e randômica não foi usada em muitos jogos do Mega Drive, então acho que é uma característica interessante, o que significa que o jogo muda todas as vezes que você joga – no entanto, será possível entrar em uma “semente” onde o jogo é fixo e portanto, será o mesmo para todos que entram na mesma semente.

Nós jogamos bastante seguros com as armas, mas você pode esperar para ver alguns inimigos interessantes e meios de ataque também. Além disso, também há uma tela de equipamento, permitindo que você atualize seu jogador de acordo com o seu estilo de jogo.

“Smash TV”  é, obviamente, a principal influência para “Xeno Crisis”, mas os controles devem mais a “Shock Troopers” no Neo Geo, que apresenta o método ‘lock’, a rolagem e também o ataque de granadas. Outros jogos que eu olhei de perto foram “Out Zone” da Toaplan, “Mercs” da Capcom, “Chaos Engine” da The Bitmap Brothers, “Granada” da Wolf Team, “Zombies Ate My Neighbours” da LucasArts, “Alien Syndrome” da Sega, “Skeleton Krew” da Core e “Alien Breed” da Team 17. Tendo dito isso, você também pode ter um pouco da vibe de Contra/Doom enquanto joga. 🙂

Xeno Crisis contará com sistema de mapas randômicos para cada partida

Você é um fã de videogames antigos? Tem alguma história em especial com o Mega Drive ou com a Sega?

Com certeza! Comecei a jogar fliperamas quando tinha mais ou menos 6 anos e algumas das minhas primeiras lembranças de jogo são jogar Tempest, Star Wars, Sinistar, Gauntlet, Xevious e Gradius em vários Fish and chips Shops [pequenos negócios que vendem porções de peixes e fritas, bem populares no Reino Unido e que começam a marcar presença em algumas cidades do Brasil] e casas de fliperamas. 😉 Mas foram os incríveis gabinetes avançados, com imagens e músicas da Sega que realmente me conquistaram – jogos como Space Harrier, Hang On, Outrun, After Burner e Galaxy Force foram impressionantes quando apareceram pela primeira vez.

Eu fiquei particularmente engajado em seus jogos de corrida, incluindo Daytona, Sega Rally 1 e 2, e especialmente Initial D – para mim é um dos melhores jogos de videogames já feitos, ao lado de Street Fighter 2. 🙂 Eu jogava Initial D sempre que eu podia, tentando quebrar vários recordes, alcançando o segundo lugar e o Top 200 mundial na pista mais difícil, Happogahara – você pode ver um vídeo meu jogando aqui, embora não tenha sido uma ótima corrida:

Embora eu tenha crescido jogando nos arcades, quando eu ia às casas dos meus amigos geralmente estávamos jogando jogos em computadores de 8 bits, como o ZX Spectrum, Commodore 64, BBC Micro e Amstrad CPC – eram todas máquinas incríveis, cada uma com suas próprias características e ótimos jogos.

Minha primeira máquina foi um Amstrad PC 1512, que custou uma enorme quantidade de dinheiro para meus pais – acho que demorou anos para eles pagarem, mas duvido que minha vida fosse a mesma se eles não tivessem comprado! Assim que consegui meu Mega Drive alguns anos depois, fiquei preso em jogos de console e fiz o que pude para jogar tantos jogos quanto eu pudesse em quase todos os sistemas – você poderia dizer que eu era um pouco viciado. Hoje em dia eu muito raramente jogo e se eu fizer isso, quase certamente será em um sistema retro – para mim, a era dourada dos games foram os anos 80 e 90, e Xeno Crisis refletirá o nosso amor por esse período.

Você conhece alguma coisa do mercado brasileiro de games?

Lamento dizer que não sei muito sobre o mercado de jogos brasileiro, mesmo sabendo que o Mega Drive ainda é muito popular por aí! Eu acho que ouvi dizer que The King Of Fighters (uma das minhas séries favoritas) ainda é popular no Brasil, está certo? 🙂

O Mega Drive era (ou ainda é) popular no Reino Unido?

