Antigamente, no final da década de 1980 e até um pouco mais dos anos 2000, as artes que eram criadas para os jogos no Japão e no Ocidente tinham uma orientação bem diferentes entre si, a ponto do comprador achar que uma versão era completamente diferente da outra.

Nenhum console, talvez excetuando aqueles que foram lançados tão somente nos EUA, escaparam deste legado da arte da capa das caixas serem completamente diferentes entre si. Algumas eram bem bizarras, onde o exemplo mais famoso é a capa do Mega Man americano, em comparação ao do lançamento japonês.

arte

Até hoje não se sabe como a Capcom americana chegou a conclusão que um homem vestindo uma armadura amarela tinha alguma coisa a ver com o robozinho azul e protagonista da série. Uma arte que poderia espantar completamente o consumidor só vendo a capa.

Mas isto não ficou restrito apenas para os consoles da Nintendo. Algumas capas com design minimalista de alguns jogos do Master System são bem estranhas, como se não tivesse nenhum esforço para desenhá-las, não chamando a atenção do consumidor, enquanto que o Mega Drive caminhava para o lado oposto, com um esforço enorme por parte das empresas de tentar traduzir o que eram os jogos em suas capas.

Ainda assim havia alguns títulos lançados no Japão com uma arte maravilhosa, enquanto que a versão americana trazia capas com artes mais simples. Mas não vamos discutir qual é a melhor capa e sim deixar dez delas a sua disposição para você escolher a versão que gosta mais. Vamos a uma disputa saudável entre Oriente vs Ocidente?

Clique nas imagens para vê-las em alta resolução.

Castlevania: Bloodlines

artesSonic 2

artesToki Going Ape Spit

artesGolden Axe 2

artesStreets of Rage

Streets of Rage - Comparação de Capas - MedioContra: Hard Corps

artesThunder Force II

Thunder Force IIStrider

artesAlex Kidd in Enchanted Castle

artesQuackshotarteE então, qual das artes de capas vocês curtem mais? Deixem seus comentários!

  • Danilo Cruz

    As capas do Sonic japonesas são bem mais bonitas!