O Grande Mistério do Circo, ou no bom e velho inglês: The Great Circus Mistery Starring Mickey & Minnie é segundo jogo da série Magical Quest e o primeiro e único que saíra para o Mega Drive é um daqueles jogos que conseguem fazer o jogador querer ir até o fim bem ao estilo dos muitos outros títulos de aventura da Capcom naquela época. Vamos desvendar um pouco mais o mistério deste lugar?

Por que o Pateta está tão estranho?

Mickey e Minnie viajam de ônibus até um circo que estava montado nos limites da cidade para passarem o dia se divertindo. Quando o ônibus chega, um pouco tarde, o Pateta aparece e diz tanto para os dois que todo mundo que estava no circo havia desaparecido.

Surpresos com a afirmação do amigo deles, Mickey e Minnie vão até onde está o circo para ver se aquilo tudo era verdade. No local acabam por descobrir que Donald e Pluto, o cachorro do Mickey, haviam sumido.

Agora a dupla precisa partir numa aventura para descobrir o que estava acontecendo ali.

É uma história bem simples, mas como todo desenho da Disney, as vezes as formas mais simplistas de trazer um personagem para a aventura sempre guarda boas surpresas.

Alguns bons inimigos dos jogos tradicionais da Disney aparecem aqui, como, por exemplo, o inesquecível João Bafo-de-Onça.

Para onde vamos?

O título segue por cinco níveis diferentes, sendo os mesmos bem diferentes entre si. A primeira fase é aquela onde Mickey e Minnie chegam no Great Circus, após isto eles adentram numa casa mal-assombrada, passam por uma caverna de gelo e muitos outros locais que surpreendem.

Great Circus Mystery

O level design deste jogo tem um nível de qualidade muito bom se comparado com jogos como Castle of Illusion, QuackShot e World of Illusion, demonstrando que a Capcom se esmerou em criar um título de uma qualidade ímpar.

E, para um jogo de Mega Drive, console no qual muito se prega que a falta de cores na tela devido o mesmo, teoricamente, aguentar apenas 64 cores simultâneas, o mesmo demonstra um nível de cores acima do normal e uma diversidade de sprites bem interessante.

Great Circus Mystery

Em cada fase é necessário acabar com dois chefões, um no meio da mesma e outro no seu final, cada qual com o seu nível de desafio, mas fáceis de detectar o seu padrão.

Pula, segura e solta

Diferente do jogo anterior, este saíra com exclusividade para as plataformas Nintendo, o Great Circus Mistery permitia a jogabilidade de 2 players simultâneos, tornando-se assim mais fácil a jornada para finalizar o título.

Para acabar com os inimigos é bem simples. Pule em cima deles, depois agarre-os e, em seguida, solte os mesmos contra outros inimigos ou você pode ir por uma viés mais interessante, usando as roupas.

Bem parecido com o conceito mostrado em Kid Chameleon, do Mega Drive, o jogador poderia utilizar-se de fantasias para que a sua jogatina fosse facilitada no Great Circus Mistery.

Great Circus Mystery

A fantasia Sweeper permitia tanto o Mickey quanto a Minnie utilizar uma máquina a vácuo para derrotar os seus inimigos segurando o botão de ação.

Great Circus Mystery

A fantasia do safari permite os dois de escalarem muros assim como se segurar em alguns blocos circulares que existem alguns níveis.

Great Circus Mystery

E a fantasia de cowboy permite que os dois utilizem uma espécie de cavalo de pau para se ter saltos mais altos e uma arma saca-rolha que dá um certo dano nos inimigos.

Para ajudar ainda mais na aventura, se o jogador coletar moedas que estão escondidas ao longo do jogo, o mesmo poderá fazer algumas compras numa lojinha que a Claribela, uma grande amiga da Minnie, tem montada num local secreto de cada fase.

Mesmo o jogo sendo curto, ele ainda conta com um sistema de password, permitindo assim o jogador ir finalizando o título aos poucos.

Ótima fanfarra

Uma coisa boa também do jogo é a sua trilha sonora, bem delineada para cada level do título. Na fase do circo, a música é bem alegre, na casa mal-assombrada ela é bem estranha. Um bom trabalho da Capcom nesta questão.

Trilha da fase do gelo
Um jogo bem interessante que faz os donos do Mega Drive pensar do porque a Capcom não ter lançado o Magical Quest 1 e 3 para o estimado sistema da SEGA. E você, já jogou e finalizou este grande clássico da Disney para o Mega?

  • edmsantiago

    Gosto muito desse blog… Mas deveriam revisar melhor os textos. Falhas simples de redação fazem parecer que tudo foi redigido de forma corrida.

    Fora isso, muito boas as matérias e a produtividade do blog: sempre tem resenhas novas para ler!