Lançado em 1982 pela saudosa Taito nos arcades, “Jungle Hunt” (também conhecido como Jungle King) é um dos primeiros jogos de aventura a usar rolagem de telas, ao invés das então tradicionais estáticas.

No ano seguinte o Atari 2600 ganha a sua versão, que apesar de ter visuais mais simples, impressiona pela fidelidade nas mecânicas e mantendo as telas de rolagem da direita para a esquerda – outro grande diferencial, já que o contrário era o mais utilizado nos games.

O jogador controla um aventureiro, bem ao estilo de Indiana Jones (que teve seu primeiro filme lançado em 1981), que tem a missão de atravessar vários cenários perigosos para salvar a sua amada, capturada por canibais.

São ao todo quatro cenários, sendo que o primeiro é atravessar uma floresta pulando em cipós até chegar a um rio, que é o próximo cenário.

Aqui, o jogador deve nadar em um rio infestado de crocodilos, com a opção de desviá-los ou matá-los – mas apenas acertando suas barrigas e quando estiverem de boca fechada. Além disso, o explorador deve ficar atento ao seu medidor de oxigênio, caso não queira morrer afogado.

O principal obstáculo do terceiro cenário são pedras rolantes de vários tamanhos e velocidades, que devem ser evitadas a qualquer custo, pulando ou passando por baixo delas.

E finalmente o último desafio, pular sobre os canibais e chegar até a nossa donzela em perigo.

Após salvá-la, o jogo volta para o início, mas agora com uma dificuldade maior, como cipós mais lentos/velozes, maior número de crocodilos, pedras rolantes e canibais, até chegar a um momento que é praticamente impossível de seguir adiante.

A grande sacada do jogo, além do visual variado, é apresentar uma jogabilidade focada não apenas na habilidade, mas no timing do jogador, que deve saber a hora exata para pular ou se desviar dos obstáculos – o que requer um grande nível de atenção, especialmente em níveis mais elevados. Outro ponto de destaque do game é a sua variedade de efeitos sonoros e até conta com alguns temas musicais – o que era raro na época para o console.

Curiosidade: quando lançado para arcades como “Jungle King” o herói lembrava bastante o Tarzan (criado em 1912), o que rendeu à Taito um processo por uso indevido de imagem do personagem criado por Edgar Rice Burrough em 1912. Isso levou a empresa a relançar o jogo, rebatizando-o de “Jungle Hunt” e mudando o visual do personagem para um aventureiro/caçador – mas tomando cuidado para não ser muito parecido com Indiana Jones.

Jungle Hunt” é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7.