O Grande Mistério do Circo ou no bom e velho inglês: The Great Circus Mistery Starring Mickey & Minnie, é o segundo jogo da série Magical Quest e o primeiro e único a sair para o Mega Drive.

Pode-se dizer que este é um daqueles jogos dos quais conseguem fazer o jogador querer ir até o fim, assim como muitos outros títulos de aventura da Capcom, naquela época. Vamos desvendar um pouco mais o mistério deste lugar?

Por que o Pateta está tão estranho?

Mickey e Minnie viajam de ônibus até um circo que estava montado nos limites da cidade para passarem o dia se divertindo. Quando o ônibus chega, um pouco tarde, o Pateta aparece e diz tanto para os dois que todo mundo que estava no circo havia desaparecido.

Surpresos com a afirmação do amigo deles, Mickey e Minnie vão até onde está o circo para ver se aquilo tudo era verdade. No local acabam por descobrir que Donald e Pluto, o cachorro do Mickey, haviam sumido.

Agora a dupla precisa partir numa aventura para descobrir o que estava acontecendo ali.

É uma história bem simples, mas como todo desenho da Disney, estas formas mais simplistas de trazer um personagem para a aventura sempre guardam boas surpresas.

Alguns bons inimigos dos jogos tradicionais da Disney aparecem neste game, como por exemplo, o inesquecível João Bafo-de-Onça.

Para onde vamos?

O título segue por cinco níveis, sendo todos bem diferentes entre si. A primeira fase é aquela onde Mickey e Minnie chegam no Great Circus, e após isto, eles adentram em uma casa mal-assombrada, passando por uma caverna de gelo e muitos outros locais que surpreendem.

Great Circus Mystery

O level design deste jogo tem um nível de qualidade muito bom se comparado com jogos como Castle of Illusion, QuackShot e World of Illusion, demonstrando que a Capcom se esmerou em criar um título com uma qualidade ímpar.

Normalmente muito se prega que a falta de cores do Mega Drive na tela da televisão é um problema, devido ao console aguentar apenas 64 cores simultâneas, porém, “O Grande Mistério do Circo” apresenta um nível de cores acima do normal, além de uma diversidade de sprites bem interessante.

Great Circus Mystery

Em cada fase é necessário acabar com dois chefões, um no meio e outro no final, cada qual com o seu nível de desafio, mas bem fáceis de detectar o seu padrão de agir.

Pula, segura e solta

Diferente do jogo anterior, este saiu com exclusividade para a plataforma Nintendo. O Great Circus Mistery permitia a jogabilidade de dois players simultâneos, tornando-se assim, mais fácil a jornada para finalizar o título.

Para acabar com os inimigos é bem simples. Pule em cima deles, depois agarre-os e, em seguida, solteos contra outros inimigos. Você também pode ir por um viés mais interessante, usando as roupas.

Bem parecido com o conceito mostrado em Kid Chameleon, do Mega Drive, o jogador poderia utilizar-se de fantasias para que a sua jogatina fosse facilitada no Great Circus Mistery.

Great Circus Mystery

A fantasia Sweeper permitia tanto o Mickey quanto a Minnie utilizar uma máquina a vácuo para derrotar os seus inimigos segurando o botão de ação.

Great Circus Mystery

A fantasia do safari permite os dois escalarem muros, assim como se segurar em alguns blocos circulares, que existem em alguns níveis.

Great Circus Mystery

E a fantasia de cowboy permite que os dois utilizem uma espécie de cavalo de pau para se ter saltos mais altos, além de uma arma saca-rolha, que dá um certo dano nos inimigos.

Para ajudar ainda mais na aventura, se o jogador coletar moedas que estão escondidas ao longo do jogo, poderá fazer algumas compras em uma lojinha que a Claribela, uma grande amiga da Minnie, tem montada em locais secretos de cada fase.

Mesmo o jogo sendo curto, ele ainda conta com um sistema de password, permitindo o jogador de finalizar o título aos poucos.

Ótima fanfarra

Outra coisa também muito legal do jogo é a sua trilha sonora, bem delineada para cada level do título. Na fase do circo, a música é bem alegre, na casa mal-assombrada ela é bem estranha. Um bom trabalho da Capcom nesta questão.

Trilha da fase do gelo
The Great Circus Mistery Starring Mickey & Minnie é Um jogo bem interessante, que faz os donos do Mega Drive pensarem do porquê a Capcom não ter lançado o Magical Quest 1 e 3 para o estimado sistema da SEGA. E você, já jogou e finalizou este grande clássico da Disney para o Mega?