Ao lado de “River Raid” e “Pitfall!“, o game “H.E.R.O.” – sigla que em inglês significa “Helicopter Emergency Rescue Operation” ou em português “Operação de Resgate de Emergência de Helicóptero” – é considerado por muitos fãs do Atari 2600 como um dos melhores e mais criativos títulos que já surgiram no console.

Lançado em 1984 pela Activision (só podia ser ela!), o jogo chegou em uma época nada boa para a Atari, que já sofria desde o ano passado com a “quebra dos videogames de 1983” – após o surgimento da Activision, outras empresas tentaram copiar o seu sucesso e o mercado foi invadido por uma enorme quantidade de jogos ruins, que acabou afugentando os consumidores.

Mesmo não tendo quebrado recordes de vendas, a obra de arte que era “H.E.R.O.” conseguiu conquistar uma legião de fãs por apresentar um nível de design bastante elaborado que iam muito além de outros jogos do console. O jogo foi desenvolvido pelo norte-americano John Van Ryzin, que também criou o título “Cosmic Commuter” para o Atari 2600 por meio da Activision.

A ideia para H.E.R.O. foi totalmente minha, embora o departamento de marketing da Activision tenha batizado o jogo e o personagem. A ideia surgiu quando eu estava visitando as cavernas de Howe Caverns em Nova York. Essa caverna tem um rio subterrâneo e parecia um ambiente interessante para um jogo. Eu gostava de super-heróis quando criança, então comecei com isso. Imaginei que ele poderia resgatar um mineiro. Eu o fiz voar, dei-lhe olhos com laser e dinamite. Então eu adicionei coisas divertidas que podem estar em uma caverna. Fiz níveis mais fáceis e mais difíceis para o jogador progredir. Adicionei mais recursos e ajustes. Meus colegas de trabalho experimentavam o jogo e me davam feedback e ideias adicionais para tentar“, comentou Ryzin em entrevistas sobre como surgiu o conceito do jogo.

Em “H.E.R.O.” o jogador assume o comando de Roderick Hero com a missão de salvar mineiros presos em uma montanha cheia de labirintos subterrâneos e perigos, equipado com o seu jetpack com hélice de helicóptero, uma arma laser lançada pelo seu capacete e dinamites, ambos capazes destruir paredes e matar inimigos.

Com esse equipamento, nosso herói pode voar e abrir caminho até alcançar os sobreviventes, o que deve ser feito o mais rápido possível, já que seu jetpack possui uma barra de energia que vai diminuindo com o tempo – e se ela acabar antes do resgate ser efetuado, já sabe o que acontece né?

Outro elemento que deve ser visto com atenção são as bananas de dinamite, que devem ser usadas com sabedoria, já que possuem número limitado de seis unidades e que explodem rapidamente uma vez acionadas – lembre-se de manter uma distância segura para não morrer junto com a explosão. É possível também destruir as paredes com os lasers, mas isso leva muito tempo, portanto não é nada recomendável.

O próprio cenário conspira contra o jogador, que além de se apresentar como um labirinto, possui rios e paredes vulcânicas que podem acabar com o nosso herói. Para piorar há criaturas como insetos, aracnídeos, morcegos, cobras e até um tentáculo monstruoso que aparecem no caminho para atrapalhar. E quanto mais fundo Roderick for, mais perigosos serão os resgates.

Algumas paredes subterrâneas possuem lamparinas, normalmente posicionadas estrategicamente para que o jogador passe por cima durante o seu trajeto, e ao fazer isso, apagando a luz e ficando em total escuridão. Obviamente, o ideal é sempre tentar evitar atravessar o caminho das lamparinas, mas caso não seja possível e você ficar perdido, aqui vai uma dica: ao usar uma dinamite a tela se ilumina por alguns segundos durante a explosão, mostrando o caminho ou a saída.

O game é composto por 20 fases diferentes e com dificuldade crescente. Ao ultrapassar todas elas, o jogo recomeça com um pouco mais de desafio, e assim vai até que as vidas do jogador acabem ou até chegar na pontuação de 1 milhão, quando a tela se congela.

A competição entre os jogadores de “H.E.R.O.” se dá principalmente pela velocidade em terminar as missões utilizando o mínimo de bombas possível, já que tanto a energia como a dinamite que sobravam garantiam pontos adicionais no final da fase. Curiosidade: na época do seu lançamento, quem enviasse uma foto para a Activision com uma pontuação de 75 mil ou mais, ganhavam brindes da empresa.

H.E.R.O.” é um dos melhores e mais divertidos games do Atari 2600, que possui uma mecânica extraordinária e explorando ao máximo as capacidades do hardware. Um clássico com selo de altíssima qualidade da Activision que sem dúvida merece ser lembrado e que está disponível em nosso Atari Flashback 8!