Se você é fã do Mega Drive e acessa bastante a internet, muito provavelmente já deve ter ouvido falar do Youtuber Alessandro Velberan, ou simplesmente Velberan, como é mais conhecido online.

O seu canal, Velberan Games, criado em 2012 já possui mais de 630 mil seguidores e tem grande destaque para jogos de Mega Drive (seu console favorito) e da Sega em geral. Mas o seu canal apresenta também outros conteúdos relacionados a games, como análises, gameplays e curiosidades de vários jogos e plataformas.

O Blog Tectoy, que estava conhecendo neste último fim de semana a hamburgueria gamer Geek Burguer, situada em Curitiba, Paraná, teve a sorte de encontrar por lá o Velberan, que também estava conhecendo o estabelecimento.

É claro que não perdemos a oportunidade e fizemos uma rápida entrevista com ele, que contou alguns detalhes e curiosidades sobre a sua vida gamer e de youtuber. Confira como foi o bate-papo abaixo:

Silas Cardoso da Geek Burguer e Velberan

Olá Velberan, vamos começar com você explicando como a sua vida de gamer iniciou?

Eu comecei com um Atari do meu irmão mais velho, que eu aproveitava e jogava bastante e tal, mas o Atari pra mim sempre foi mais como um brinquedo, ainda não tinha aquela paixão por games mesmo, que começou de verdade com os jogos de fliperama.

E como a sua carreira de Youtuber começou?

Começou através do meu filho. Ele jogava bastante Minecraft e assistia vídeos do pessoal ensinando a jogar e tal. Eu via ele assistindo e achei legal, pois ele estava curtindo os jogos dele, compartilhando experiência com outros jogadores e eu pensei “Vou começar a fazer isso com os jogos que eu gosto, da minha época“.

Meu primeiro vídeo foi do jogo do macaquinho Juju [OBS: vídeo abaixo]. No começo tinha bem poucas visualizações e demorou mais de 7 meses, fazendo vídeos toda semana, para conseguir ultrapassar os 1.000 seguidores.

Que consoles você possui em sua coleção?

Eu adquiri alguns consoles enquanto morei no Japão, trouxe tudo que eu comprei lá, e também comprei alguns aqui no Brasil. Recentemente peguei um Master System II da Tectoy [OBS: vídeo abaixo] e tenho alguns modelos do Mega Drive. Tenho quase tudo da família Nintendo e Sega, e tenho um NeoGeo também, que deve ser o item mais valioso da coleção – mas jogos dele não tenho muitos, pois cada um vale um fígado 🙂

Qual seu console favorito e por quê?

É o Mega Drive mesmo, é o que eu mais jogo. Ele foi o primeiro videogame que era meu mesmo. Na época eu vivia em casas de fliperamas, coisa que meu pai não gostava muito e queria me tirar de lá. Eu então falei pra ele “compra um videogame que eu jogo em casa“, e pedi um Master System, pois eu era louco por Alex Kidd, Phantasy Star e Wonder Boy, jogos que eu via nas locadoras, com aquelas caixinhas quadriculadas e tal. Daí meu pai foi na loja comprar e o vendedor disse que o Master System era um modelo ultrapassado e que tinha o Mega Drive, um modelo que tinha acabado de ser lançado com o Sonic – era o Mega Drive II. Eu quase infartei quando ele trouxe o Mega para mim. O primeiro jogo que eu fechei do Mega Drive foi o Sonic The Hedgehog.

Quais são seus jogos favoritos do Mega Drive?

Bom, tirando Sonic 3 & Knuckles (falar de Sonic é covardia), mas um jogo que eu tenho jogado muito hoje em dia e não é muito conhecido é o “Mystic Defender” [OBS: vídeo abaixo]. Eu jogava ele na época das locadoras, mas achava mediano. Tempos depois voltei a jogar e fiquei viciado, vi ele de outra forma e achei sensacional. Outros que eu adoro são Truxton e Golden Axe, mas são tantos jogos que eu curto que é difícil escolher.

Você morou um tempo no Japão, como isso aconteceu?

