Durante muito tempo houve o argumento de que os amigos do Sonic tiravam o foco do protagonista e que os jogos deveriam valorizar apenas o ouriço. No entanto, os fãs não concordam com tal afirmação, já que cada um dos personagens possui uma significativa legião e, dentro da fanbase, há um desejo para que eles sejam jogáveis nos games principais ou que até tenham um jogo estrelado por eles.

Ao longo da série, vários personagens tiveram seus próprios games, mas geralmente eles se restringem a uma única participação e, desde 2005 com o jogo Shadow The Hedgehog, não tivemos mais nenhum game protagonizado pelos amigos do azulão.  Pensando nisso, decidimos selecionar cinco personagens da série Sonic que mereciam um jogo próprio.

1 – Silver The Hedgehog

O ouriço prateado surgiu no famigerado Sonic 2006, considerado um dos piores jogos do Sonic de todos os tempos, mas boa parte dos fãs concordam que ele, pelo menos, é um dos pontos positivos. Segundo a história oficial, ele é um ouriço de duzentos anos do futuro que enfrenta as tiranias do Dr.Eggman Nega, um descendente do Dr.Eggman.

Uma aventura estrelada pelo ouriço prateado poderia explorar cenário futuristas, novos personagens, e teríamos uma ambientação completamente nova em antigos cenários. O que será que aconteceu com a Esmeralda Mestre no futuro do Silver? Ou então a Green Hill Zone daqui a 200 anos? Como serão os badniks com o estilo mais futurista?

De quebra, o Silver tem poderes telecinéticos, algo que conceitualmente parecia muito divertido no Sonic 2006. Se ele fosse um pouco mais rápido, mas se aproveitando dessas habilidades, tinha tudo para se tornar uma sub-série de sucesso.

2 – Knuckles the Echidna

Ele já teve o seu próprio jogo, Knuckles Chaotix lançado em 1995 para o obscuro periférico do Mega Drive, o 32X. Apesar de sua história já ter sido bastante explorada ao longo dos eventos de Sonic 3 & Knuckles, o já citado Knuckles Chaotix e o primeiro Sonic Adventure, já que os manuais japoneses (os oficiais) se conectam como uma única trama, ainda passa a sensação de que seus objetivos como guardião da Esmeralda Mestre podem ser mais explorados.

Um jogo do Knuckles poderia contar novas histórias dentro da Angel Island. Quem sabe vilões próprios? Seria bem legal ver os cenários de Sonic 3 e Knuckles e do primeiro Sonic Adventure com a tecnologia atual, contando uma nova história.

Suas fases nos dois jogos Adventure divide opiniões, já que usam elementos de exploração e se assemelham aos games 3D do Mario. No entanto, um jogo estrelado apenas por ele poderia potencializar este tipo de gameplay e explorar todo o seu lado de caçador de tesouros de modo mais divertido. A Angel Island ainda esconde muitos segredos a serem desvendados.

3 – Miles “Tails” Prower

Ele também já teve dois games solos para o Game Gear: o Tails Skypatrol e o Tails Adventure. Este último incorpora elementos que hoje conhecemos como Metroidvania e, diferente dos jogos tradicionais do ouriço onde o objetivo básico é correr e pular o mais rápido possível para chegar ao final da fase, em Tails Adventure temos uma jogabilidade focada na resolução de enigmas e idas e voltas no mesmo cenário.

Você pega um item “lá na frente” para destravar algo que você viu “lá atrás” e, assim, prossegue no jogo. Além disso, as habilidades do menino-raposa vão melhorando ao longo do tempo, ele constrói veículos e é necessário um pensamento estratégico do jogador para passar de fase. Por todos esses elementos, os fãs consideram que este é, de longe, o melhor spin-off da saga 8 bits e alguns argumentam que ele é superior até mesmo a alguns games oficiais do ouriço lançado para o portátil.

Como o gênero metroidvania tem uma significativa legião de fãs ardorosos, seria uma boa ideia a SEGA investir em um jogo solo do Tails que explora este tipo de jogabilidade, além de mostrar também um pouco a personalidade dele de modo mais independente do Sonic. Definitivamente, os fãs querem que ele brilhe, não que seja apenas o coadjuvante do azulão!

4 – Blaze The Cat

Um pouco menos popular que os outros dessa lista, a Blaze The Cat também possui uma significativa legião de fãs e seu backstory é envolto de mistérios. Segundo a história oficial, ela é uma gata-princesa de outra dimensão que tem poderes bem semelhantes ao do Sonic, incluindo super velocidade e uma habilidade semelhante ao boost.

Apenas em Sonic Rush Adventure viajamos com o ouriço para a dimensão onde ela vive, e um jogo protagonizado por ela poderia justamente explorar novas aventuras dentro de seu mundo, que é um território bem desconhecido para a grande maioria dos jogadores.

Uma possibilidade de explorar um novo universo com todo o “estilo Sonic” de ser.

5 – Shadow The Hedgehog

O personagem mais popular da franquia exceto o próprio Sonic já teve seu próprio jogo, sendo um game que rendeu sucesso comercial na geração Playstation 2, Xbox Clássico e Gamecube, mas também gerou bastante polêmica e hoje em dia entra no território de “ame ou odeie”, levando a debates bem acalorados dentro da fanbase.

O consenso entre os elogios para Shadow the Hedgehog é de que o jogo explora a história do ouriço negro e o sistema de missões que descamba em fases diferentes aumenta consideravelmente o fator replay. Além disso, os elementos tradicionais como velocidade e looping também se fazem presentes.

Já entre as críticas, vem o fato do jogo ser “dark” demais para o universo Sonic, mesmo sendo um game estrelado por um personagem que é, naturalmente, mais sombrio que o azulão. Há armas de fogo, destruição em massa, explosões, tiros, pancadaria e até palavrão.

Provavelmente, a ideia da SEGA foi atingir os pré-adolescentes que curtem mostrar que são “badass” e destinam seu tempo a jogos violentos para contrariar os pais, mas acabou descaracterizando a franquia. De fato, um jogo do Shadow tem a liberdade (e deve) ser mais sombrio que um jogo do Sonic, mas não tanto, passando a sensação de que “exageraram na dose”.

No entanto, a ideia original da SEGA era fazer uma série, mas devido as críticas recebidas, o ouriço negro acabou não se tornando uma sub-série dentro dos jogos do mascote. Seria legal termos um Shadow The Hedgehog 2 que corrigisse as críticas do primeiro e valorizasse tudo que foi bom, além de atingir os fãs que curtem algo do gênero.

Sonic poderia ficar com a série de jogos mais “fofos” e focados na luta contra o Dr.Eggman, enquanto o Shadow poderia ter jogos mais sombrios com vilões ameaçadores e maior ênfase na narrativa. Provável que assim, todos sairiam ganhando.