É difícil dizer o quão popular foi o Mega Drive oficial do Reino Unido quando finalmente foi lançado, já que muitas pessoas (incluindo eu) já tinham importado o console do Japão antes do lançamento do Reino Unido em setembro de 1990. Além disso, o Atari ST e Commodore Amiga ainda eram muito populares em torno desta época, assim como o Master System que sem dúvida, afetou as vendas da Mega Drive no início – não havia concorrência do PC Engine da NEC, que infelizmente nunca chegou ao Reino Unido.

O lançamento de Sonic The Hedgehog e uma grande queda de preços realmente ajudaram o Mega Drive e foi o console de escolha para muitas pessoas, superando o Super Nintendo – pelo menos até o lançamento do “Street Fighter II: World Warrior”.

Mas sim, o Mega Drive ainda tem um lugar especial no coração dos jogadores aqui e ainda me lembro de importar o meu do Japão para jogar jogos como Golden Axe, Super Shinobi, Thunderforce 2/3, Ghouls n ‘Ghosts, Strider, Streets Of Rage, Tatsujin, etc. Estes dias Sonic e Streets Of Rage são provavelmente os jogos de Mega Drive mais reconhecidos e ainda são populares entre os jogadores convencionais.

O você acha do mercado retro game hoje em dia?

Eu sinto que o jogo retro está voltando de uma maneira grande, não apenas no Reino Unido – por aqui nós começamos a ver consoles retros e máquinas de arcade aparecem em pubs e bares mais uma vez, o que é excelente. Nós até temos museus de jogos dedicados a sistemas mais antigos, embora me entristeça quando vejo esses grandes sistemas com uma tela LCD em 16:9! 😉

Infelizmente, parece haver uma quantidade crescente de colecionadores que têm pouco interesse nos próprios jogos, mas apenas querem alinhar suas prateleiras com jogos raros para impressionar seus amigos – isso não ajuda os preços, especialmente no Neo Geo AES! Eu ainda coleciono para o PC Engine, Super Famicom, Neo Geo, Mega Drive e Saturno, mas quase não consigo comprar nada nestes dias, embora eu possa, pelo menos, me “consolar” (com o perdão do trocadilho) com o fato de que eu estou trabalhando em um novo jogo para Mega Drive. 🙂

Agora que o Kickstarter foi finalizado, quais são os próximos passos?

Agora que a campanha do Kickstarter chegou ao fim, podemos voltar a trabalhar no desenvolvimento de Xeno Crisis – Henk já completou três dos tile-sets e vários inimigos, e agora seu foco está na batalha do primeiro chefe, após o qual ele provavelmente irá se mover para os próximos 3 tile-sets e mais inimigos. Catherine está trabalhando na introdução do jogo e passará para a key-art, seguida de mais cutscenes.

Savaged Regime está fazendo um grande progresso com a segunda faixa do jogo, que pode ser ouvida em SoundCloud. Estou me concentrando em prototipar os próximos inimigos e a batalha do primeiro chefe. Matt atualmente está avaliando as atualizações de sprite por meio do DMA e otimizando as colisões para ver o máximo de carnificina que podemos obter na tela.

A Bitmap pretende lançar novos games para o console no futuro? Deixe uma mensagem final para os leitores!

Dado o sucesso do Xeno Crisis no Kickstarter e o incrível feedback dos fãs de Mega Drive, acho uma certeza que vamos tentar começar a produção no nosso segundo título do console mais para o final do ano, quando o desenvolvimento do Xeno Crisis estiver completo. 🙂 Quanto ao gênero do jogo, ainda não temos certeza, mas se algum de vocês que estiver lendo isso tiver algum pedido, por favor, avise-nos pois sempre gostamos de ouvir outros fãs do Mega Drive! Obrigado pela leitura e esperamos que você esteja tão entusiasmado com Xeno Crisis quanto nós. 🙂