Jogos de Verão
Capa brasileira

Uma coisa é certa, com os títulos velozes e cada mais próximos da realidade que temos por aí, a concepção de Jogos de Verão (California Games), e sua jogabilidade, parecem dar a ele um ar um tanto quanto infantil ou fora um pouco da realidade.

Ainda assim, títulos como Jogos de Verão, foram a verdadeira infância dos jogos de esportes que estariam por vir, principalmente no Mega Drive, que viria a ser uma verdadeira máquina para este tipo de modalidade no divertimento eletrônico.

Uma leve novidade

Jogos de Verão parecia ser um título completamente inédito à primeira vista, mas, na verdade seria o terceiro jogo da série Games a ser lançado pela Epyx nas mais diversas plataformas – onde os outros dois seriam o Summer e o Winter Games).

Neste terceiro título é dado ao jogador várias modalidades que eram praticadas tipicamente por jovens do Estado da Califórnia, por isto o nome do título. Dando uma cara mais jovial ao jogo em questão.

Algo bem interessante sobre este título é que toda a vibe californiana parecia surgir no mesmo ao longo das telas de cada esporte. A praia com os seus cenários idílicos da época, com muitos guarda-sóis, postos de salva-vidas e calçadas rachadas, ou de quando brincar com uma bola perto da ponte Golden Gate.

Jogos de Verão
Jogando footbag aos pés da Golden Gate

De certa forma, uma boa homenagem ao grande estado americano.

Curtindo um pouco os jogos californianos

A versão do Mega Drive de Jogos de Verão, apesar de vir com vários melhoramentos gráficos se comparado com as outras versões que saíram antes dele, como, por exemplo, para o MSDOS, NES e Master System, tinha a falta em uma modalidade esportiva que era o Flying Disc (ou Frisbee).

Mas as outras modalidades estavam intactas e eram estas:

Half-Pipe, onde o jogador tinha de fazer boas acrobacias para ganhar pontos com o seu skate;

Roller Skating, pelas calçadas de uma praia californiana, o jogador precisava desviar de buracos, areia e fazer movimentos radicais para ganhar pontos;

Jogos de Verão
Roller Skating nas praias da California

Surfing, como o nome já diz, surfar era a parada neste estilo, cuidado com o tubarão;

BMX, aqui o jogador tem de encarar a terra batida de um circuito, com vários obstáculos;

Footbag, uma espécie de embaixadinha, onde o jogador precisa manter uma pequena bola o maior tempo possível no ar, olha ali uma gaivota!

Estas modalidades não tinham nenhuma explicação de como jogá-las no título, dependendo única e exclusivamente da habilidade do jogador e para os menos afoitos, o manual explicava como jogar cada modalidade.

Existia, ainda, a possibilidade de fazer um campeonato no Jogos de Verão, onde até nove jogadores, cada um a seu turno, passaria por todas as modalidades e tentariam bater os pontos uns dos outros. Uma ótima forma de passar uma tarde brincando.

Está faltando alguma coisa

Assim como o Flying Disc, outro elemento que fez um pouco de falta em Jogos de Verão na versão do Mega Drive são os patrocinadores. Enquanto que na versão do Master System os mesmos estavam lá, não se sabe o porquê do sumiço deles na versão do Mega Drive.

Jogos de Verão
Patrocinadores que fazem falta…

Supõe-se que a SEGA não queria pagar pelos direitos das empresas para expor os seus nomes em várias partes do jogo, ou, até mesmo as próprias não queriam elas expostas. Não se sabe ao certo o porquê da falta disto, mas é um pequeno detalhe que não passou desapercebido pelos olhos dos fãs do título na época.

E os controles?

Os controles respondem bem a jogatina como um todo, apesar de a versão do Mega Drive de Jogos de Verão parecer um pouco mais letárgica que a versão do Master System do sistema. Talvez tenha sido o fato da versão do Master System ter sido reprogramada pela própria SEGA conquanto que a versão do Mega Drive saiu pelas mãos da Novotrade.

Músicas que pegam

Jogos de Verão tem algo bem memorável que é a sua trilha sonora. Com sua sonoridade simples, ela gruda na cabeça do jogador porque a melodia tem um curto período de duração e acaba por se repetir diversas vezes durante uma só partida de cada modalidade.

Vamos conferir algumas delas

Abertura do Jogo.

Footbag


A versão do Master System usa o mesmo tema de todas as outras versões. Ficou curioso em saber qual é a música? Procurem depois aí: The Kingsmen – Louie Louie que é cover da música original cantada por Richard Berry.

E vocês, curtiam muito Jogos de Verão?

Fonte: Wikipedia