Gamer que se preza deve se lembrar, ou pelo menos ter “ouvido falar“, do clássico “Wolfenstein 3D“, lançado em 1992 e considerado um dos pais do gênero FPS (jogos de tiro em primeira pessoa), tão popular hoje em dia. Na época o jogo saiu para PC e nem cogitava-se versões para os videogames, mas o Super Nintendo acabou ganhando uma conversão em 1994 (infelizmente totalmente censurada).

Pois então, não é que um programador chamado “gasega68k” resolveu colocar seus conhecimentos em ação e está desenvolvendo uma adaptação do famoso game para o Mega Drive? E o resultado ficou IMPRESSIONANTE, o jogo roda liso e suave (dá-lhe Blast Processing!), mesmo com uma tela recheada com 50 inimigos ao mesmo tempo (número maior do que o original do PC) e com um visual bem bonito e nítido nas texturas, dada as limitações do aparelho.

Wolfenstein 3D com 50 inimigos na tela e rodando lisinho? Só no Megão!

O jogo ainda está em desenvolvimento, mas ele já tem três capítulos finalizados, com os mapas completos, passagens secretas, inimigos, música e efeitos sonoros. Mas o melhor disso tudo é que o programador foi bem camarada e disponibilizou uma versão demo do seu trabalho inicial. CLIQUE AQUI para mais informações sobre a demo.

Ou se estiver com preguiça, confira abaixo vídeos do jogo rodando no emulador Kega Fusion, com filtro de TV e 25% de scanlines, para ficar o mais próximo das antigas televisões:

Matando nazistas

Wolfenstein 3D” é um dos maiores clássicos do PC, e juntamente com “Doom” (lançado depois), é considerado pioneiro do gênero tiro em primeira pessoa. Foi desenvolvido pela id Software e lançado em 1992 para o famoso e jurássico MS-DOS.

A narrativa do jogo gira em torno de William “B.J.” Blazkowicz, um agente secreto dos Aliados capturado e preso pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, no Castelo Wolfenstein. B.J. precisa escapar da prisão, matar os guardas, conseguir informações, destruir projetos de guerra química e acabar com experimentos malignos em seres humanos. Para isso eliminando figuras-chave da hierarquia nazista e enfrentar o próprio Hitler como chefão final.

Vale citar ainda que na época o jogo causou grande polêmica pelo nível de violência e sangue mostrados durante as partidas, o que apenas o deixou ainda mais popular entre os micreiros (ou, como chamam hoje, os PC gamers).

Abaixo dois vídeos mais recentes da versão caseira do Mega Drive, mostrando os Episode 2 e 3:

Episode 2


Episode 3