Fui para trabalhar como Decasségui [OBS: termo japonês usado para estrangeiros que trabalham no país] em fábricas e tal e passei 10 anos lá. Consegui o visto através da minha mulher, que é descendente. Inclusive a gente se conheceu por bate-papo na internet (bate-papo do UOL, olha aí o que acontece) e ela já morava no Japão na época. Nos casamos aqui no Brasil e depois de um tempo resolvemos ir tentar a vida no Japão. Eu então comecei a fazer Youtube e deixei de trabalhar nas fábricas, então resolvemos voltar para o Brasil, já que é um trabalho que eu posso fazer por aqui mesmo.

Quais as diferenças do mercado gamer japonês em relação ao Brasil?

O acesso a jogos lá é bem mais fácil, tanto em quantidade como economicamente. Eles têm todo um mercado e várias franquias que os japoneses adoram, como a série Yakuza, que é bem popular por lá e não tanto no ocidente. A criançada lá ganha um jogo e quando terminam eles vendem e compram outro, então tem essa circulação. O jogador normal não é de colecionar muito não, estão sempre trocando os jogos. Mas claro, existem os colecionadores com itens raríssimos de fazer inveja a qualquer um.

O que você achou do relançamento do Mega Drive pela Tectoy?

Achei uma proposta muito bacana, principalmente para a galera que queria ter um Mega Drive de volta e sem ter que recorrer a itens usados. Teve uns probleminhas no lançamento em relação ao som e tal, que depois foi resolvido pelas atualizações. Mas no geral achei um produto bem bacana. Inclusive a Tectoy me mandou um modelo e eu estou devendo um vídeo, não esqueci não, vou fazer também 😉

O que você acha da atual geração de videogames?

Eu estou jogando a atual geração e acho difícil avaliar, pois a indústria tem mudado bastante o foco que eles tinham antigamente. Muitos jogos são lançados pela metade e/ou não do jeito que deveriam ter sido feitos, um produto inacabado. A gente acaba vendo mais destaque de empresas indie, que não têm tanta tecnologia ou infraestrutura para lançar jogos grandiosos, mas os caras chegam com ideias sensacionais e acabam arregaçando tudo. Inclusive um do jogos bem populares atualmente, o PUBG, veio de um estúdio indie.

Como é a rotina de um Youtuber?

Olha, a rotina de um Youtuber é muito mais chata do que parece 🙂 Eu passo a maior parte do meu tempo lendo sobre jogos, editando vídeos, procurando informações e cuidado de redes sociais, do que efetivamente jogando games – acho que eu nunca joguei tão pouco videogame na minha vida como depois que eu virei Youtuber 🙂 Agora estou jogando mais, pois estou fazendo livestream, com a maratona Uma Fita Por dia do Mega Drive. Foi uma maratona bem legal, resgatamos alguns clássicos e também algumas bombas como o “Sword of Sodan” – o jogo é muito tenebroso, ele continua tão ruim quanto eu me lembrava. Por outro lado conheci alguns jogos incríveis, como o “Alien Soldier”, que eu nunca tinha jogado e achei um espetáculo, bastante frenético e louco de difícil.

Como você conheceu a Geek Burguer?

Eu conheci através do Gigio [Giovane Lurezonski – fundador e um dos organizadores do TRT Arcades/Treta Championship, torneio anual de games que acontece na cidade de Curitiba], que já conhecia aqui antes e agora organiza torneio de luta. Ele me convidou pra vir conhecer o lugar e aproveitei que eu tenho um canal de comida também, o Bom de Garfo, para fazer um vídeo 🙂

Para finalizar, que dicas você deixa para quem gostaria de começar uma vida de Youtuber?

O fundamental é você fazer o que gosta e não se preocupar com fama, e sim em conhecer pessoas, passar as coisas que você gosta e se divertir. Tudo o que vem depois são consequências do que você faz. Ver o que as pessoas estão gostando ou não em seu canal, olhando comentários e críticas, servem para você ter uma ideia do direcionamento do canal. Mas o mais importante, tem que se divertir!